Naltrexona e Bupropiona Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 19/03/2015

São tantos os remédios para emagrecer disponíveis que às vezes até fica difícil saber qual realmente funciona e ajuda a emagrecer. E agora temos ainda o lançamento de outro medicamento que promete colaborar para a perda de peso, a Naltrexona e Bupropiona.

Enquanto alguns medicamentos atuam inibindo o apetite, outros impedem a absorção de gorduras e outros diminuem a vontade de comer por impulso. A Naltrexona e Bupropiona encaixam-se exatamente na primeira categoria, pois atuam no sistema nervoso diminuindo o apetite e causando uma redução no consumo de calorias.

Então isso significa dizer que a Naltrexona e Bupropiona emagrece? É o que veremos a seguir.

Bupropiona

A Bupropiona atua inibindo a recaptação das catecolaminas no cérebro, sobretudo a dopamina e a norepinefrina, estimulando esses neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar. Originalmente, a Bupropiona foi desenvolvida para tratar o tabagismo e combater a depressão, graças à sua capacidade de manter elevados os níveis de neurotransmissores nas fendas sinápticas. Em tese, ela seria então um excelente remédio para emagrecer, pois níveis elevados de neurotransmissores estão associados a uma inibição do apetite.

Na prática, no entanto, não é bem assim. A Bupropiona até aumenta os níveis dos neurotransmissores, o que levaria a um aumento no gasto energético e redução no apetite, mas ocorre que uma das substâncias estimuladas pela bupropiona é a beta-endorfina (um opióide), que atua autoinibindo os mesmos neurônios estimulados originalmente pela bupropiona. Ou seja, a beta-endorfina anula os potenciais efeitos da bupropiona de redução do apetite.

Por isso, seus efeitos na redução de peso e controle à obesidade são modestos, não justificando seu uso isolado como remédio para emagrecer.

Naltrexona

A Naltrexona foi pesquisada inicialmente para auxiliar no tratamento de dependentes de opiáceos, já que ela atua no cérebro como um antagonista do receptor opióide, relacionado à sensação de prazer e recompensa. Atualmente, tem sido utilizada no tratamento contra a dependência causada pelo álcool.

Em estudos para analisar o potencial da Naltrexona no combate à obesidade, os resultados foram mínimos, com pouca ou nenhuma perda de peso após o tratamento com a substância.

Naltrexona e Bupropiona

Assim, vimos que quando separadas, a Bupropiona e a Naltrexona não possuem efeito no emagrecimento. O conjunto de Naltrexona e Bupropiona emagrece somente quando as duas substâncias são combinadas em um único medicamento.

Quando as duas substâncias estão em conjunto, a Naltrexona inibe os receptores para a beta-endorfina, o que bloqueia sua ação inibitória nos neurônios cerebrais e potencializa os efeitos da Bupropiona sobre os neurotransmissores. Isso leva a uma diminuição no apetite e a um aumento no gasto energético.

Portanto, quando consumidas em conjunto, a combinação de Naltrexona e Bupropiona emagrece.

Como Naltrexona e Bupropiona emagrece?

Em um estudo feito com 700 participantes obesos (90% dos quais eram mulheres e pesavam acima de 100 kg) os resultados observados com o uso de Naltrexona e Bupropiona foram promissores.

Durante 56 semanas, os participantes (apenas 60% permaneceu até o final) foram submetidos a um intenso programa de perda de peso, que incluía dieta, atividade física e acompanhamento psicológico. Dois terços dos participantes também tomaram Naltrexona e Bupropiona durante a duração do programa.

Após o final do programa de emagrecimento, estes foram os resultados:

  • A perda de peso média foi de 5% do peso total do início do programa (de cinco a sete quilos);
  • 11% dos participantes que ficaram até o fim do programa tiveram uma perda de peso superior a 11% de seu peso total inicial;
  • Aqueles que fizeram tratamento com Naltrexona e Bupropiona perderam mais de 15% do seu peso corporal total (de nove a 11 quilos);
  • Do total de participantes que fizeram o tratamento com Naltrexona e Bupropiona, 29% chegou a eliminar mais de 15% de seu peso inicial.

Ou seja, a Naltrexona e Bupropiona emagrece, mas seu uso deve estar associado a uma mudança nos hábitos de vida que incluam uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.

Benefícios da Naltrexona e Bupropiona

Ainda segundo alguns estudos, além da perda de peso, o uso de Naltrexona e Bupropiona também levaram a:

  • Redução nas taxas de LDL (colesterol ruim);
  • Aumento nos níveis do colesterol bom (HDL);
  • Redução da glicemia em jejum;
  • Diminuição da circunferência abdominal;
  • Redução real de peso.

Outros efeitos observados foram as reduções do risco de algumas condições associadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e arteriosclerose.

Efeitos Colaterais

Durante o estudo com o uso de Naltrexona e Bupropiona, diversos participantes se queixaram de náuseas e alguns chegaram a sofrer com dores de cabeça, sobretudo no início da pesquisa.

Principais efeitos colaterais da Naltrexona e Bupropiona:

  • Tontura;
  • Enjoo;
  • Dores de cabeça;
  • Tremores.

Muitas pessoas se queixam de enjoos fortes durante os primeiros dias de tratamento com a Naltrexona e Bupropiona. Caso este seja o seu caso e esses sintomas não desapareçam após a primeira semana com Naltrexona e Bupropiona, converse com o médico que prescreveu o medicamento sobre a possibilidade de utilizar outro remédio.

A Naltrexona e Bupropiona não deve ser utilizada por grávidas ou lactantes, e embora seu uso seja indicado para todas as faixas etárias, o ideal é que seja evitado por adolescentes e idosos, grupos mais suscetíveis aos efeitos colaterais.

Como comprar Naltrexona e Bupropiona

Para poder comprar Naltrexona e Bupropiona você precisará de uma receita médica, que ficará retirada no estabelecimento comercial ou site de onde encomendou o medicamento. Mesmo que você tenha acesso ao remédio sem receita médica, seu uso é desaconselhado sem o acompanhamento de um profissional qualificado da área da saúde.

Ao decidir comprar a Naltrexona, é importante ter em mente que esse remédio não promove a mudança dos hábitos alimentares, e nem trata a ansiedade e compulsão alimentar, dois dos principais fatores por trás dos excessos alimentares.

E também não se esqueça de que se não forem feitas alterações no seu modo de se alimentar, você poderá readquirir todos os quilos perdidos durante o tratamento com a Naltrexona e Bupropiona.

Uma conversa com um nutricionista e o início de um programa moderado de atividade física ainda são o melhor caminho para quem precisa perder peso e não quer sofrer com os efeitos colaterais dos remédios para emagrecer.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém, ou você mesmo já tomou Naltrexona e Bupropiona para emagrecer? Quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (542 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário