Pedra na bexiga demora para sair?

publicado em

A dúvida se a pedra na bexiga demora para sair certamente é uma das mais urgentes para quem foi diagnosticado com o problema ou descobriu que alguém da sua família está com a condição.

Chamadas também de cálculo vesical ou cálculo na bexiga, a pedra na bexiga é um problema caracterizado pela presença de massas duras de minerais na bexiga. 

Elas podem se desenvolver quando a bexiga de uma pessoa não se esvazia completamente, o que faz com que a urina fique concentrada. Uma vez concentrada, a urina pode cristalizar e dar origem às pedras.

Infecções podem levar à formação de cálculos vesicais. Da mesma forma, os cálculos na bexiga podem ter relação com condições preexistentes, que afetam a capacidade da bexiga para segurar, armazenar ou eliminar urina, podendo resultar na formação de pedra na bexiga.

Além disso, a presença de materiais estranhos na bexiga tende a causar cálculos na bexiga. As possíveis causas do problema incluem próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna), danos nos nervos (bexiga neurogênica), inflamação na bexiga e cálculo renal.

Adicionalmente, dispositivos médicos, como cateter de bexiga ou tubos finos introduzidos pela uretra para ajudar a urina a drenar da bexiga, podem causar cálculos vesicais. 

Da mesma forma, o procedimento de aumento da bexiga e condições como divertículos na bexiga, cistocele (bexiga baixa) e desidratação estão entre os fatores que podem aumentar o risco de ter pedras na bexiga.

Por falar em fatores de risco, indivíduos do sexo masculino, especialmente acima dos 50 anos de idade, apresentam maior propensão de desenvolver cálculos na bexiga.

Dor na bexiga
Homens acima dos 50 anos de idade apresentam maior propensão de desenvolver cálculos na bexiga

A pedra na bexiga demora para sair?

É fundamental que o problema seja acompanhado de perto pelo médico, até porque se não forem tratados, os cálculos vesicais podem gerar complicações, como infecções bacterianas de repetição do trato urinário e problemas crônicos na bexiga, como dor, urina frequente e bloqueio do fluxo de urina.

Adicionalmente, uma pedra na bexiga não tratada adequadamente pode resultar em infecções mais graves, que podem progredir para uma urosepse, ou seja, uma condição aguda de uma infecção sistêmica no sangue. O problema pode atingir especialmente os pacientes com baixa imunidade.

Outra complicação que pode se desenvolver é o enrijecimento da bexiga, que acontece quando ela abriga uma pedra muito grande ao longo de bastante tempo.

Pedras pequenas na bexiga podem sair sem tratamento, entretanto, em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos ou a realização de uma cirurgia. Assim, o tempo que uma pedra na bexiga demora para sair pode variar conforme o tipo de pedra e o tipo de tratamento que esse cálculo exige.

No caso de uma pedra pequena, consumir bastante água pode ajudar a fazer o cálculo sair naturalmente. Entretanto, como o cálculo vesical é frequentemente causado pela dificuldade de esvaziar a bexiga por completo, uma ingestão extra de água pode não ser o suficiente para eliminar a pedra.

Além de ser muito raro que uma pessoa consiga dissolver uma pedra na bexiga, o processo pode demorar um bom tempo e aquilo que ajuda a dissolver o cálculo rapidamente depende dos materiais que compõem a pedra em questão.

Na maioria dos casos, as pedras na bexiga podem precisar ser removidas. Uma das formas de fazer isso envolve quebrar os cálculos. No procedimento, o paciente recebe um medicamento anestésico ou anestesia geral e, então, um pequeno tubo com uma câmera é introduzido na bexiga para permitir a visualização da pedra.

A partir daí, um laser, ultrassom ou outro dispositivo quebra a pedra em pedaços menores e os elimina da bexiga.

Já quando os cálculos são maiores, grandes ou muito duros para serem quebrados, o médico pode indicar a remoção cirúrgica das pedras na bexiga, na qual o urologista usa um bisturi para fazer um pequeno corte ou incisão no abdômen e remover a pedra.

Além disso, se elas forem resultado de uma obstrução da saída da bexiga ou de um aumento da próstata, esses problemas precisarão ser tratados ao mesmo tempo em que os cálculos vesicais, geralmente por meio de cirurgia.

Estima-se que a maioria das pessoas se recupere em uma a duas semanas após a realização de um procedimento menos invasivo ou de uma cirurgia para remoção de pedras na bexiga.

Sintomas da pedra na bexiga

Dor na bexiga
Uma pedra na bexiga pode provocar dor ao urinar, sangue na urina e infecções no trato urinário

Em alguns casos, as pedras na bexiga, mesmo os cálculos maiores, não provocam problemas. Entretanto, se uma pedra irrita a parede da bexiga ou bloqueia o fluxo da urina pode haver dor abdominal inferior e outros sintomas, como:

  • Dor ao urinar, especialmente no final da micção
  • Aumento da frequência urinária, principalmente à noite
  • Dificuldade para urinar
  • Urina que sai em fluxos mais curtos ou é interrompida sem a intenção do paciente
  • Sangue na urina
  • Urina turva ou de coloração incomumente escura
  • Dor no pênis ou ao redor, em homens
  • Febre
  • Mal-estar
  • Infecções do trato urinário

Ao experimentar esses sintomas e desconfiar que pode estar com pedra na bexiga é fundamental procurar ajuda médica para saber como proceder e receber o tratamento adequado rapidamente, evitando assim as possíveis complicações dos cálculos vesicais.

Fontes e referências adicionais

Você já teve uma pedra na bexiga? Conseguiu expelir? Como foi o tratamento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário