7 melhores frutas para queda de cabelo

Especialista da área:
atualizado em 18/03/2022

Para quem gosta de cultivar belas madeixas, a ideia de ver os cabelos caírem parece um pesadelo. Mas, além de investir em bons shampoos, condicionadores e cremes de tratamento, ter uma dieta balanceada com frutas para a queda de cabelo ajuda bastante.

Afinal, assim como todas as outras partes do organismo, os fios de cabelo também precisam de nutrientes para que se mantenham fortes e saudáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

7 frutas para queda de cabelo

Embora elas não sejam capazes de reverter uma perda de cabelo que já começou a acontecer, incluir boas frutas para queda de cabelo na dieta é uma boa tática para tentar prevenir ou até amenizar o problema. Por exemplo:

1. Laranja

Basta pensar em laranja para lembrar da vitamina C, não é mesmo? Pois é, a vitamina C é um antioxidante, que pode auxiliar a proteger os folículos capilares contra os radicais livres.

Além disso, a vitamina C ajuda o organismo a absorver o mineral ferro, que é importante para a saúde e força dos cabelos. Sem contar que a vitamina também contribui com a produção de colágeno, uma das proteínas que atuam na construção capilar e que pode ajudar no fortalecimento dos fios e prevenção da queda de cabelo.

2. Frutas vermelhas

Elas aparecem na lista de frutas para queda de cabelo pelo mesmo motivo das laranjas: entre os compostos benéficos e vitaminas das frutinhas vermelhas está a vitamina C, que pode ser muito útil para a saúde dos fios.

Conforme vimos, a vitamina C é um antioxidante e consumir antioxidantes é importante contra o estresse oxidativo, que acontece quando os níveis de antioxidantes não são altos o bastante para compensar os efeitos dos radicais livres.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma revisão que saiu no International Journal of Cosmetic Science (Jornal Internacional de Ciência Cosmética) em 2015 apontou que o estresse oxidativo já foi ligado à perda de cabelo e a couros cabeludos menos saudáveis.

Frutas vermelhas
Frutas vermelhas têm muita vitamina C, ótima para a saúde dos cabelos

3. Abacate

Famosa por ser fonte de gorduras saudáveis, a fruta ainda oferece vitamina E, que pode contribuir com o crescimento capilar. Assim como a vitamina C, a vitamina E é um antioxidante, ou seja, ela também pode ajudar contra os radicais livres.

Ao mesmo tempo, o abacate tem ácidos graxos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo, porém são componentes fundamentais das células. Estudos já associaram a deficiência de ácidos graxos à perda de cabelos.

Pessoas que têm uma alimentação livre de ácidos graxos essenciais por um longo período de tempo podem desenvolver a alopecia (queda de cabelo).

4. Goiaba

Não deixe de incluir a goiaba na sua próxima salada de frutas para queda de cabelo. Isso porque, assim como as laranjas, elas também são uma ótima fonte de vitamina C. Aliás, a goiaba apresenta ainda mais vitamina C do que a própria laranja.

Goiaba
Outra ótima fonte de vitamina C é a goiaba

5. Kiwi

Ainda sobre as frutas ricas em vitamina C, não podemos deixar de mencionar o kiwi, que também apresenta um teor mais elevado do nutriente que a laranja. Uma unidade contém mais de 50% da ingestão diária recomendada de vitamina C.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Ameixas secas

Lembra que falamos que o ferro também é importante para os cabelos? Então, uma opção de fruta para reforçar a ingestão do mineral são as ameixas secas. Para melhorar a absorção do nutriente ao comer a fruta, combine-a com alimentos que são fontes de vitamina C.

7. Mamão papaia

Falando em vitamina C, o mamão papaia é outra opção de fonte do nutriente para a dieta. No entanto, esta não é a única vantagem que a torna uma das opções de frutas para queda de cabelo.

Além disso, o alimento também possui uma boa quantidade de carotenoides, pigmentos com ação antioxidante que podem colaborar com a saúde do couro cabeludo.

Enquanto inclui essas frutas na alimentação, não deixe reforçar a dieta com outros alimentos bons para o cabelo, que oferecem nutrientes adicionais igualmente importantes para a saúde dos fios.

Mamão
O mamão papaia também fornece uma boa quantidade de vitamina C

O que pode causar a queda de cabelo?

Mas, não é apenas a falta de nutrientes que pode trazer problemas aos cabelos. Por exemplo, uma pessoa pode sofrer com a queda de cabelo devido a:

  • Fatores hereditários
  • Mudanças hormonais e doenças
  • Uso de certos remédios ou suplementos
  • Radioterapia
  • Situações muito estressantes
  • Penteados que puxam e apertam demais o cabelo ou tratamentos capilares com óleo quente ou substâncias químicas.

Portanto, ao perceber que o seu cabelo está caindo demais, além de melhorar a alimentação com as frutas para queda de cabelo, procure um médico dermatologista para descobrir qual é a causa do problema e tratá-la corretamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você costuma sofrer muito com a queda de cabelo? O que achou dessas frutas que podem ajudar? Pretende comer mais delas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário