Sensação de barriga inchada, dor e queimação no estômago, arrotos e gases em excesso são alguns dos sinais indicativos de uma infecção por H. pylori. Maus hábitos alimentares pioram os sintomas associados à infecção por essa bactéria. O ponto-chave do tratamento consiste em saber o que comer e o que evitar quando se tem H. pylori.
Os tratamentos mais comuns para a infecção por H. pylori incluem medicamentos inibidores da bomba de prótons, que reduzem a produção de ácido gástrico, como o omeprazol, e antibióticos. Os hábitos alimentares e o estilo de vida têm grande importância para a eficácia dos tratamentos na redução dos sintomas e melhora da qualidade de vida.
Veja quais alimentos você pode comer e quais deve evitar se tem uma infecção por H. pylori.
H. pylori: o que é e o que causa?
A bactéria Helicobacter pylori ou H. pylori se desenvolve na camada mucosa do estômago, que a protege dos ácidos estomacais liberados para a digestão dos alimentos, e produz energia para viver, a partir da ureia presente no suco gástrico.
Ou seja, é uma bactéria totalmente habituada ao ambiente hostil do nosso estômago. Ali ela consegue provocar inflamação na parede do estômago (gastrite), danificar a parede estomacal e intestinal, permitindo que o ácido forme pequenas feridas (úlcera péptica) e, assim, se torna um fator de risco para o desenvolvimento de câncer no estômago.
O que comer quando se tem H. pylori?
Alguns alimentos ajudam a prevenir e tratar uma infecção por H. pylori, além de contribuir para reduzir as chances de câncer de estômago como complicação das doenças causadas pela bactéria.
Frutas e vegetais
Frutas e vegetais, especialmente aqueles ricos em vitamina C, contribuem para a melhora dos sintomas da gastrite e úlcera provocadas pela H. pylori. Os benefícios das frutas e vegetais provêm das vitaminas, minerais e antioxidantes presentes nesses alimentos.
Frutas ricas em vitamina C, mas que aumentam o teor ácido do estômago devem ser evitadas durante uma crise de gastrite, por exemplo, laranja, limão, pimentão e tomate. Mas, você pode consumir livremente os seguintes alimentos:
- Brócolis
- Couve
- Caju
- Goiaba
- Mamão
- Manga
- Laranja lima
Os antioxidantes são importantes nesses casos pois neutralizam a ação de substâncias que causam estresse oxidativo, provocando danos à parede do estômago. E a vitamina C está associada à inibição do crescimento de células cancerosas no estômago, contribuindo para a sua prevenção.
Além disso, as fibras presentes nas frutas e vegetais melhoram a digestão e previnem os desconfortos gástricos comuns em quem tem H. pylori.
Exemplos de alimentos ricos em fibras:
- Cenoura
- Vegetais folhosos
- Grãos integrais
- Casca de psyllium
- Nozes
- Sementes
Probióticos
Os alimentos probióticos favorecem a multiplicação das bactérias boas no sistema digestivo, o que é interessante para reduzir a ação das bactérias prejudiciais, como a H. pylori.
As bactérias boas reduzem a inflamação no estômago e melhoram a resposta do sistema imunológico. Além disso, produzem substâncias como o ácido láctico e o peróxido de hidrogênio que reduzem o número de bactérias prejudiciais no sistema digestivo.
Esses alimentos também ajudam a diminuir os efeitos colaterais dos medicamentos usados para tratar a infecção por H. pylori, que são os gases, inchaço e diarreia.
Considere incluir esses probióticos em sua dieta:
Alimentos ricos em ômega-3 e 6
Alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas, sendo as mais conhecidas o ômega-3 e 6, ajudam a restaurar a mucosa do estômago após uma infecção por H. pylori e a prevenir o câncer de estômago.
Os alimentos ricos em ômega-3 e 6 fornecem gorduras saudáveis ao corpo, importantes para as respostas anti-inflamatórias e função cardiovascular.
Você pode incluir em sua dieta:
- Nozes
- Salmão
- Atum
- Cavala ou peixe-rei
- Sementes de chia
- Sementes de girassol
- Azeite de oliva extra virgem
O que evitar quando se tem H. pylori?
Alguns alimentos podem piorar os sintomas clássicos da gastrite e da úlcera, causadas pela H. pylori e, por isso, é melhor serem evitados. Os alimentos que contêm substâncias ou ingredientes que estimulam a produção de suco gástrico podem aumentar a inflamação na mucosa do estômago.
Cafeína e leite
A cafeína estimula a produção do suco gástrico e está presente em muitas bebidas e alguns alimentos:
- Café coado
- Café solúvel
- Café expresso
- Café descafeinado, pois ainda contém um baixo teor de cafeína
- Chá preto
- Chá verde
- Chá mate
- Guaraná em pó
- Bebidas energéticas
- Chocolate ao leite
- Chocolate amargo
O leite também é um gatilho para produção de ácido estomacal e provoca irritação da mucosa gástrica.
Comidas apimentadas e condimentadas
As comidas apimentadas podem não ser toleradas por grande parte das pessoas com infecção por H. pylori, pois aumentam a inflamação no estômago. Além das pimentas, o excesso de condimentos também é prejudicial para o estômago.
Por isso, alimentos ricos nos seguintes temperos devem ser evitados:
- Especiarias apimentadas
- Pimentas
- Mostarda
- Ketchup
- Maionese
- Molho inglês
- Molho de soja
- Molho de alho
- Temperos prontos
- Cebola
- Alho
Alimentos gordurosos e ultraprocessados
Alimentos com alto teor de gordura e muito processados dificultam o processo digestivo e estimulam muito a produção de suco gástrico. Além de muitos serem ricos em conservantes e aditivos químicos que irritam a mucosa do estômago e aumentam a resposta inflamatória.
Alguns exemplos de alimentos gordurosos de fonte animal são:
- Picanha
- Fraldinha
- Acém
- Capa de filé
- Filé de costela
- Contrafilé
- Ponta de agulha
- Paleta
- Bacon
- Banha de porco
- Queijo
- Manteiga
- Creme de leite
- Linguiça
Prefira os cortes magros das carnes vermelhas e as carnes brancas.
Os alimentos ultraprocessados são aqueles ricos em açúcar, farinha branca e gordura presentes nos Fast Food e nas gôndolas dos mercados:
- Sorvetes
- Bolos
- Pães
- Bolachas
- Frituras
- Pizza
- Hambúrguer
- Batata frita
Álcool e medicamentos
O álcool é uma substância irritante para o estômago e, por isso, pode piorar a inflamação e os sintomas associados.
O excesso de medicamentos como a aspirina e anti-inflamatórios não esteroidais, por exemplo o ibuprofeno, também aumentam a irritação na mucosa do estômago e podem contribuir para a formação de úlceras.
Por isso, bebidas alcoólicas e automedicação entram na lista do que deve ser evitado quando se tem H. pylori.
Fontes e referências adicionais
- Infecção por Helicobacter pylori, Manual MSD – Versão Saúde para a Família
- Helicobacter pylori (H. pylori) infection, Mayo Clinic
Fontes e referências adicionais
- Infecção por Helicobacter pylori, Manual MSD – Versão Saúde para a Família
- Helicobacter pylori (H. pylori) infection, Mayo Clinic
Olá qual melhor remedio caseiro pra ajudar a combater bacteria e o gastrite
Olá, dê uma olhada neste artigo: https://www.mundoboaforma.com.br/7-melhores-remedios-caseiros-para-gastrite/
Boa noite tou com Hpilory o que devo co.er
Agradecido pelas ricas informações,creio que minha esposa vai melhorar!!
Sou vegano e estou no combate contra essa bactéria. Tenho muita dúvida se posso continuar consumindo minhas leguminosas, principalmente o grão de bico (cozido e a farinha), a castanha dando base para o leite e queijo, pasta de amendoim, purê de batata, abacate e a soja texturizada. Em diversas pesquisas, encontro muitas divergências entre a alimentação a seguir. Meus sintomas estão quase que completamente atingindo meu intestino. Viu ao banheiro umas cinco vezes por dia, sentindo o incômodo de inchaço, gases, etc. Agradeço qualquer atenção.
Boa tarde,estou com gastrite e tenho muitas dúvidas sobre como preparar minhas rejeições com legumes e frutas, quais eu realmente posso comer?
Olá, aqui temos um artigo completo para você https://www.mundoboaforma.com.br/dieta-para-gastrite-alimentos-cardapio-e-dicas/