Causas do inchaço nas pernas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 27/08/2021

O inchaço nas pernas é bastante comum e geralmente não indica algo grave. Porém, é preciso estar alerta às suas possíveis causas para evitar complicações de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Ficar muito tempo em pé ou caminhar por longas horas podem ser o motivo do inchaço. Nesses casos, o repouso é suficiente para aliviar as pernas inchadas.

Mas, quando o inchaço vem acompanhado por outros sinais importantes como dor ou formigamento nas pernas, o ideal é consultar um médico para avaliar o que pode ser e o que fazer para tratar o desconforto.

Causas do inchaço nas pernas

Os principais causadores do inchaço nas pernas são a má circulação sanguínea e a retenção de líquidos, mas existem outros problemas que podem causar esse problema nos membros inferiores do corpo. Veja quais são e o que fazer.

Lesões

mulher com perna machucada

Sofrer uma queda ou uma torção pode causar inchaço local. Um passo em falso ou um movimento errado durante um exercício físico é suficiente para gerar uma lesão.

Além do inchaço, é possível observar outros sinais como a dor e a mobilidade reduzida.

O que fazer

Nesse caso, é preciso ir ao médico para avaliar o grau da lesão e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de remédios e a imobilização do membro afetado.

Infecção

Uma infecção nos pés, tornozelos ou pernas pode causar inchaço. Aliás, o risco de desenvolver infecção nos membros inferiores é maior em diabéticos, já que neles a sensibilidade nesta área é menor. Por isso, qualquer corte ou machucado despercebido pode progredir para uma infecção mais séria.

O que fazer

Infecções bacterianas devem ser tratadas com antibióticos prescritos por um médico. Por isso, uma visita ao médico é indispensável.

Insuficiência venosa

As veias das pernas contêm válvulas que impedem que o sangue volte para trás. Isso é fundamental para conduzir o sangue para cima, de volta ao coração.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, em um quadro de insuficiência venosa, as válvulas não funcionam corretamente e isso reduz a quantidade de sangue que volta para o coração. O acúmulo de sangue nas pernas e nos pés pode causar o inchaço. Além disso, a insuficiência venosa também pode causar mudanças na cor da pele, úlceras e infecção.

O que fazer

O tratamento da insuficiência venosa consiste em técnicas para estimular a boa circulação do sangue. Isso pode ser feito com o uso de meias de compressão, prática de atividades físicas e também elevação das pernas para forçar o sangue a circular.

Além disso, evitar cruzar as pernas também melhora a circulação. Porém, se nada disso funcionar, é importante tratar a condição com medicamentos prescritos por um médico.

Problemas articulares

problemas nas articulações

Qualquer doença que afete a circulação sanguínea pode causar inchaço nas pernas. É o caso de doenças como a artrite reumatoide, a bursite do joelho, a osteoartrite e a gota.

Em todos os casos, a inflamação nas articulações prejudicam o fluxo sanguíneo, causando retenção de fluidos nas pernas e nos pés.

O que fazer

Inflamações nas articulações geralmente são tratadas com corticosteróides e outros remédios indicados por um médico. Os exercícios para artrite também podem ajudar a fortalecer as estruturas ao redor das articulações, reduzindo a inflamação e o inchaço.

Linfedema

O linfedema ocorre quando há o acúmulo de um líquido em um local do corpo, causando inchaço.

Geralmente, ele se forma quando ocorrem danos nos linfonodos (ou gânglios linfáticos). A saber, a função deles é justamente remover os fluidos em excesso do corpo. Assim, na falta dos linfonodos, os líquidos não são eliminados e pode surgir um edema na perna.

  Continua Depois da Publicidade  

O que fazer

O linfedema geralmente melhora com algumas medidas simples como a prática regular de exercícios físicos que ajudam na drenagem linfática. Além disso, é possível massagear o local e usar meias de compressão para aliviar o inchaço.

Coágulo sanguíneo

Um coágulo sanguíneo pode ser a causa do inchaço nas pernas. Os coágulos superficiais são menos preocupantes, mas quando eles atingem as veias profundas, é muito importante receber atendimento médico. Isso porque o quadro pode evoluir para a trombose venosa profunda, condição em que o fluxo de sangue para órgãos, como o coração e os pulmões, pode ser interrompido ou prejudicado.

O que fazer

Ir ao médico é essencial para tratar um coágulo sanguíneo. Geralmente, ele é tratado com anticoagulantes recomendados por um médico

Doença renal

Os rins desempenham um papel fundamental na regulação da quantidade de água no corpo, na manutenção dos sais minerais e também na filtração do sangue.

Em casos de doença renal, essas funções são comprometidas causando a retenção de líquidos e resíduos no corpo. Isso leva a inchaços nas pernas e nos pés além de outros sintomas como:

  • Sangue ou proteína na urina;
  • Pressão alta;
  • Micção mais frequente;
  • Inchaço ao redor dos olhos.

O que fazer

Qualquer problema nos rins deve ser avaliado por um médico, pois a causa pode ser um cálculo renal, uma infecção ou até mesmo outras doenças como a hipertensão ou diabetes. Por isso, o ideal é ir ao médico para saber o que está causando a disfunção renal para então iniciar o tratamento.

Doença hepática

problema no fígado

O fígado é responsável por produzir albumina, uma proteína que evita que os fluidos saiam dos vasos sanguíneos e atinjam os tecidos ao redor.

Assim, se o fígado não está bem, não há produção suficiente de albumina e isso pode resultar no acúmulo de líquidos nas pernas.

O que fazer

Para aliviar o inchaço, é importante tratar a doença hepática. Normalmente, o médico indica diuréticos e sugere alterações na dieta que visam a redução do consumo de sal.

Uso de medicamentos

Por último, o uso de certos remédios pode causar inchaço como um de seus efeitos colaterais. Muitos medicamentos podem causar esse efeito indesejado, mas os principais são:

  • Corticóides;
  • Remédios com estrogênio;
  • Antidepressivos;
  • Remédios para diabéticos;
  • Bloqueadores de canais de cálcio;
  • Anti-inflamatórios não esteroides.

O que fazer

Neste caso, a solução é reduzir a dose do medicamento ou substituí-lo por um remédio similar que não cause inchaço. Mas é claro, só faça essas mudanças com orientação médica..

Outras causas

Certamente, existem muitas outras condições que podem deixar suas pernas inchadas. Alguns exemplos são:

  • Pericardite;
  • Gravidez;
  • Mudanças hormonais.
  • Permanência na mesma posição por muito tempo;
  • Excesso de peso;
  • Pré-eclâmpsia.

Tratamento caseiro 

Há algumas medidas caseiras que ajudam a aliviar o inchaço, como por exemplo:

  • Descansar, de preferência mantendo as pernas elevadas em uma cadeira ou almofadas;
  • Usar uma faixa ou meia de compressão;
  • Aplicar gelo para reduzir o inchaço em caso de lesão;
  • Se movimentar para estimular a circulação sanguínea.

Além disso, é recomendado praticar exercícios físicos regularmente e moderar a ingestão de sal na dieta, que contribui para a retenção de líquidos e para o inchaço nos membros inferiores.

Fontes e referências adicionais

Você já sentiu inchaço nas pernas? Como fez para aliviar o desconforto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário