Puerpério: o que é e dicas para lidar com o pós-parto

Especialista da área:
atualizado em 11/03/2021

Você sabe o que acontece com a mulher após ter um bebê? Fique sabendo sobre o que é o puerpério e confira dicas para lidar com o pós-parto e seus desafios.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando você se torna mãe, você geralmente passa muito tempo imersa nos preparativos para a chegada do bebê. Mas você já parou para pensar que o seu corpo e a sua mente também precisam de cuidados?

Aliás, aproveite para conferir como deve ser a alimentação pós-parto para garantir os nutrientes certos nessa etapa da vida.

Pois é, o período pós-parto é sem dúvidas um momento de muita alegria, mas também cheio de desafios.

Além de cuidar de uma nova vida, você também precisa se recuperar do parto e lidar com a montanha-russa de emoções que surgem com a chegada de um filho.

Entenda melhor sobre como se cuidar mais durante o puerpério e ter uma boa qualidade de vida, mesmo com um recém-nascido em casa.

Puerpério – O que é

O puerpério é o nome dado ao período pós-parto que compreende as primeiras 6 semanas depois do parto.

Algumas pessoas conhecem o puerpério como a famosa quarentena (ou resguardo) que engloba os primeiros 45 dias depois do nascimento do bebê. Porém, em algumas mulheres o puerpério pode se estender até 60 dias.

Em geral, os médicos classificam o puerpério em várias fases, que são o puerpério:

  • Imediato 1º ao 10º dia;
  • Tardio 11º ao 42º dia;
  • Remoto: a partir do 43º dia até o 60º.

Esse é um período cheio de emoções intensas, adaptações e de recuperação do seu corpo que acabou de dar à luz!

  Continua Depois da Publicidade  

Além de ter que lidar com a nova vida que acabou de chegar, a mulher sofre uma queda brusca na produção hormonal que pode mexer com as emoções. Além disso, os órgãos internos começam a voltar para o estado anterior à gestação.

De fato, tudo isso pode gerar muito estresse e cansaço.

Mudanças no corpo após o parto

barriga pós-parto

Depois do parto – seja ele um parto normal ou uma cesariana – uma série de mudanças corporais começam a acontecer:

  • Útero começa a contrair;
  • Começa a produção e descida do leite materno;
  • As mamas ficam mais duras e podem ficar doloridas por causa da amamentação;
  • Barriga fica inchada por vários dias ou semanas.

Além disso, pode acontecer sangramento pós-parto, suor excessivo, corrimento vaginal, constipação, dor pélvica; incontinência urinária e alterações no assoalho pélvico.

Todas essas mudanças geram desconforto e insegurança. E, como se não bastasse, surgem também os desafios emocionais.

Mudanças emocionais

Além das mudanças hormonais, outros desafios da maternidade podem causar sentimentos confusos e difíceis de lidar.

Dentre os fatores que podem afetar as emoções incluem:

  • Privação de sono;
  • Falta de tempo para si;
  • Insatisfação com o próprio corpo;
  • Choro do bebê;
  • Mudanças na rotina.

Por isso, muitas mães experimentam sintomas desagradáveis durante o puerpério, como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Irritabilidade;
  • Tristeza;
  • Insônia;
  • Choro inexplicável;
  • Inquietação;
  • Mudança de humor.

Lembre-se de que é normal experimentar essas emoções, até por causa das alterações hormonais.

Além disso, a maioria das mães coloca as necessidades do bebê em primeiro lugar – o que pode agravar os sintomas acima. Mas é importante não deixar os cuidados com você mesma durante essa fase.

Como lidar com o pós-parto

mãe com bebê

De fato, cada mulher encara o puerpério de uma forma diferente. Algumas vão enfrentar mais desafios e dificuldades do que outras. Mas, de qualquer forma, as dicas abaixo vão te ajudar a viver esse momento de um modo mais tranquilo.

Descanse e durma

Mesmo que pareça impossível descansar cuidando de um bebê, descanse o máximo que puder. Durma enquanto o seu bebê dorme ou enquanto outra pessoa cuida dele.

Afinal, o seu corpo também precisa de tempo e repouso para se recuperar do parto.

Peça ajuda

Você não vai conseguir dar conta de tudo como fazia antes do bebê chegar. Por isso, não se culpe se algo estiver fora do lugar, se a casa estiver mais suja do que antes ou se não tiver tempo para cozinhar, por exemplo.

Sendo assim, peça ajuda de familiares e amigos para te ajudar nessas tarefas enquanto você e seu bebê se adaptam com a nova rotina da casa.

Coma bem

Siga uma dieta saudável. Além de fazer bem para o seu bebê, comer alimentos saudáveis e nutritivos acelera a recuperação do seu corpo e faz você se sentir bem.

Faça algum exercício

Assim que seu médico permitir, faça exercícios físicos. Se não puder voltar à academia, dedique alguns minutos do seu dia para fazer um alongamento e se movimentar. 

Caminhadas leves com o seu bebê para tomar sol também melhoram o ânimo e fazem muito bem à saúde.

Não deixe de ver as dicas valiosas da nossa nutricionista sobre o que comer no pós-parto para ficar saudável e recuperar a boa forma o quanto antes:

Dicas e alertas importantes sobre o puerpério

Certamente, não é fácil cuidar de um bebê. O seu dia a dia pode ser extremamente exaustivo.

Assim, quando precisar de um tempo para você, não se sinta culpada e peça auxílio para que você consiga relaxar um pouco.

Além disso, é importante evitar o sexo pelo menos no primeiro mês após o parto, pois além da redução da libido, você pode sentir dor e atrapalhar a cicatrização. Veja também os alimentos que prejudicam a cicatrização para evitá-los.

Não se esqueça de se manter bem hidratada, pois isso é muito importante para a produção de leite e também para o seu bem-estar.

Por fim, procure um médico caso esteja se sentindo muito mal, pois isso pode ser um sinal de depressão pós-parto. Sentir-se frustrada e triste em alguns momentos durante o pós-parto é normal. 

Saiba que essa fase é desafiadora, mas ela vai passar. Ainda assim, não hesite em buscar ajuda quando precisar e não deixe de tirar suas dúvidas com um médico de sua confiança sobre qualquer dificuldade que você esteja passando.

Depois que tudo ficar mais calmo, se você deseja emagrecer depois do parto, veja também esse vídeo da nossa nutricionista dando dicas para emagrecer após a gravidez:

Fontes e Referências Adicionais

Você já passou por um puerpério? Se sim, foi uma experiência tranquila ou turbulenta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário