Passar muito tempo em pé faz mal para a saúde?

publicado em

Quem trabalha em frente ao computador ou passa o dia inteiro estudando certamente já ouviu que precisa tomar cuidado porque ficar muito tempo sentado não é bom. Mas, será que o contrário também não pode ser prejudicial? Será que passar muito tempo em pé faz mal para a saúde?

Praticamente todo mundo já teve que ficar um tempão em pé em alguma fila de banco ou supermercado que precisou enfrentar. Há ainda aqueles que passam horas em pé para curtir o show da sua banda favorita.

Mas, para alguns trabalhadores, como atendentes de loja e profissionais que atuam em linhas de produção, passar muito tempo em pé é parte da rotina diária. Vamos conhecer os efeitos que isso pode causar?

O que acontece ao passar muito tempo em pé

Vendedor
Quem trabalha muito tempo em pé pode ter dores musculares, inchaço nas pernas e circulação prejudicada

A posição em pé é uma postura natural para o ser humano e por si só não representa algum risco em particular. No entanto, trabalhar ou ficar frequentemente em pé por algum outro motivo pode se tornar um problema.

Isso porque manter o corpo na posição vertical ou ereta exige um esforço muscular considerável. Ficar em pé diminui o suprimento de sangue aos músculos, o que pode fazer com que a fadiga chegue mais rápido e causar dor nos músculos das pernas, costas e pescoço, que são usados para manter a posição vertical ou ereta.

  Continua Depois da Publicidade  

Ficar horas e mais horas na posição em pé, parado e imóvel prejudica a circulação e dificulta o retorno de sangue ao coração. Além disso, ocorre um acúmulo de sangue nas extremidades que aumenta o risco de desenvolver trombose venosa profunda.

Pode haver ainda uma sensação de peso nas pernas e um risco mais alto de infecção nos membros inferiores, devido justamente à circulação prejudicada.

Outra coisa que permanecer em pé continuamente por longos períodos pode causar é uma inflamação nas veias, que ao longo do tempo pode progredir para um caso crônico e doloroso de veias varicosas. Nesse sentido, conheça os 12 sintomas de varizes, como tratar e dicas.

Passar tempo demais em pé também faz com que as articulações da coluna, quadris, joelhos e pés fiquem temporariamente imobilizadas ou travadas. Mais tarde, isso pode resultar em doenças reumáticas, por conta do dano degenerativo que os tendões e ligamentos sofreram.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, quem trabalha muito tempo em pé pode ter dor nos pés, inchaço nas pernas e rigidez no pescoço e nos ombros.

Desmaios

Você já conheceu alguém que desmaiou após passar muito tempo em pé? O nome disso é síncope vasovagal, que acontece justamente quando alguém fica em pé por tempo demais, acumulando fluxo sanguíneo nos seus membros inferiores.

Ao se dar conta que o fluxo sanguíneo está tendo dificuldade de chegar ao cérebro, o órgão sinaliza que o coração deve equilibrar a quantia de sangue entre todo o corpo. O resultado disso é que o coração bate mais rápido para enviar sangue em maior quantidade e velocidade para a cabeça.

O problema é que como há um acúmulo sanguíneo nas pernas, não há sangue suficiente para o coração bombear. A solução que o cérebro encontra para esse problema é dar início a um processo de dilatação dos vasos sanguíneos, o que provoca uma queda de pressão e causa o desmaio.

O problema principal: a imobilidade

É importante destacar que quando falamos sobre os prejuízos de passar muito tempo em pé, o problema principal é a imobilidade, ou seja, o fato de estar em pé, porém parado, sem se movimentar.

  Continua Depois da Publicidade  

Não que ficar em pé por muito tempo, mas se mexendo, seja algo inofensivo. Tanto se movimentar quanto ficar parado na posição em pé por várias horas desgasta a musculatura e as articulações. O pé, o tornozelo, o quadril e a lombar são os mais afetados pelo excesso de carga.

No entanto, quem fica parado sofre mais porque o movimento de dar passos contribui com a lubrificação das articulações e ao se mexer, há uma alternância da musculatura que está sendo usada.

Já quando não há essa movimentação, podem aparecer dores e, com o passar do tempo, um desgaste articular permanente pode ser desenvolvido.

Outro problema da imobilidade reside no fato de que o sangue é bombeado para cima através de válvulas nas veias das pernas, que necessitam da contração da panturrilha para desempenhar a sua função apropriadamente.

Quando a pessoa se encontra na posição imóvel ou parada, a musculatura da panturrilha não contribui para que o sangue vença a gravidade, o que também acontece na posição sentada.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode trazer mais problemas caso a pessoa que passa muito tempo parada apresente alguma predisposição para a formação de coágulos no sangue, esteja desidratada ou fique bastante tempo sentada em um ambiente pressurizado, como é o caso da cabine de um avião.

Ainda que poucos, alguns estudos já sugeriram que permanecer muito tempo parado na posição em pé seria mais perigoso para o coração do que passar bastante tempo sentado em uma cadeira.

Um dos possíveis motivos seria a dificuldade de circulação, que explicamos lá em cima, e o aumento da pressão intravenosa. No entanto, é importante frisar que a ideia não é unanimidade e passa longe de ser um consenso.

Tanto que a partir de um ponto de vista ortopédico, permanecer sentado pode ser pior porque pode ocorrer um encurtamento muscular, alteração de postura e até mesmo hérnia de disco. Assim, recomenda-se equilibrar melhor o tempo que se passa em pé e o tempo que se passa sentado.

O que fazer se preciso passar muito tempo em pé?

Alongamento
Os alongamentos são úteis para quem precisa passar muito tempo em pé

Diante disso tudo, a mensagem que fica é que passar muito tempo parado em uma única posição realmente pode ser prejudicial. Então, o que fazer se o trabalho exige isso?

O ideal é intercalar as posições, procurando se mexer de tempos em tempos, mesmo sem sair do lugar. Por exemplo, você pode contrair os músculos, dobrar os joelhos e flexionar os pés. Se possível, encaixe uma caminhada rápida no dia a dia, que será ainda melhor.

Incluir na rotina a prática de exercícios físicos que fortalecem a musculatura também é importante. Como ficar em pé exige um aumento no esforço físico, os problemas relacionados à posição podem se agravar em pessoas sedentárias.

Outras estratégias que ajudam quem precisa passar muito tempo em pé são: manter-se hidratado, calçar sapatos confortáveis e fazer alongamentos.

Fontes e referências adicionais

Você precisa passar muito tempo em pé no seu dia a dia? Já teve problemas de saúde por conta disso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário