Pantogar Engorda?

Especialista:
atualizado em 26/11/2015

Para quem sofre com a queda de cabelo, um dos produtos disponíveis no mercado que promete auxiliar a resolver o problema são as pílulas de complexo de nutrientes para os fios. E um desses remédios é o Pantogar. No artigo de hoje, nós iremos conhecer mais sobre o medicamento, tentar descobrir quais os benefícios prometidos por ele e procurar saber se Pantogar engorda.

O que é Pantogar?

Composto por vitaminais, aminoácidos, leveduras e queratina – a proteína que faz parte da constituição dos cabelos e das unhas. Ele é indicado para os casos em que ocorre a queda de cabelo excessiva, alterações na estrutura do cabelo com o surgimento de fios opacos, sem brilho, finos, fracos ou quebradiços, danos causados ao cabelo pela radiação ultravioleta (UV), além de ser utilizado no tratamento de problemas na unha como o surgimento de unhas amareladas, quebradiças e rachadas e combater o aparecimento de fios brancos.

Por outro lado, ele não é recomendado para casos em que há alopecia androgenética – doença que causa a calvície – e alopecia cicatricial – que gera danos que podem ser permanentes e irreversíveis aos folículos capilares, o que impossibilita a produção de novos fios.

Como o Pantogar funciona

O cabelo passa por fases de crescimento e quedas de seus fios, chamadas de anágena e telógena, respectivamente. Quando essas duas fases estão fora de equilíbrio, algo que pode ser causado por problemas na alimentação, doenças, questões hormonais e efeitos colaterais de medicamentos, pode ocorrer a queda de cabelo.

A função de Pantogar neste sentido é a de justamente trazer o equilíbrio entre o processo de crescimento e queda do cabelo. O que o medicamento faz é estimular que os fios que partiram antes do tempo para a fase de queda retornem para a fase de crescimento dos fios.

Além disso, o produto também trabalha na correção de falhas encontradas na estrutura de cabelos e unhas, com o objetivo de deixá-los mais forte e resistente. De acordo com a bula do medicamento, a estimativa é que ele demore de três a seis meses para apresentar os resultados esperados.

Pantogar engorda?

Na bula do medicamento não aparece listada nenhuma reação adversa relacionada, direta ou indiretamente à engordar. Isso é um indício de que não é correto afirmar que Pantogar engorda.

Além disso, não há nenhum componente encontrado na fórmula do produto que estimule o aumento de peso. Há ainda que se levar em consideração que a pílula possui somente 0,5 calorias, um valor inexpressivo para chegar ao ponto de engordar os usuários diretamente.

Algumas pessoas acreditam que Pantogar engorda por conter vitaminas B e estimularia o aumento do apetite. Mas na prática a pessoa teria que estar com muito deficiência para ter algum impacto de ganho de peso e, mesmo assim, se normalizaria com o tempo.

Portanto, não dá para concluir que ele seja o responsável pelo ganho de quilos. Logo, se isso acontecer durante o tratamento, é bom verificar se não é a alimentação ou algum problema ou condição de saúde que esteja causando o ganho de peso.

Composição de Pantogar

Confira abaixo quais os principais ingredientes da fórmula de Pantogar e a definição de cada um deles:

Vitamina B5: Também chamada de pantotenato de cálcio, ela é importante para os processos de divisão e regeneração das células, para o processamento de nutrientes, a produção de hormônios e de glóbulos vermelhos no sangue. Sua deficiência, embora seja incomum de ser observada, está associada a estragos na pele e cabelos.

Cistina: Trata-se de um derivado da cisteína, um aminoácido não essencial, ou seja, que é naturalmente produzido pelo corpo humano. A cistina é um dos compostos da queratina do cabelo e contribui com o funcionamento natural da raiz, ao mesmo tempo em que possui efeito antioxidante. Assim como a cisteína, a cistina age na formação das ligações químicas que determinam se um cabelo será liso ou cacheado.

Queratina: A proteína que atua na formação dos cabelos e das unhas e auxilia em relação à saúde dos fios, tendo em vista que protege o interior do cabelo contra a ação de agentes externos.

Vitamina B1: Ou nitrato de tiamina. Na fórmula de Pantogar a sua função é aumentar o metabolismo da raiz do cabelo. De maneira geral, no corpo humano ela previne distúrbios, metabólicos, catarata e doenças renais, além de controlar as dores que surgem durante o período de menstruação. 

Levedura medicinal: No remédio, a levedura medicinal serve para estimular a criação de novas células no cabelo. A levedura usada é a levedura de cerveja, que é fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, cobalto e iodo.

Vitamina B10: Ela não e essencial para os seres humanos, porém, é útil para a manutenção da cor do cabelo, já que combate o aparecimento de fios brancos no cabelo.

Contraindicações

Mulheres que estejam grávidas, especialmente na primeira metade da gestação, crianças com menos de 12 anos e pessoas com hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula não devem fazer uso de Pantogar.

Não são conhecidas restrições referentes a utilização do remédio para idosos, mulheres que estejam amamentando e indivíduos que sofrem de insuficiência renal ou hepática. Entretanto, uma recomendação que serve não somente para estes, mas para todos os interessados no produto, é checar com o médico antes de adquiri-lo. Somente desta maneira é possível ter certeza que ele não fará mal e que é o mais apropriada para o caso em questão.

Efeitos colaterais

Os usuários de Pantogar correm o risco de experimentar os seguintes efeitos colaterais:

  • Sensação de queimação no estômago;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Aumento do suor;
  • Urticária;
  • Aceleração do pulso;
  • Queimação;
  • Gases;
  • Dores abdominais;
  • Coceira

Como tomar

A recomendação é que os adultos tomem três cápsulas por dia – uma a cada oito horas – e as crianças a partir de 12 anos de idade ingiram duas cápsulas de Pantogar diariamente – uma a cada 12 horas.

Cada unidade do remédio deve ser consumida inteira, acompanhada de água e na mesma hora das refeições.

Fontes e Referências Adicionais: 

  1. http://www.pantogar.com/en/index.jsp

Você já tinha ouvido alguém falar que o Pantogar engorda? Está precisando tomar este remédio agora e ficou com medo deste efeito colateral? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (153 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

9 comentários em “Pantogar Engorda?”

  1. Eu engordei 6 k já . Tomo ja faz 1 ano e descobri agora pois meu apetite vem aumentando e muito a cada semana .Vou parar afff

  2. O Pantogar é muito caro, para isso é só mandar manipular os ingredientes e ficará muito mais barato.

  3. Estou tomando o Pantogar a 5 meses, muito bom. O meu cabelo parou de cair e crescendo bastante, porém percebo melhores resultados nos cabelos do que nas unhas.
    O resultado não é imediato, só poderá ver os resultados dos 3 meses em diante, por isto que devemos tomar no minimo os 6 meses.
    Devo salientar que tenho como efeito colateral a “urticária”.

  4. Com certeza o cabelo cresce, pára de cair e fica com brilho!
    As unhas ficam fortes e até a pele fica boa. A melhor parte é que não engorda, tomei o Pantogar durante 6 meses, adorei!!

  5. Por favor estou tomando o Pantogar , gostaria de saber se realmente o cabelo deixa de cair e se as unhas ficam fortalecidas ?

    Desde já muito obrigada.

  6. Me indicaram este medicamento para fortalecimento e diminuição de queda nos cabelos. Porém, estou de dieta para perder quilos extras ganhados nas férias… O Pantogar poderia prejudicar minha dieta de alguma forma? Ou fazer com que eu ganhe peso?
    P.S. Tenho metabolismo lento, o que faz com que minha perda de peso seja demorada também.

    • Na bula do medicamento não aparece listada nenhuma reação adversa relacionada, direta ou indiretamente à engordar. Isso é um indício de que não é correto afirmar que Pantogar engorda.