Posso Tomar Suco de Couve Todos os Dias em Jejum?

Especialista:
atualizado em 14/08/2020

Descubra se tomar suco de couve todos os dias em jejum faz mal ou se não há problemas em incluir a bebida na sua rotina de dieta.

Não é difícil encontrar sugestões de receitas de bebidas para serem tomadas em jejum, logo pela manhã, que prometem melhorar a saúde ou auxiliar o emagrecimento.

O suco de couve pode ser uma dessas preparações. O argumento é que ao consumir a bebida em jejum pela manhã, o organismo absorve melhor os nutrientes da preparação.

Mas será que não pode fazer mal ingerir o suco de couve muito regularmente?

Posso tomar suco de couve todos os dias em jejum?

A couve é considerada um alimento saudável e nutritivo. Em uma xícara ou 76 gramas de couve encontramos uma série de compostos importantes para o funcionamento do organismo como fibras, manganês, cálcio, cobre, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e antioxidantes.

couve flor

Então, teoricamente, tomar uma bebida à base de couve todos os dias não teria problema, certo? A realidade é que seguir à risca a ideia de tomar suco de couve todos os dias em jejum pode não ser algo tão inofensivo.

A couve e seus efeitos na tireoide

Por exemplo, se utilizada de maneira inapropriada, a couve pode ser prejudicial para as pessoas que sofrem com problemas na tireoide.

Alimentos como couve, bok choy, couve-flor e espinafre são ricos em glucosinolatos, que formam a goitrina, um composto associado com o hipotireoidismo.

Além disso, a versão crua da couve ainda apresenta ação bociogênica. Isso significa que ela interfere na absorção de iodo, um mineral fundamental para a produção dos hormônios tireoidianos.

A substância chamada tiocianato, encontrada na composição da couve, compete com o iodo no organismo e diminui a absorção do mineral.

Pesquisas

Uma pesquisa divulgada na publicação Human & Experimental Toxicology avaliou o impacto sobre a tireoide do consumo de 150 g de couve-de-Bruxelas cozida ao longo de quatro semanas. Não foram identificadas alterações na liberação de hormônios por parte da glândula.

Isso sugere que o cozimento da couve parece conseguir diminuir o efeito das substâncias que atuam na tireoide.

Outro estudo, divulgado no The New England Journal of Medicine, apresentou o caso de uma mulher de 88 anos de idade que comia entre 1 kg a 1,5 kg de couve-china diariamente para melhorar sua diabetes.

Ela desenvolveu hipotireoidismo agudo e coma após meses de ingestão excessiva do alimento.

Portanto, se você já foi diagnosticado com hipotireoidismo, questione ao seu médico como pode ser o seu consumo de couve e os cuidados que você precisa ter em relação a ela.

Interação com medicamentos anticoagulantes

Outro risco que pode estar associado ao hábito de tomar suco de couve todos os dias em jejum são as possíveis interações com determinados medicamentos.

Isso porque teor de vitamina K presente em uma bebida à base de couve e espinafre pode ser potencialmente fatal para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes como a varfarina.

Estes medicamentos costumam ser indicados depois de um acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa profunda ou outros problemas circulatórios.

A quantidade de vitamina K encontrada na couve e outros ingredientes que costumam ser adicionados aos sucos verdes pode diminuir a atividade anticoagulante desses medicamentos.

Então caso você tenha recebido a prescrição médica para usar anticoagulantes, consulte como deverá ser a sua ingestão de couve e outros alimentos com vitamina K e não arrisque a sua saúde.

Problemas nos rins

Os sucos de frutas e vegetais ricos em potássio como a couve devem ser consumidos com parcimônia por quem sofre com problemas nos rins.

Uma porção correspondente a quatro xícaras e meia de couve picada pode ser letal para quem tem rins enfraquecidos em decorrência de pressão alta, infecção severa, próstata aumentada, complicações gestacionais ou do uso de determinados medicamentos.

Mas por que isso acontece? Em pessoas saudáveis, os rins geralmente excretam o excesso de potássio.

Entretanto, quando o indivíduo teve os seus rins comprometidos, o potássio se concentra no sangue, aumentando o risco de desenvolvimento de ataque no coração ou AVC, segundo a Fundação Nacional dos Rins dos Estados Unidos.

Então caso apresente algum tipo de problema nos rins, esclareça com o médico todos os cuidados em relação ao consumo de potássio para evitar perigos.

E se experimentar sintomas como de uma sobrecarga de potássio como fraqueza, dormência ou formigamento, o médico deverá ser imediatamente acionado.

Sintomas como diarreia e dor no peito também podem ser indício de um quadro de hipercalemia (níveis elevados de potássio no sangue).

Atenção

Ao responder se podemos tomar suco de couve todos os dias em jejum, apresentamos alguns riscos que já foram associados ao consumo excessivo do alimento. Observe que a chave aqui é o consumo excessivo.

Isso quer dizer que, embora o exagero possa trazer problemas para determinados grupos de pessoas, isso não significa que o consumo normal da couve cozida, sem excessos e por quem não tem tais condições que saúde, será perigoso.

Pelo contrário, o alimento é reconhecidamente saudável ao ser atrelado a uma dieta saudável e equilibrada, com diversidade de alimentos nutritivos. Aproveite para conhecer todos os benefícios da couve.

Portanto, se você tem desejo de tomar suco de couve todos os dias em jejum por algum motivo, consulte um médico ou nutricionista para saber se a bebida realmente pode ajudar e em que quantidade e frequência .

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se pode tomar suco de couve todo dia? Já pensou em consumir a bebida por algum motivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Posso Tomar Suco de Couve Todos os Dias em Jejum?”

  1. Bom dia! Eu estou ingerindo há uma semana. As dores no estômago pararam e o inchaço diminuiu muito, os arrotos também e não tive nenhuma queimação. Perguntei porque estou enjoada de fazer todos os dias!