Ovomaltine Engorda? Calorias e Análise

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Se você está buscando alternativas deliciosas pro café da manhã ou para o seu lanche, o ovomaltine é realmente uma opção muito saborosa e desejada por todos. Gelado ou quentinho, tanto faz. Ele é uma delícia. Você verá abaixo uma análise de suas calorias e sua tabela nutricional, além de descobrir se ovomaltine engorda ou não.

No supermercado, é possível encontrar diversos concorrentes tão gostosos quanto o ovomaltine e com propriedades parecidas, como é o caso do Nescau, um dos achocolatados mais conhecidos no brasil. Antes de incluí-lo em uma dieta, procure saber se Nescau engorda e quantas calorias ele tem.

Além disso, há de se convir que de nada adianta saber se o achocolatado engorda ou não se você não souber se o leite em que ele é diluído está seguindo na mesma linha. Ou seja, para você poder tomar seu achocolatado em paz, descubra primeiro se os leites mais comuns podem fazer parte da sua dieta. Confira se o leite integral engorda, se o leite desnatado engorda e até se o leite em pó engorda.

O ovomaltine é uma bebida apreciada no mundo todo, seja misturado no leite, em vitaminas, utilizado em receitas de tortas ou salpicado no sorvete. O produto chegou ao Brasil apenas em 1930 e vinha importado da Suíça. Em 1944, uma fábrica em Resende, no Rio de Janeiro, trouxe mais popularidade à marca que se intensificou quando a rede de fast food Bob’s passou a utilizar o ingrediente em seus milk shakes, tornando-se um sucesso de vendas. Foi aí que o ovomaltine caiu no gosto do povo.

Depois disso, foi lançado um sundae de Ovomaltine pela mesma empresa e, mais pra frente, o McDonald’s passou a utilizar o ingrediente no “McFlurry Ovomaltine”, bem como a barra de chocolate da Hershey’s e o Danette sabor ovomaltine. O produto é facilmente encontrado nos supermercados e é adorado pelas crianças pela presença dos flocos crocantes no pó.

Atualmente a marca Ovomaltine pertence à empresa britânica ABF e está presente em 100 países mundo afora. A versão mais tradicional é a em pó, mas também pode ser encontrada em barras energéticas, sorvetes, biscoitos, cereais e outras variedades. Nos Estados Unidos a marca pertence à Nestlé e é produzido na China, Suíça, Filipinas e até Tailândia.

Sabe-se que o produto é amplamente consumido, mas será que as pessoas realmente se atentam aos valores nutricionais dessa bebida? Será que o ovomaltine engorda ou é rico em nutrientes? Será que ele tem muitas calorias? Bom, para isso, acompanhe a análise do produto abaixo.

Ovomaltine engorda?

O ovomaltine pode ser parte integrante da sua dieta alimentar, mesmo se o seu objetivo for a perda de peso, porém, tudo precisa ser dosado. O pó de ovomaltine é enriquecido com vitaminas, e quando misturado com leite, pode fornecer boa parte de suas quantidades diárias recomendadas de vitaminas A, B6, B12 e C, bem como zinco, cálcio e magnésio. No entanto, existem outros produtos menos calóricos do que o ovomaltine que podem ser utilizados para obtenção desses nutrientes, como os suplementos multivitamínicos ou a própria alimentação com proteínas, frutas, legumes e verduras.

Isso porque para obter todas as vitaminas necessárias que o corpo humano precisa em um dia seria necessário ingerir 1000 calorias da bebida, fazendo com que não restasse praticamente nenhum espaço para outro tipo de alimentação, uma vez que indica-se o consumo de 2000 calorias por dia, podendo variar para mais ou para menos de acordo com cada um. Assim, obviamente consumindo 1000 calorias de ovomaltine mais a alimentação necessária, você com certeza ultrapassaria as 2000 calorias diárias e, provavelmente, não gastaria isso em energia, sendo acumulado na forma de gordura. Portanto, sob esse ponto de vista, o ovomaltine engorda.

Mas vamos assumir que o ovomaltine é uma bebida calórica que pode ser integrada na sua dieta alimentar com parcimônia, sendo ingerido vez ou outra na semana no lugar de alguma refeição, como uma vitamina antes do treino ou algo do tipo, mas lembre-se que sempre a melhor escolha é obter os nutrientes necessários ao organismo através de alimentos naturais e saudáveis e não bebidas fabricadas, pré-prontas.

Se a sua ideia é potencializar os treinos e melhorar o desempenho na academia, talvez seja melhor outro tipo de suplemento mais específico para obter os resultados desejados. Converse com seu nutricionista e personal trainer.

Caso queira substituir o achocolatado por outro tipo de lanchinho, nas gôndolas estão os cereais matinais como o neston e os complementos alimentares como o sustagem. Ambos gostosos e com o objetivo de complementar a sua alimentação. Você vai se interessar em saber se o Neston engorda e se o Sustagem engorda.

Tabela nutricional – Ovomaltine

Fatos Nutricionais por 3 colheres de sopa (30 g)
Energia 115 calorias
Carboidratos 26 g
Proteínas 1,3 g
Gorduras 0,6 g
Gordura Saturada 0,2 g
Gordura Trans 0 g
Fibras 0,9 g
Sódio 75 mg
Existem 115 calorias em 1 porção de Ovomaltine Flocos Crocantes.
Repartição das Calorias: 5% gord, 91% carbs, 5% prot.

Como emagrecer com ovomaltine?

  • Passo 1: Multiplique o seu peso por 10 se você é uma mulher inativa e 13 se você é um homem inativo ou por 12 se você é uma mulher moderadamente ativa e por 15 se você é um homem moderadamente ativo. O resultado é uma boa estimativa do número de calorias que seu corpo queima diariamente. Se você está tentando perder peso, você nunca deve consumir mais do que esse número de calorias em um dia.
  • Passo 2: Organize suas refeições diárias para que o consumo calórico total, incluindo de ovomaltine, seja menor do que o resultado do passo 1. Dessa forma, seu corpo irá queimar mais calorias diárias do que você consome e você vai começar a perder peso.
  • Passo 3: Beba ovomaltine em cada refeição ou como uma sobremesa após as refeições saudáveis. Não consumir mais da metade de suas calorias diárias a partir de Ovomaltine. Você deve enxergá-lo apenas como um saboroso suplemento vitamínico para refeições, assim como grãos integrais, frutas e legumes, nozes, ervilhas, feijões e carnes magras e aves;
  • Passo 4: Exercite-se diariamente para queimar as calorias extras, gastar energia e perder peso. Evite consumir ovomaltine se você for uma pessoa sedentária.

Advertências

Consulte um médico para uma orientação adequada. O ovomaltine contém 15 gramas de açúcar por porção, portanto, pode não ser indicado para diabéticos que precisam controlar açúcar no sangue.

Você tem vontade de adicionar o ovomaltine à sua dieta, mesmo precisando emagrecer? Acredita que consegue seguir esses passos acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário