Há algum tempo uma nova bebida, o smoothie, começou a chamar a atenção de pessoas que desejam emagrecer, mas sempre surgem dúvidas sobre como prepará-la adequadamente.
Mas saiba que essa bebida não é um simples shake de frutas, como alguns acreditam, e ela pode inclusive funcionar como um suplemento vitamínico natural, ajudando a suprir as necessidades diárias de uma série de nutrientes.
Então, a seguir vamos entender o que é o smoothie, como ele é preparado e descobrir se ele pode ajudar a emagrecer.
Veja também: 10 receitas de smoothie de frutas para emagrecer
O que é smoothie?
Ele nada mais é do que uma bebida de frutas, que pode conter ainda outros ingredientes, para potencializar as suas propriedades nutricionais.
Mas, diferentemente dos sucos, ele possui uma textura mais encorpada, contando com três ingredientes principais: uma fruta, gelo e algum tipo de líquido, normalmente leite ou iogurte natural.
E, você pode incluir outros ingredientes, além de substituir o leite por suas versões vegetais ou mesmo água.
Smoothie x Sucos e milkshakes
O smoothie é classificado por muitos como uma opção mais saudável e natural aos sucos e milkshakes, uma vez que é preparado a partir de frutas inteiras, sem a adição de ingredientes processados.
Assim, a bebida possui uma maior quantidade de fibras alimentares, além das vitaminas que estão presentes nas frutas utilizadas.
Além disso, por não conterem açúcar adicionado, os smoothies tendem a ser menos calóricos que a maioria dos sucos e milkshakes.
Tipos de smoothies
Os smoothies ganharam mais adeptos recentemente, já que com a rotina de estudo, trabalho, treino e descanso, fica difícil seguir uma alimentação completamente saudável.
Assim, para atender as necessidades e gostos individuais de cada um, existem diferentes tipos de smoothies, como veremos agora:
- Da fruta: Feito somente com frutas, sem adição de açúcar, tendo sabor doce natural dos próprios frutos integrais;
- Smoothie verde: A sua coloração se deve à combinação de vegetais verde-escuros, como a couve e o espinafre;
- Saudáveis: Eles buscam suprir vitaminas e macronutrientes de forma natural, com o objetivo de melhorar a nutrição do corpo como um todo;
- Sobremesa: Combina fontes naturais de açúcar e gorduras boas. Nesta opção, não se descarta a adição de leite, e muitas vezes o smoothie sobremesa é confundido com o milkshake.
Como preparar?
Como a prioridade do smoothie é que ele seja um alimento saudável e repleto de nutrientes, o ideal é que o preparo seja feito no momento do consumo, para que todas as propriedades sejam preservadas e mais bem utilizadas pelo seu corpo.
Além disso, é importante ficar atento para a qualidade e as condições das frutas e legumes usados, optando sempre pelas mais preservadas, sem manchas escuras ou amassados.
Para preparar a bebida, você pode utilizar liquidificadores, processadores, ou uma shakeira, que possibilita o preparo de uma porção individual.
E não se esqueça de higienizar todos os ingredientes e utensílios utilizados na preparação do seu smoothie.
O smoothie emagrece?
É difícil dizer se um alimento, isoladamente, emagrece ou engorda, pois as mudanças de peso envolvem vários fatores, como:
- Dieta;
- Prática de exercícios;
- Fatores hormonais;
- Ingestão de água.
Mas, se analisarmos o papel do smoothie, quando ele é incluído em uma dieta balanceada, podemos afirmar que ele pode sim ajudar na perda de peso.
Receitas
Veja a seguir três opções de receitas de smoothies.
Opção 01: 133 calorias
- ⅔ copo de leite de amêndoa, sem adição de açúcar;
- 1 xícara de couve;
- 1 talo de aipo;
- ½ maçã vermelha ou verde;
- 1 colher de chá de mel (opcional).
Opção 02: 230 calorias
- 1 kiwi descascado;
- 1 banana;
- 2 talos de aipo;
- 2 xícaras de espinafre;
- ¼ de xícara de suco de abacaxi natural.
Opção 03: 374 calorias
- 1 abacate;
- 1 banana;
- 1 xícara de espinafre;
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim integral.
Dicas
Tente variar os ingredientes das receitas o máximo que puder, pois quanto mais opções de smoothies você souber preparar, mais variado será o seu cardápio.
Além disso, lembre-se que você pode investir na mudança do ingrediente base, ou seja, pode não só bater os frutos inteiros, mas também acrescentar iogurte, água de coco, e outros líquidos adequados para sua dieta.
Outras receitas de smoothie
- Receitas de smoothie de frutas vermelhas para emagrecer
- Receitas de smoothie de morango para emagrecer
- Receitas de smoothie de manga para emagrecer
- Receitas de smoothie de banana para emagrecer
- Receitas de smoothie de café para emagrecer