Polenta Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 15/01/2020

A polenta é conhecida como um prato típico da culinária italiana, que tem uma boa aceitação em outros países, inclusive no Brasil. Veja a seguir se polenta tem carboidrato e glúten nas suas diferentes variações e tipos de preparo, informação que é importante principalmente para quem segue uma dieta low carb.

Afinal, quem nunca saboreou uma polenta como acompanhamento no almoço ou no jantar? Feita à base de farinha de milho (fubá), a receita pode ser servida mole, dura, grelhada, frita ou aparecer acompanhada por molhos ou outros ingredientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Aproveite para entender se comer polenta engorda, baseado em suas calorias e nutrientes, e veja também se farinha de milho tem glúten, faz mal e é low carb.

Será que a polenta tem carboidrato?

Quem gosta de saborear as receitas de polenta, mas segue uma dieta com diminuição ou restrição na ingestão de carboidratos, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de estimular o emagrecimento, pode se preocupar se a polenta tem carboidrato.

Bem, para sabermos isso, precisamos analisar ingredientes que são utilizados no seu preparo, não é mesmo?

Conforme já vimos acima, a base de uma receita simples de polenta é a farinha de milho ou fubá, um produto que tem uma quantidade expressiva de carboidratos em sua composição.

Por exemplo, uma porção de 50 g ou ½ xícara de fubá da marca Yoki contém 41 g de carboidratos.

No entanto, qual será o teor de carboidratos que diferentes tipos e porções de polenta podem apresentar? É justamente isso o que você confere na lista a seguir:

1. Polenta cozida (genérica)

  • 30 g: aproximadamente 12 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 40 g de carboidratos;
  • 1 xícara: aproximadamente 96 g de carboidratos.

2. Polenta frita (genérica)

  • 30 g: aproximadamente 9,5 g de carboidratos;
  • 1 tira ou fatia de aproximadamente 50 g: 16,24 g de carboidratos;
  • 100 g: 31,85 g de carboidratos.

3. Polenta no forno ou fervida (genérica)

  • 1 tira ou fatia: 9,23 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 18 g de carboidratos;
  • 1 xícara (cozida): 43,45 g de carboidratos.

4. Polenta pronta da marca Yoki

  • 100 g: 16 g de carboidratos;
  • 200 g ou três fatias: 32 g de carboidratos.

5. Polenta cremosa tradicional da marca CaldoBom

  • 30 g: 18 g de carboidratos;
  • ½ xícara ou 50 g: 30 g de carboidratos;
  • 100 g: 60 g de carboidratos.

6. Polenta palito da marca Excelsior

  • 6 palitos ou 85 g: 21 g de carboidratos.

7. Polenta tolete da marca Pratigel

  • 3 unidades ou 85 g: 13 g de carboidratos.

8. Polenta congelada da marca Canção

  • 1 porção de 85 g: 13 g de carboidratos.

9. Polenta palito da marca D’aucy

  • 1 xícara ou 85 g: 18 g de carboidratos.

10. Polenta com molho de carne (genérica)

  • 1 colher de sopa cheia: 2,84 g de carboidratos;
  • 1 colher de arroz cheia: 4,87 g de carboidratos;
  • 1 pedaço pequeno: 8,11 g de carboidratos;
  • 1 pedaço médio: 12,17 g de carboidratos;
  • 1 pedaço grande: 16,22 g de carboidratos;
  • 1 prato raso: 24,33 g de carboidratos
  • 1 prato fundo: 40,55 g de carboidratos.

Atenção

Como cada marca de fubá pode apresentar uma quantidade de carboidratos diferente da outra, cada receita de polenta também poderá ter uma quantia diferente do nutriente em relação à outra, dependendo da marca escolhida do ingrediente.

Também deve-se considerar que o acréscimo de outros ingredientes na preparação irá alterar o teor total de carboidratos do prato.

  Continua Depois da Publicidade  

A polenta tem tem glúten?

Agora que já vimos se a polenta tem carboidrato e qual pode ser a quantidade do nutriente encontrada no prato, será que o alimento também possui o glúten em sua composição? Ou essa receita pode ser classificada como livre de glúten?

Enquanto a substância precisa ser excluída da dieta de quem sofre com condições como a doença celíaca e intolerância ou sensibilidade ao glúten, outras escolhem retirar a proteína da alimentação mesmo sem ter esses problemas.

Uma receita tradicional e simples de polenta é feita com água, sal e farinha de milho (fubá). Como sabemos, a água e o sal não possuem glúten, mas e quanto ao fubá?

Pois bem, o fubá não contém o glúten em sua composição e, inclusive, é um dos alimentos livres da substância que podem ser utilizados para substituir a farinha de trigo, ingrediente presente em muitas receitas e que é composto pelo glúten.

Entretanto, quando outros ingredientes além da água, do sal e do fubá são adicionados a uma receita de polenta, é preciso certificar-se de que eles não tenham glúten para que o prato final também seja livre e glúten.

Para ter essa certeza, a dica é analisar bem a embalagem dos ingredientes que serão usados na preparação, procurando se ela não informa sobre a presença ou a possibilidade da presença do glúten no produto.

Vale a pena fazer isso até mesmo com o fubá para checar se não há o risco de ter ocorrido uma contaminação cruzada com o glúten, que pode ocorrer quando um produto sem a substância é fabricado, processado, embalado ou transportado no mesmo ambiente, equipamento ou veículo que um produto com glúten.

Vídeo:

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que polenta tem carboidrato? E quanto ao glúten? Consome com frequência em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário