Remédio para tirar a fome

Remédio para Tirar a Fome – Os Mais Usados

O mercado de emagrecimento cresce a cada ano em função do aumento expressivo da quantidade de pessoas com excesso de peso e com obesidade ao redor do mundo. As pesquisas, tanto a área de suplementação quanto a área farmacêutica, buscam novas substâncias e novas composições que possam melhorar os resultados de redução de gordura corporal, como acontece com os estudos relacionados a novas opções de remédio para tirar a fome.

Vamos conhecer quais os 3 tipos de remédio para tirar a fome mais usados e entender como eles são usados para controlar o apetite e emagrecer?

Tipos de remédio para tirar a fome

Na busca por melhores resultados de redução de peso, muitas pessoas buscam alternativas além das dietas e da prática de exercícios físicos. O uso de remédios para tirar a fome é bastante popular na busca pelo rápido emagrecimento. Muitos medicamentos para emagrecer foram recentemente proibidos no Brasil, porém ainda existem alguns sendo vendidos sob prescrição médica.

Existem muitos tipos de remédios para tirar a fome. Veja, a seguir, alguns dos mais usados:

1. Medicamentos anorexígenos

Os medicamentos anorexígenos ajudam a reduzir o apetite e a acelerar o metabolismo. Nesta classe de medicamentos estão as anfetaminas e as metanfetaminas. As chamadas anfetaminas foram sintetizadas em laboratório pela primeira vez a partir de 1928, com o objetivo de tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. A primeira anfetamina era chamada de Benzedrina e era utilizada para o tratamento da esquizofrenia.

Este medicamento faz parte da classe dos estimulantes do sistema nervoso central, atuando no sistema serotoninérgico, aumentando, assim, a liberação de dois importantes neurotransmissores, a noradrenalina e a dopamina. O uso destes medicamentos se tornou bastante popular nas décadas de 60 e 70, sendo usados para aumentar a produtividade, reduzindo o sono e aumentando a disposição física.

Os medicamentos desta classe podem causar muitos efeitos colaterais, entre eles dores de cabeça, insônia, arritmia, confusão mental, vômitos, hipertensão arterial, irritabilidade, depressão nervosa, tonturas, entre outros. Os medicamentos anorexígenos vendidos no Brasil são a anfepramona, o femproporex, a fenfluramina, a fenilpropalamina e o mazindol.

2. Medicamentos sacietógenos

Este tipo de remédio para tirar a fome, assim como os anteriores, também atua diretamente no sistema nervoso central, aumentando a liberação da noradrenalina e da dopamina, porém causa menos efeitos colaterais.

Esta liberação aumenta a biodisponibilidade destes neurotransmissores, reduzindo o sono e a sensação de fome, deixando a pessoa também com sintomas de agitação e euforia. A serotonina também inibe o apetite juntamente com a dopamina.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) permite a venda destes medicamentos somente com a prescrição médica. Eles podem causar também alguns efeitos colaterais, entre eles taquicardia, constipação, náuseas, boca seca, aumento da pressão arterial, dores menstruais, entre outros. Os medicamentos sacietógenos mais vendidos no Brasil são o contrave, o qnexa, o belviq, victoza, tesofensina, sibutramina, bupropiona, entre outros.

3. Medicamentos inibidores da enzima lipase

Diferentemente dos anteriores, este tipo de remédio para tirar a fome não atua no sistema nervoso central, mas ajuda no controle do apetite através da inibição da enzima lipase. A enzima lipase é a responsável pela quebra das moléculas de gorduras para que estas sejam absorvidas pelo organismo. Os medicamentos que inibem a enzima lipase bloqueiam este processo e as gorduras passam a ser eliminadas nas fezes em vez de serem absorvidas.

Além de promoverem a redução de peso, estudos mostram que estes inibidores ajudam a reduzir as taxas de glicose no sangue, evitam o acúmulo de gordura no fígado, reduzem as taxas de colesterol ruim (LDL), ajudam no controle arterial, entre outros.

Existem diversos produtos inibidores de lipase, entre eles o orlistat, que é um remédio produzido pelo micro0organismo Streptomyces toxytricini que estimula a redução da absorção da gordura no organismo. O lipiblock e o xenical também são medicamentos inibidores da enzima lipase.

Remédio caseiro para tirar a fome funciona?

Muitos medicamentos para emagrecer tiveram sua venda proibida no Brasil e, em função disto, muitas pessoas buscam alternativas de algum tipo de remédio caseiro para tirar a fome que realmente funcione.

Estes emagrecedores naturais ajudam na redução do apetite e no controle da fome, porém não trazem os efeitos colaterais e nem a dependência dos medicamentos controlados. Muitos destes remédios caseiros e produtos naturais são também ricos em nutrientes e trazem diversos benefícios à saúde.

Veja, a seguir, alguns tipos de remédio caseiro para tirar a fome e controlar o apetite:

– Goma Guar

A goma guar é um tipo de fibra que ajuda a aumentar a saciedade e a reduzir a fome. Ela é da classe das fibras solúveis que não são absorvidas pelo organismo e passam intactas pelo estômago e pelo intestino. A goma guar é ingerida junto das refeições e tem a capacidade de aumentar de volume, formando um gel viscoso quando em contato com a água.

Além de auxiliar na redução da sensação de fome, a goma guar também é muito usada no tratamento da constipação, da diabetes, da obesidade e também ajuda na redução do colesterol ruim.

– Spirulina

A spirulina é uma alga rica em diversos nutrientes, entre eles minerais, vitaminas e proteínas que estimulam o bom funcionamento do organismo. Este produto natural também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, evitando os danos oxidativos no organismo e ajudando na prevenção de muitas doenças crônicas, tais como o câncer.

Este remédio caseiro para tirar a fome ajuda muito a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade, ajuda no controle do colesterol, auxilia no tratamento da diabetes e também melhora diversos aspectos da saúde.

– Picolinato de cromo

Este suplemento é rico no mineral cromo, que ajuda a emagrecer ao melhorar a atividade do hormônio insulina, o que auxilia o controle da fome. A insulina também é responsável por atuar no metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, sendo fundamental para auxiliar no controle dos níveis de glicose do sangue e evitando os picos de fome.

O cromo pode ser consumido em forma de suplemento, mas também pode ser adquirido através de uma alimentação saudável. Ele pode ser encontrado nas carnes, nos ovos, peixes, feijão, soja, milho, nos óleos vegetais, nas batatas, brócolis, entre outros alimentos.

– Alimentos ricos em fibras

Existem muitos alimentos que podem atuar como um remédio para tirar a fome, como aqueles que contêm alto teor de fibras, que ajudam tanto a manter a saúde do intestino quanto a aumentar a saciedade. Os diversos tipos de frutas, legumes e verduras são ótimas fontes de fibras que podem ser consumidas tanto in natura quanto em forma de sopas, sucos e cremes.

Outros alimentos como aveia, nozes, castanhas, linhaça, chia e os diversos tipos de grãos também são ricos em fibras.

– Alimentos ricos em proteínas

As proteínas demoram mais tempo para serem digeridas pelo organismo e, por este motivo, aumentam a sensação de saciedade. Os alimentos ricos em proteínas podem ser usados no processo de emagrecimento e também de ganho de massa muscular. Os diversos tipos de carnes bovinas, de frango, suína, além dos ovos, laticínios, da soja, da quinoa, entre muitos outros, são alimentos ricos em proteínas.

– Café

O café não deve ser consumido de forma exagerada para não trazer problemas. O consumo moderado está associado à diminuição do apetite.

– Alimentos ricos em gorduras boas

Consumir abacate e azeite extra virgem é uma ótima forma de suprimir o apetite mais tempo, segundo diversos estudos. Trazem diversos benefícios para a saúde e ainda dão bastante saciedade.

Conclusão

Na busca por melhores resultados de redução de peso, muitas pessoas buscam alternativas além das dietas e da prática de exercícios físicos, procurando ajuda médica para que possam utilizar algum tipo de remédio para tirar a fome.

Muitos medicamentos para emagrecer foram recentemente proibidos no Brasil, porém ainda existem alguns sendo vendidos sob prescrição médica. Os remédios caseiros para tirar a fome também são excelentes alternativas para quem deseja ficar em forma e fugir dos efeitos colaterais destes medicamentos.

Você já tomou algum tipo de remédio para tirar a fome que trouxe bons resultados para emagrecer? Qual destes listados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*