Néctar de Agave

Néctar de Agave – Benefícios ou Malefícios para a Saúde?

Os produtos naturais entraram na moda nas últimas décadas, devido ao aumento do interesse das pessoas por cuidar da saúde e conseguir controlar o peso de forma mais natural.

Existem diversos tipos de produtos ainda em pesquisa, mas que são usados pelas pessoas assim que viram notícia. Infelizmente, muitos destes produtos considerados benéficos à saúde, podem, com o passar do tempo, trazer alguns problemas.

O néctar de Agave é um destes produto. Ele é considerado um ótimo adoçante, mas algumas pesquisas mostram que ele pode trazer mais prejuízos à saúde do que o próprio açúcar. Venha conhecer o que é o néctar de Agave, saiba sobre seus benefícios e os possíveis malefícios deste produto para a saúde. 

O que é o néctar de Agave?

O néctar de Agave é um adoçante feito de frutose natural que é extraído de uma planta chamada de Agave (Agave tequiliana), também conhecida como agave-azul. Esta planta é um tipo de cacto originária do México, onde os nativos tinham o costume de se reunir para tomar um suco doce chamado de “Aguamiel” que era feito com várias variedades desta planta. O Agave também era utilizado como adoçante para outros tipos de bebidas usadas em celebrações, pois sua seiva é facilmente extraída e possui alto poder adoçante.

O Agave contém altos teores de inulina, um polissacarídeo da frutose encontrado em muitos vegetais. Assim que a planta é cortada, pode-se extrair a seiva que é primeiramente chamada de hidromel, sendo consumida como bebida refrescante. Depois, esta seiva é fermentada, formando uma bebida chamada de pulque, que é bastante tradicional no México. E, por fim, através de um processo enzimático, é possível se extrair a frutose simples e o xarope de dextrose, que é um edulcorante natural chamado de néctar de Agave.

O néctar de Agave tem uma textura bastante parecida com o mel, possuindo em torno de 70% de frutose e 25% de glicose, sendo um excelente realçador de sabor e aroma. O néctar também ajuda a inibir o crescimento de bactérias devido à quantidade de monossacarídeos em sua composição, ajudando na conservação dos alimentos. Este néctar também pode ser usado no processo de fermentação, em receitas de pães, assados, doces, aumentando a vida de prateleira dos produtos industrializados.

Este néctar pode ser usado em bebidas energéticas, sucos, bebidas alcoólicas, vinhos, chás, pode ser utilizado como adoçante em iogurtes, pudins, sorvetes, biscoitos, recheios, bolos, na fabricação de cereais de flocos de milho, granolas, além de doces diversos. O néctar de Agave é tem em torno de duas vezes o poder adoçante do açúcar refinado.

No entanto, muitos pesquisadores questionam se este produto traz benefícios ou malefícios à saúde, pois muitas pessoas já estão trocando o açúcar e outros tipos de alimentos adoçantes por este néctar.

Veja, por enquanto, alguns dos possíveis benefícios do néctar de Agave:

1. Ajuda no controle do peso

Apesar de este néctar possuir quase as mesmas calorias do açúcar refinado, como ele adoça em torno de duas vezes mais, o seu consumo é menor nos alimentos, ajudando no controle das calorias nas refeições. Cada porção de néctar contendo 2 colheres de sopa possui em torno de 80 calorias.

2. Ajuda no controle do apetite

Outra questão relacionada ao néctar de Agave é que ele é composto quase completamente por frutose, que é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Desta forma, o corpo libera menor quantidade de insulina, evitando os picos de fome e promovendo melhor controle do apetite, auxiliando bastante as dietas de emagrecimento.

3. Tem mais nutrientes que outros alimentos adoçantes

Em comparação com o açúcar refinado, o néctar de Agave é mais nutritivo, possuindo em sua composição carboidratos, mas também contendo quantidades significativas de minerais, entre eles o ferro, o zinco e o magnésio. Este néctar também é rico em cálcio, um dos minerais mais importantes para o organismo, ajudando na regulação da pressão arterial, na contração muscular e também no fortalecimento dos ossos.

3. Ajuda na prevenção da diabetes

Com o controle adequado da liberação da insulina, há também benefícios do néctar de Agave relacionados à prevenção da diabetes tipo 2, que está diretamente relacionada aos maus hábitos alimentares, principalmente ao alto consumo de carboidratos refinados. Porém, vale lembrar que, assim como qualquer carboidrato, este alimento só deve ser usado por diabéticos de acordo com a orientação de um médico ou nutricionista.

4. Melhora o sistema intestinal

Estudos mostram que o néctar de Agave pode melhorar de forma considerável o bom funcionamento do intestino, pois este contém frutooligossacarídeos. Estas substâncias são consideradas fibras solúveis, também conhecidas como fibras prebióticas, ajudando no crescimento natural da flora intestinal e favorecendo o crescimento das bactérias que são benéficas à saúde.

5. Tem propriedades anti-inflamatórias

Este néctar contém saponinas e frutanos, substâncias com alto poder anti-inflamatório. Estas ajudam a estimular o sistema imunológico, melhorando diversos aspectos da saúde e prevenindo muitas doenças.

6. Pode ser usado em diversas receitas

O néctar de Agave é muito parecido com o mel e é facilmente dissolvido, podendo ser usado em muitas receitas como iogurtes, vitaminas, sobremesas, sucos e em preparações que passem por cozimento ou que sejam assadas.

7. É considerado um alimento orgânico

Hoje em dia, muitos dos alimentos estão contaminados com altas quantidades de aditivos e de produtos químicos. A produção deste néctar é feita de forma orgânica, ou seja, é um adoçante natural e sem a adição de aditivos, sendo muito mais saudável.

Quais os possíveis malefícios do néctar de Agave para a saúde?

Todos já sabem sobre os potenciais problemas de saúde causados pelo alto consumo de açúcar. Na busca por alternativas ao uso do açúcar, muitas pesquisas são realizadas para identificar novas substâncias que possam adoçar os alimentos, que gerem menos problemas do que o açúcar.

O néctar de Agave é um edulcorante que possui alto poder adoçante e que é extraído de fontes naturais. Muitas pesquisas mostram que de fato o néctar de Agave é um alimento de baixo índice glicêmico e que, portanto, não estimula a liberação excessiva do hormônio insulina no organismo. No entanto, pesquisadores alertam que o consumo de grandes quantidades deste néctar pode sim causar a liberação da insulina em quantidades que podem causar um quadro de diabetes no futuro.

Outra questão bastante avaliada por profissionais da saúde em relação ao consumo excessivo deste alimento é que a frutose é metabolizada pelo fígado, e quando ele fica sobrecarregado com este carboidrato, ela é transformada em gordura, aumentando os níveis de triglicerídeos no sangue, promovendo o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares e também aumentando a gordura no fígado, que pode trazer problemas mais graves.

Estudos também mostram que a frutose causa tantos danos à saúde bucal quanto a sacarose. As bactérias presentes nos dentes metabolizam a frutose para formar ácido, causando a queda do pH e provocando a placa e a desmineralização, trazendo muitos problemas bucais.

O néctar tirado naturalmente da planta contém realmente muitas substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem trazer benefícios à saúde. No entanto, quando este néctar é processado e industrializado, ele pode ter maiores quantidades de frutose na composição, trazendo tantos problemas quanto o açúcar refinado.

Conclusão

O néctar de Agave é um adoçante feito de frutose natural que é extraído de uma planta chamada de Agave que é um tipo de cacto originária do México. Este néctar tem uma textura bastante parecida com o mel, possuindo em torno de 70% de frutose e 25% de glicose, sendo um excelente adoçante e que pode ser usado em bebidas energéticas, sucos, bebidas alcoólicas, iogurtes, pudins, sorvetes, biscoitos, recheios, bolos, entre muitos outros.

Estudos mostram que este néctar pode ajudar no controle do peso e do apetite, pode prevenir a diabetes quando usado corretamente, além de ter mais nutrientes do que outros adoçantes. Porém, quando usado em grandes quantidades, pesquisadores afirmam que este alimento pode causar aumento da gordura no fígado e também gerar maior risco de doenças cardiovasculares.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar do néctar de Agave? Tem costume de utilizá-lo em sua dieta? Confia nos seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*