Grânulos de Fordyce – O que são, sintomas e tratamento

Especialista da área:
atualizado em 02/07/2021

Bolinhas amarelas ou esbranquiçadas nos lábios ou nas bochechas podem ser grânulos de Fordyce. Entenda o que são, quais os sintomas e como é o tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Os grânulos ou glândulas de Fordyce são pequenas protuberâncias que aparecem nas mucosas do corpo. Embora sejam inofensivos e indolores na maioria dos casos, eles podem incomodar – principalmente quando aparecem várias manchinhas.

Aliás, outra coisa que pode trazer incômodo na boca são as aftas. Veja também como tratar as aftas na boca, língua ou garganta.

Aprenda então como identificar os grânulos de Fordyce e o que fazer para tratar essas bolinhas na boca.

O que são os grânulos de Fordyce

Os grânulos de Fordyce são pequenos pontos que surgem principalmente nas mucosas, como as da boca e da região íntima.

Esses pontos amarelados ou esbranquiçados são bem comuns e não são motivo de preocupação. De fato, esses grânulos são apenas glândulas sebáceas aumentadas. Ou seja, aquelas responsáveis por regular a oleosidade da pele.

Essas marquinhas na pele podem aparecer agrupadas em um mesmo lugar ou espalhadas. De qualquer forma, se isso te incomoda, é importante procurar um dermatologista.

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas

Muita gente nem nota os grânulos de Fordyce, mas às vezes eles se tornam mais perceptíveis. As características dessas glândulas sebáceas aumentadas são:

  • Cor amarelo claro ou esbranquiçado;
  • Diâmetro de 1 a 3 milímetros;
  • Ocorrência principalmente ao redor dos lábios ou na parte interna da boca.

Eles não costumam causar sintomas como coceira ou dor. Assim, se você sentir qualquer desconforto físico, é indicado consultar um dermatologista, pois pode ser um cisto epidérmico, por exemplo.

Além disso, quando surgem na região íntima pode ser que as bolinhas não sejam os grânulos – mas sim um sintoma de doença sexualmente transmissível. Assim, nesse caso, o ideal é consultar seu médico para tirar a dúvida.

Tratamento

tratamento na boca

As manchas de Fordyce não precisam de tratamento, pois elas não são um problema de saúde. Algumas pessoas têm grânulos mais visíveis, enquanto outras não percebem ou não se incomodam com as pequenas protuberâncias.

No entanto, quem tem a pele muito oleosa pode sofrer mais. Nesse caso, cuidar da oleosidade da pele é uma peça chave para reduzir as bolinhas.

Assim, suas opções para controlar o surgimento dos grânulos de Fordyce incluem:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Cremes para pele oleosa;
  • Pomadas de tretinoína;
  • Procedimentos cosméticos para reduzir as bolinhas – como por exemplo tratamentos com laser de CO2;
  • Técnicas de micropunção;
  • Rotina de skincare para manter a pele limpa e com menos oleosidade.

Vale ressaltar que um estudo de 2014 publicado no periódico Dental Research Journal notou que pessoas com muitos grânulos de Fordyce também podem ter hiperlipidemia – uma condição que causa níveis altos de gordura no sangue e que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Por isso, se você tem uma quantidade elevada de grânulos de Fordyce, pode ser bom consultar um profissional da saúde.

Mas, na maioria dos casos, as manchas de Fordyce são naturais e não precisam de nenhum tipo de intervenção – a menos que isso te incomode por questões estéticas.

Fontes e referências adicionais

Você já observou bolinhas amareladas na boca? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário