Celulite

Refrigerante Dá Celulite? E Estrias?

Há muitos fatores que podem causar celulite e estrias nas pessoas, principalmente nas mulheres, que são as que mais se incomodam com a condição. Porém, é difícil encontrar alguém que não diga que refrigerante dá celulite e estrias. Veja agora por que o refrigerante causa celulite.

Diferença entre celulite e estrias

A lipodistrofia ginoide, popularmente conhecida como a famosa celulite, tem sido citada como uma alteração dermatológica comum e ocorre principalmente em mulheres adultas, tendendo a aparecer principalmente em torno das coxas e nádegas. Sua presença e gravidade têm sido relacionadas a vários fatores, incluindo biótipo, idade, sexo, alterações circulatórias e, como alguns autores sugeriram, alterações mecânicas como hiperlordose lombar.

Já as estrias se apresentam na pele como listras vermelhas ou roxas. Com o passar do tempo, essas estrias gradualmente vão se tornando brancas ou mais prateadas e geralmente aparecem na parte interna da coxa, axilas, abdômen, seios, nádegas e costas.

Os ingredientes dos refrigerantes que causam celulite

É verdade que o refrigerante dá celulite devido a alguns ingredientes presentes nas bebidas, sendo o principal o açúcar, incluindo glicose, sacarose, frutose, xarope de milho e semelhantes. Porém, a cafeína, os conservantes, aromas artificiais, suco de fruta, sucralose, aspartame, stévia e ácido fosfórico não são tão bons e também ajudam nesse processo.

Já os aromas naturais, extrato de cola e carbonato são inocentes no caso das celulites e estrias, por incrível que pareça.

O que o refrigerante está causando na sua pele

O Dr. Steven Victor, dermatologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York, Estados Unidos, disse à Fox News que em mais de 33 anos de prática ele experimentou os efeitos do refrigerante na pele dos seus pacientes em primeira mão.

“O maior problema do refrigerante é a grande quantidade de açúcar”, disse Vitor. “Os perigos do açúcar para o corpo não são novidade, os cientistas estudam sobre isso há anos. Quando um paciente consome muito açúcar, isso pode ser visto na pele.”

Os resultados da Pesquisa Nacional Sobre Saúde e Nutrição realizada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos descobriram que a principal fonte de adição de açúcar na dieta americana é a bebida. “Eu noto rugas, textura da pele e oleosidade”, disse ele. “Quando você vê alguém que está consumindo muito açúcar, sua pele não fica brilhante ou sedosa e sim flácida e sem brilho.”

O Dr. Vitor disse que o maior problema do consumo de refrigerante é o efeito inflamatório no corpo. “O refrigerante é um fator importante no processo de envelhecimento da pele porque faz com que o corpo produza todos os tipos de produtos inflamatórios”, disse ele. “Eu comparo isso ao Pac-Man andando pelo corpo comendo o tecido bom. A dieta, e especialmente o refrigerante, afeta muito a sua pele.”

Essa inflamação também é uma das causas das celulites e estrias.

Muitos refrigerantes de cola contêm produtos finais avançados, ou AGEs, e um estudo realizado pelo National Institutes of Health determinou que esses AGEs reagem com proteínas, lipídios e ácidos nucleicos em quase todas as células da pele, contribuindo e potencialmente acelerando o envelhecimento da pele.

Além do açúcar e dos AGEs, a cafeína encontrada no refrigerante pode desidratar a pele, enfatizando a aparência de linhas finas e rugas. Além disso, o refrigerante pode fazer com que certas condições da pele se tornem mais problemáticas.

“Se você está bebendo muito refrigerante, está inserindo uma cascata inflamatória em seu corpo, e por isso, se você tem algum problema de pele, o está aumentando, especialmente eczema, pele muito seca, coceira na pele inflamada, acne e especificamente acne cística.”

Os efeitos visíveis do refrigerante na pele podem ser até mesmo comparados aos do tabagismo, já que os efeitos colaterais do açúcar na pele, incluindo ressecamento e diminuição de células da pele, coincidem com os efeitos da nicotina.

“Refrigerantes casam danos à pele assim como fumar”, disse o Dr. Victor. “Assim como o açúcar, a nicotina causa inflamação. Quer você esteja bebendo ou fumando produtos químicos, é difícil para o corpo combatê-los”.

As boas notícias? O especialista disse que é possível reverter as causas do refrigerante na pele. “Cortar as bebidas açucaradas e substituí-las por água definitivamente produz uma mudança visível na sua pele em um curto período de tempo”, disse ele.

Por isso, se você reduzir a quantidade de ingestão de refrigerante, a sua pele ficará melhor e consequentemente isso fará bem para as celulites.

Açúcar: o veneno branco presente nos refrigerantes

Como mencionado acima, o açúcar é a causa número um da celulite, e um dos principais motivos de por que o refrigerante dá celulite. O consumo de açúcar disparou nos últimos anos, em parte devido à ênfase nas dietas com pouca gordura e à subsequente disponibilidade de alimentos com baixo teor de gordura e alto teor de açúcar, e parcialmente devido ao aumento de estresse causado por uma vida mais sedentária.

O açúcar é o inimigo número 1 das suas pernas, pois ele é convertido em gordura – a menos que seja usado imediatamente – e causa envelhecimento e danos na pele através do processo de glicação. Ele também aumenta os níveis de inflamação no corpo (inflamação consequentemente leva ao aumento da viscosidade do sangue e má circulação, bem como fibrose do tecido adiposo, parte da celulite).

O açúcar presente em bolos e doces pode ser ruim, mas o açúcar diluído em água, como nos refrigerantes, é algo que engorda ainda mais devido à absorção muito rápida da mistura e por possuir um índice glicêmico muito alto.

Os itens acima não se aplicam apenas à sacarose (o que é chamado popularmente de açúcar), mas também a todos os outros açúcares isolados, incluindo frutose, xarope de milho rico em frutose, glicose, maltose, etc. Existe uma grande diferença entre os açúcares naturais contidos em uma maçã, por exemplo, para os açúcares isolados e refinados, como é o caso dos refrigerantes.

O açúcar presente na maçã tem efeitos positivos no seu organismo, enquanto que o segundo é prejudicial para a sua saúde e corpo. O açúcar está presente em todas as bebidas com gás, exceto água com gás.

Cafeína: moderação é a chave

A cafeína é um diurético e estimulante bastante conhecido. Devido à sua ação diurética, ela pode inicialmente reduzir a retenção da água, que é um fator muito importante na luta contra a celulite; porém, o uso contínuo e excessivo da cafeína pode levar à tolerância a cafeína nos rins e consequentemente a retenção crônica de água.

A estimulação nervosa da cafeína pode temporariamente aumentar os níveis de energia e, portanto, o consumo de energia e queima de gordura, mas o efeito é de curta duração e a fadiga subsequente levará a um consumo reduzido de energia, e o mais importante, ao desejo de açúcar, atualmente considerado a principal causa de celulite.

Uma quantidade razoável de cafeína (1-3 bebidas por dia) não causará nenhum dano ou aumentará a celulite, enquanto que o consumo excessivo (10 doses diárias de cafeína) causará vários distúrbios à saúde, assim como a celulite.

A cafeína está tipicamente contida em bebidas à base de cola e bebidas energéticas.

Adoçantes: sucralose, aspartame, estévia e celulite

Os adoçantes artificiais (sucralose e aspartame) e o natural (stévia) podem não conter calorias, mas ainda estimulam a secreção de insulina e, eventualmente, contribuem para o aumento da ingestão de calorias.

Inicialmente, você pode ser enganado ao pensar que tinha conseguido sua dose de açúcar necessária, mas quando nenhum açúcar atinge sua corrente sanguínea, você reage sentindo-se mais faminto e consumindo mais calorias até o final do dia.

Em geral, qualquer coisa doce deve ser evitada e usada apenas de vez em quando como um agrado e não como uma automedicação para estresse, depressão e tédio. Doces fazem você temporariamente se sentir melhor apenas para fazer com que se sinta pior logo em seguida por estar com alguns gramas a mais de celulite no processo, e esse é mais um motivo de por que refrigerante dá celulite e estrias.

Carbonatação: refrigerantes e água com gás

O carbonato é um ácido muito fraco que se transforma em dióxido de carbono quando não está sob pressão – ou seja, assim que você abre a garrafa ou lata. O carbonato não aumenta a acidez no corpo quando é quebrado no estômago ou simplesmente evapora. O mesmo não pode ser dito para o fosfato ou ortofosfato encontrado em bebidas à base de cola que deixam um resíduo ácido absorvido pelo organismo. O dióxido de carbono é facilmente removido pela respiração.

O carbono e a água são os únicos ingredientes inocentes em bebidas gasosas. Uma vez que ele é a substância que dá o gás às bebidas gaseificadas, ele está em todos os refrigerantes. Água com gás, que contém apenas água e carbonato, é uma bebida absolutamente inocente e você pode beber quanto quiser, sem problemas, exceto pelo inchaço no estômago que é causado se você exagerar.

Sendo assim, é fato que o refrigerante dá celulite e que causa estrias; por isso, o melhor é evitar para manter uma aparência melhor e saúde em dia.

Referências adicionais:

Você provavelmente já imaginava que refrigerante dá celulite, certo? Tem costume de tomar muito refrigerante? Sofre com estrias e celulite? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*