Grânulos de Fordyce – O que são, sintomas e tratamento

atualizado em

Os grânulos ou glândulas de Fordyce são pequenas protuberâncias que aparecem nas mucosas do corpo. Embora sejam inofensivos, indolores e não causem irritação na maioria dos casos, eles podem incomodar no ponto de vista estético.

Portanto, se você notou a presença de bolinhas amarelas ou esbranquiçadas que não doem nos seus lábios, ou nas bochechas ou nas genitais, uma possibilidade é que eles sejam grânulos de Fordyce.

Aprenda mais detalhadamente o que são os grânulos de Fordyce, saiba quais são os seus sintomas e conheça as opções de tratamento disponíveis.

O que são os grânulos de Fordyce

Grânulos de Fordyce
Reprodução: via Wikipedia

Os grânulos de Fordyce são pequenos pontos que surgem principalmente nas mucosas, como as da boca e da região íntima.

É possível encontrá-los no lábio superior, na parte interna dos lábios, na bochecha ou nas gengivas. Além disso, eles podem aparecer na região genital feminina, nos lábios vaginais, ou na masculina, no corpo do pênis, glande, prepúcio ou testículos, podendo apresentar também uma coloração avermelhada.

  Continua Depois da Publicidade  

Esses pontos amarelados ou esbranquiçados são bem comuns e não são motivo de preocupação, pois geralmente não trazem consequências para a saúde, provocando apenas uma alteração na aparência da pele. 

De fato, esses grânulos são apenas glândulas sebáceas (bolinhas de gordura) aumentadas, ou seja, aquelas responsáveis por regular a oleosidade da pele.

Eles podem aparecer em qualquer idade, no entanto, são mais comuns na adolescência, por conta das alterações hormonais. Esses pontinhos são mais frequentes no sexo masculino e nas pessoas com pele muito oleosa. 

Os grânulos de Fordyce não têm relação com doenças como HIV, herpes, verrugas genitais ou câncer, por exemplo. Como estão associados a alterações hormonais e não a agentes infecciosos como bactérias ou vírus, eles não são contagiosos.

  Continua Depois da Publicidade  

Essas marquinhas na pele podem aparecer agrupadas em um mesmo lugar ou espalhadas. De qualquer forma, se isso te incomoda, é importante procurar um dermatologista, até mesmo para confirmar se os pontinhos são realmente grânulos de Fordyce e não outro sintoma associado a alguma doença.

Aliás, outra coisa que pode trazer incômodo na boca são as aftas. Veja também como tratar as aftas na boca, língua ou garganta.

Podem haver exceções? Em algum caso eles indicam problemas?

Na maioria dos casos, os grânulos de Fordyce são naturais, não trazem problemas para a saúde e não precisam de nenhum tipo de intervenção, a menos que isso te incomode por questões estéticas

Mas, vale ressaltar que um estudo de 2014 publicado no periódico Dental Research Journal notou que pessoas com muitos grânulos de Fordyce também podem ter hiperlipidemia, uma condição que causa níveis altos de gordura no sangue e que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Por isso, se você tem uma quantidade elevada de grânulos de Fordyce, é importante consultar um profissional da saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas

Muitas pessoas nem notam os grânulos de Fordyce, porém às vezes eles se tornam mais perceptíveis. As características dessas glândulas sebáceas aumentadas são:

  • Cor amarelo-claro ou esbranquiçada
  • Diâmetro de 1 a 3 milímetros
  • Aparecimento de bolinhas isoladas ou em grupo

Eles não costumam causar sintomas como coceira, irritação ou dor. Assim, se você sentir qualquer desconforto físico, é indicado consultar um dermatologista, pois é possível que não sejam grânulos de Fordyce, mas sim outro problema como um cisto epidérmico, por exemplo.

Além disso, quando surgem na região íntima, pode ser que as bolinhas não sejam os grânulos, mas sim um sintoma de doença sexualmente transmissível. 

O aparecimento de bolinhas no pênis pode ser sinal de doença infecciosa e não simples grânulos de Fordyce. Assim, nesse caso, o ideal é consultar um médico como o urologista para tirar a dúvida.

Fordyce
Reprodução: via Wikipedia

Tratamento

Os grânulos de Fordyce não precisam de tratamento, pois não são um problema de saúde. Algumas pessoas têm grânulos mais visíveis, enquanto outras não percebem ou não se incomodam com as pequenas protuberâncias.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, quem tem a pele muito oleosa pode sofrer mais. Nesse caso, cuidar da oleosidade da pele é uma peça chave para reduzir as bolinhas.

Assim, as opções indicadas pelo dermatologista para o tratamento dos grânulos de Fordyce podem incluir:

  • Rotina de skincare para manter a pele limpa e com menos oleosidade
  • Cremes para pele oleosa
  • Pomadas de tretinoína
  • Procedimentos cosméticos para reduzir as bolinhas, como por exemplo tratamentos com laser de CO2
  • Técnicas de micropunção

Não é sempre que se consegue eliminar totalmente as marquinhas, entretanto, essas técnicas também podem ser usadas para disfarçá-las em todas as partes do corpo, até mesmo na região genital.

Fontes e referências adicionais

Você já observou bolinhas amareladas na boca? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário