Perder peso pode não ser uma tarefa fácil para algumas pessoas. Por isso, é comum recorrerem a medicamentos que podem intensificar a queima de gordura e facilitar o emagrecimento, com destaque para a Bupropiona (Cloridrato de Bupropiona). Mas, você sabe se ele realmente funciona e quais os seus efeitos colaterais?
O que é Bupropiona
O Cloridrato de Bupropiona é um medicamento do grupo dos antidepressivos atípicos, mais precisamente da classe dos inibidores da recaptação de noradrenalina-dopamina.
Com isso, a sua ação é predominantemente no sistema nervoso central, pois ele disponibiliza os neurotransmissores noradrenalina e dopamina por mais tempo na fenda sináptica, permitindo uma maior interação. Nesse sentido, sabe-se que estes neurotransmissores estão relacionados com a sensação de euforia e bem-estar.
Por isso, ele é indicado para tratamento da dependência à nicotina e como adjuvante no tratamento da depressão e na prevenção de recidivas de episódios depressivos após resposta inicial satisfatória.
- Veja também: 10 remédios para emagrecer sem receita mais vendidos
Bupropiona emagrece?
De antemão, não há estudos que tratem do seu uso exclusivamente para o emagrecimento. Além disso, utilizar esse medicamento com outros suplementos ou estimulantes como cafeína, pode ocasionar reações prejudiciais à sua saúde, como por exemplo, ataques cardíacos, dependendo da dosagem.
Assim, dizer que Bupropiona é responsável pelo emagrecimento é um equívoco. Ela pode beneficiar apenas de forma indireta esse processo, pois reduz a ansiedade desencadeada durante uma dieta com um consumo calórico mais restritivo.
Dessa forma, com a redução de ansiedade, a pessoa buscará menos alimentos para ingerir e, assim, poderá emagrecer, mas possivelmente comprometendo sua saúde por não se alimentar adequadamente.
Além disso, conforme um estudo disponível nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, a Bupropiona é capaz de ativar uma via neuronal que aumenta o gasto energético e diminui o apetite, em curto prazo. No entanto, com a utilização recorrente, ela também ativa a via da beta-endorfina, um opióide endógeno que tem como efeito o aumento do apetite.
Por isso, quando utilizada a longo prazo, a Bupropiona pode, na verdade, dificultar o emagrecimento. Ainda assim, o mesmo estudo abordou a ideia de uma terapia combinada com a Bupropiona – em decorrência da sua redução de ansiedade – e o Naltrexona, um medicamento utilizado para o tratamento de alcoolismo que interfere na via da beta-endorfina, reduzindo o apetite.
Este estudo foi feito em animais e os resultados foram promissores, pois demonstrou-se a diminuição da ingestão de alimentos tanto em ratos magros como em ratos com obesidade induzida por dieta, comparado com os grupos que foram tratados com os medicamentos separados e o grupo que ingeriu placebo.
Porém, vale lembrar que o ideal é não utilizar medicamentos antidepressivos para fins estéticos. Por isso, sempre priorize sua saúde e escolha métodos saudáveis e confiáveis para perder peso.
Mas, se ainda assim você escolher consumir bupropiona para emagrecer, ou seja, utilizá-lo de forma off label (não seguir a orientação de utilização do fármaco), saiba que poderá causar diversos efeitos colaterais secundários. Dessa forma, você pode estar prejudicando a sua saúde e dificultando ainda mais o emagrecimento.
- Veja também: Como diminuir o apetite naturalmente
Cuidados ao utilizar a bupropiona para emagrecer
Não inicie o tratamento com bupropiona sem a indicação de um médico. Por isso, é fundamental conversar com ele, esclarecer suas dúvidas e buscar todas as alternativas saudáveis antes de adotar o consumo de remédios. Não há benefício em ter um corpo perfeito, mas repleto de efeitos adversos por causa do uso indevido de medicamentos.
Dieta e exercícios físicos
A bupropiona é um medicamento que pode favorecer o emagrecimento, mas é indispensável uma dieta equilibrada. Desse modo, você precisa adequar um plano alimentar funcional e ideal para não sentir muita fome durante o emagrecimento.
Assim, o acompanhamento com um nutricionista é fundamental para a escolha de alimentos saudáveis e que possam contribuir para a queima de gorduras mais eficiente. Você pode procurar alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam no emagrecimento.
No entanto, lembre-se que emagrecer não é resultado de um processo rápido, e por isso você deverá adotar hábitos saudáveis para sua rotina, não só temporariamente, mas sim ao longo da sua vida.
Por isso, a forma mais indicada para perder peso é aliar uma dieta balanceada com atividades físicas, antes de buscar uma forcinha extra com remédios. Assim, adote um estilo de vida saudável e que induza à intensificação da queima de calorias em seu corpo, pois além de emagrecer, você irá melhorar o seu condicionamento físico.
Fontes e referências adicionais
- Progressos recentes e novas perspectivas em farmacoterapia da obesidade, Arq Bras Endocrinol Metab. 2010;54/6.
- Bula do medicamento Cloridrato de Bupropiona da empresa Nova Química Farmacêutica S/A no site da Anvisa
Fontes e referências adicionais
- Progressos recentes e novas perspectivas em farmacoterapia da obesidade, Arq Bras Endocrinol Metab. 2010;54/6.
- Bula do medicamento Cloridrato de Bupropiona da empresa Nova Química Farmacêutica S/A no site da Anvisa
Bom dia, bupropiona xl aumenta a ansiedade?
Emagreça com saude dê qualidade de vida para o seu corpo
Bupropiona, pode ser tomando por quem tem síndrome do Pânico