Ritmoneuran funciona? Emagrece? Para que serve, efeitos colaterais e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 28/04/2022

Com o dia a dia cada vez mais agitado, medicamentos como o Ritmoneuran se tornaram algo muito comum, mas você saberia dizer se ele funciona ou para que ele serve?

Esse fitoterápico, muito usado como um calmante leve, tem ganhado destaque nas prateleiras das farmácias, pelos benefícios que pode trazer para o tratamento de algumas condições de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer melhor o medicamento Ritmoneuran e seus efeitos no organismo, além de descobrir se ele engorda ou emagrece.

Importante: As informações contidas neste site tem um caráter meramente informativo, e não substituem a orientação de um profissional. Por isso, é recomendável consultar o médico sempre que sentir necessidade ou que apresentar sintomas fora da normalidade.

Veja também: Chá calmante – 15 melhores, como fazer e dicas

O que é o Ritmoneuran?

Passiflora
A passiflora incarnata é o princípio ativo do Ritmoneuran

O Ritmoneuran é um medicamento fitoterápico feito a partir do extrato seco de Passiflora incarnata, ou maracujá.

Assim, como possui efeitos sedativos hipnóticos, ele é usado para tratar problemas como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Irritabilidade
  • Agitação nervosa
  • Insônia
  • Desordens de ansiedade

Além disso, ele também ajuda no tratamento de problemas relacionados ao estresse em algumas pessoas, quando a gravidade do quadro é leve ou moderada.

E então, Ritmoneuran funciona? 

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, a Passiflora incarnata, que é o princípio ativo do medicamento, reduz a atividade do sistema nervoso central através de um composto químico conhecido como ácido gama-aminobutírico (GABA).

Essa redução da atividade cerebral causa, então, a sensação de relaxamento que se pode notar com o uso do medicamento.

Assim, o Ritmoneuran pode ser benéfico para casos relacionados ao estresse, angústia, ansiedade, agitação nervosa e irritabilidade, que, como acabamos de ver, são as situações para as quais o produto é indicado.

E, de forma semelhante, a Passiflora incarnata pode auxiliar também no tratamento de problemas como a ansiedade e a insônia.

Veja também: Suplemento GABA – Para que serve e como funciona.

  Continua Depois da Publicidade  

Ritmoneuran emagrece ou engorda?

Como não possui calorias e não tem efeito no apetite, o Ritmoneuran não afeta diretamente o peso, ou seja, não engorda ou emagrece.

Entretanto, existem casos de pessoas que aumentam a ingestão de alimentos quando estão sob muito estresse ou ansiosas, e por isso o uso do medicamento pode ajudar a reduzir a quantidade de calorias consumidas durante o dia.

Esse efeito se deve às propriedades calmantes do fitoterápico, que, quando aliado a algumas mudanças de estilo de vida, é excelente para reduzir o estresse do dia a dia.

No entanto, o Ritmoneuran não deve ser usado como medicamento para emagrecer, uma vez que pode causar alguns efeitos colaterais, como veremos mais adiante.

Veja também: Ansiedade engorda ou emagrece?

Ritmoneuran dá sono?

A Passiflora, ou maracujá, é um vegetal com efeito sedativo comprovado por diversos testes, o que nos permite afirmar que o Ritmoneuran dá sono.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, a intensidade desse efeito pode variar de acordo com as características pessoais de cada um.

Efeitos colaterais do Ritmoneuran 

Apesar de ser bastante seguro, quando usado corretamente, o Ritmoneuran pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Náusea
  • Vômitos
  • Dor de cabeça
  • Mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos
  • Sedação prolongada, principalmente com o uso de doses altas.

Assim, caso venha a experimentar um ou mais dos efeitos colaterais mencionados acima, a recomendação é que você procure a orientação de um médico, para saber como proceder.

Contraindicações e cuidado com Ritmoneuran 

Assim como outros medicamentos com efeitos sedativos, o Ritmoneuran não deve ser usado junto a bebidas alcoólicas, uma vez que pode causar sedação excessiva.

Além disso, o medicamento não deve ser usado por alguns grupos de pessoas, como:

  • Alérgicos a qualquer um dos componentes da fórmula.
  • Crianças com menos de 12 anos, devido à falta de testes nessa faixa etária.
  • Pessoas que utilizam outros medicamentos com efeito calmante, uma vez que eles podem potencializar o efeito um do outro, causando sonolência excessiva.

Por fim, mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem consultar um médico antes de iniciar o uso do Ritmoneuran.

Como tomar?

Cápsulas
O médico será o responsável por indicar a dosagem de cápsulas por dia

Antes de tudo, o ideal é que a dose e a duração do tratamento com Ritmoneuran sejam definidos por um médico, após analisar o quadro clínico e o histórico médico da pessoa.

Mas, de forma geral, o fabricante orienta que o medicamento seja usado da seguinte forma:

  • Até 6 cápsulas ao dia, divididas em 2 ou 3 doses, sem, no entanto, ultrapassar 2 cápsulas por horário.

Ou seja, deve-se tomar duas cápsulas do medicamento 2 ou 3 vezes ao dia, em intervalos 8 ou 12 horas.

Além disso, é recomendável engolir as cápsulas com um copo de água ou outro líquido de sua preferência.

Preço e onde comprar

É possível encontrar o Ritmoneuran, ou Passiflora incarnata, em cartuchos contendo 20 cápsulas em blister ou frasco de vidro.

Ele é vendido em farmácias e drogarias, por valores variando entre R$ 6,99 até R$ 26,67.

Dicas e cuidados

Apesar de existirem diversos medicamentos, convencionais e fitoterápicos, para tratar a ansiedade, a insônia e outros distúrbios semelhantes, algumas mudanças na rotina podem ajudar nesse tratamento. São elas:

  • Evitar o uso de celulares e tablets antes de dormir, pois a luz desses dispositivos afeta o sono, o que também pode contribuir para aumentar o estresse no dia seguinte.
  • Bebidas estimulantes não devem ser consumidas em excesso e nem à noite.
  • É importante também evitar fazer refeições pesadas antes de dormir, pois a digestão pode diminuir a qualidade do sono.
  • Por fim, se você sofre com ansiedade, algumas técnicas alternativas podem te ajudar a lidar com o problema, como a yoga e a meditação.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o Ritmoneuran funciona? Já foi receitado este medicamento para alguma indicação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (855 votos, média 3,85)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário