Nariz entupido

Remédio Caseiro para Nariz Entupido – Melhores e Dicas

A congestão nasal é uma sensação muito ruim e que dificulta a respiração. Apesar do desconforto, não costuma ser nada sério.

No entanto, ter que trabalhar, estudar ou fazer qualquer atividade com o nariz entupido é bem incômodo. Pensando em como facilitar a vida dessas pessoas, listamos as melhores opções de remédio caseiro para nariz entupido e diversas dicas para ajudar a desentupir o nariz facilmente.

Congestão nasal

A congestão nasal pode vir acompanhada de um resfriado ou de uma gripe ou simplesmente surgir devido a fatores externos como exposição à poluição, por exemplo.

As causas são muitas e podem incluir problemas como rinite alérgica, infecções virais e sinusite. Mas, de uma maneira geral, o nariz fica entupido quando ocorre uma inflamação dentro do nariz, fazendo que os tecidos nasais inchem. Esse inchaço prejudica a drenagem do muco acumulado, resultando no nariz entupido.

Independentemente do motivo, existem métodos e soluções caseiras que você pode aplicar para aliviar esse desconforto sem ter que recorrer a medicamentos.

Melhores opções de remédio caseiro para nariz entupido

1. Solução salina

A solução salina é um ótimo remédio caseiro para nariz entupido. Isso mesmo, caseiro. Embora existam sprays salinos à venda nas farmácias, você pode produzir sua própria solução e aplicar nas narinas para lavar a região.

A receita é muito simples e consiste em misturar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 2 colheres de chá de sal em 1 xícara de água previamente fervida. Misture bem e aguarde a água ficar morna para não queimar o nariz. Você deve inclinar levemente a cabeça sobre uma pia e aplicar a solução com o auxílio de uma seringa limpa ou com um pote específico para isso chamado de pote neti.

O procedimento pode ser repetido até 2 vezes ao dia para obtenção de alívio mais rápido.

2. Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto é extraído da arvore de eucalipto e é bastante conhecido por suas propriedades medicinais. Inalar esse óleo pode reduzir a inflamação nasal e facilitar a respiração.

Basta colocar algumas gotas de óleo de eucalipto em um recipiente contendo água bem quente e inalar o vapor que sair dela por alguns minutos.

3. Hidratação

A água é um santo remédio para tudo nessa vida. Durante uma congestão nasal, é importante se manter hidratado, pois quanto mais hidratado você estiver, mais fácil será a passagem do muco pelas vias nasais.

Isso ajuda a aliviar a pressão na face e a desentupir o nariz além de evitar a desidratação e a sensação de garganta seca que pode surgir se você não se hidratar.

3. Sopas e líquidos quentes

Além da água, vale abusar de chás e ensopados quentinhos para aliviar a congestão nasal. A famosa canja de galinha, por exemplo, é um ótimo remédio caseiro para nariz entupido, principalmente se for ingerida bem quentinha para ajudar a drenar o muco preso no nariz.

4. Gargarejo com água salgada

Misture cerca de ½ colher de chá de sal em 1 xícara de água morna. Use essa solução para gargarejo de 1 a 4 vezes ao dia. Esse remédio caseiro para nariz entupido ajuda a umedecer as vias nasais e a garganta, facilitando a drenagem do muco.

5. Vapor

A inalação de uma bebida quente ou simplesmente de vapor de água pode ajudar a reduzir o muco e a facilitar a drenagem através do nariz. Você pode, por exemplo, aquecer uma panela com água, cobrir a cabeça com uma toalha e se inclinar com cuidado para inspirar o vapor quente.

É possível fazer isso de 3 a 4 vezes por dia com cuidado para não se queimar.

Outras dicas para desentupir o nariz

– Tome um banho quente

Tomar um banho quente pode ajudar a reduzir a congestão nasal. O vapor da água facilita a drenagem do muco e melhora a respiração para obter um alívio ao menos temporário.

– Use uma compressa quente

Aplicar uma compressa quente sobre o nariz pode ajudar a diminuir a sensação de nariz entupido. Você pode usar uma toalha embebida em água quente, por exemplo, e aplicar no rosto por alguns minutos. Só tome cuidado para não se queimar.

– Utilize um umidificador

Manter o ambiente umidificado é importante para deixar o muco mais fino, facilitando a eliminação do mesmo pelo nariz. Além disso, um ambiente úmido ajuda a reduzir a inflamação nas membranas mucosas dentro do nariz.

Só é importante ficar atento à limpeza do umidificador utilizado para evitar a proliferação de bactérias.

– Mantenha uma dieta rica em nutrientes

Ingerir alimentos nutritivos é essencial para manter a saúde e afastar sintomas indesejados como o nariz entupido. Vale a pena investir em alimentos ricos em vitamina C que ajudam a reduzir a congestão.

– Durma com a cabeça elevada

Manter a cabeça levemente elevada com um travesseiro extra pode facilitar a limpeza das passagens nasais, aliviando a congestão nasal no dia seguinte.

– Descanse

O descanso é essencial para combater qualquer condição de saúde e com o nariz entupido não é diferente. Mesmo na correria do dia a dia, encontre um tempinho para tomar um banho relaxante e descansar. Pode ser tudo que seu corpo precisa para combater a inflamação.

Outros métodos

Embora não existam evidências científicas que comprovem a eficácia dos métodos abaixo, há relatos de que eles podem ser opções de remédio caseiro par nariz entupido:

  • Alho: estudos indicam que o alho tem propriedades antibacterianas e antifúngicas além de conter nutrientes como vitamina C que fortalecem o sistema imunológico, o que pode ajudar a reduzir a congestão nasal associada a infecções virais ou bacterianas. Para quem não gosta do sabor do alho, basta respirar um pouco de vapor de alho. É só fatiar alguns dentes de alho e inseri-los em uma pequena panela com água e aquecer.
  • Rabanete: algumas pessoas afirmam que ingerir rabanete ajuda a limpar as passagens nasais.
  • Cebola: a cebola contém muitos nutrientes e minerais que podem ajudar a tratar o nariz entupido. O simples ato de cheirar uma cebola descascada por alguns minutos pode ajudar a limpar as vias nasais, facilitando a respiração.
  • Chá de gengibre: o gengibre apresenta propriedades anti-inflamatórias e vários nutrientes que podem ajudar a aliviar a congestão nasal. Uma compressa quente com a solução também pode ajudar.
  • Pimenta caiena: a capsaicina encontrada na pimenta caiena ajuda a drenar o muco e a abrir as passagens nasais. Isso facilita a respiração e alivia a congestão. É possível usar a pimenta nos próprios alimentos ou adicionar ¼ de colher de chá em 1 xícara de água fervida para inalar os vapores.
  • Chá de hortelã: o mentol presente na hortelã parece ser o responsável pelo alívio. Ele apresenta um efeito descongestionante e que ajuda a afinar o muco presente no nariz.
  • Massagem facial: massagear suavemente o rosto com as pontas dos dedos pode ajudar a eliminar o muco acumulado no nariz.
  • Vinagre de maçã: há relatos de que ingerir um copo de água contendo 1 colher de chá de vinagre de maçã ajuda a aliviar a congestão nasal.

Quando procurar um médico

Sempre que outros sintomas forem observados, é importante procurar um profissional. Atenção especial deve ser dada a sintomas como febre, dor no ouvido, dor facial, dor de cabeça, presença de muco esverdeado, tosse e aperto no peito. Tais sintomas podem indicar uma condição mais séria de saúde como uma sinusite crônica ou uma infecção bacteriana.

Além disso, se o nariz entupido persistir por mais de 10 dias mesmo após buscar alívio em casa, pode ser necessário o uso de medicamentos prescritos como descongestionantes nasais ou antialérgicos, por exemplo.

Os remédios caseiros são uma forma de aliviar sintomas leves de um modo natural sem o risco de efeitos colaterais, mas sintomas persistentes nunca devem ser ignorados e o médico deve ser consultado sempre que necessário.

Referências adicionais:

Você já tem costume de utilizar algum remédio caseiro para nariz entupido? Tem mais alguma dica para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*