Shake Bioslim Emagrece? Como Funciona?

Especialista:
atualizado em 16/09/2015

Antes de colocar qualquer tipo de substância dentro de nosso organismo é fundamental fazer uma boa pesquisa com o objetivo de buscar informações sobre o que tal componente pode provocar em nosso corpo e se o efeito prometido por ele será realmente cumprido.

E se isso serve tanto para medicamentos como bebidas e alimentos, deve ser aplicado em grande escala também em relação aos produtos que prometem ajudar o processo de perda de peso, como é o caso dos shakes, especialmente pelo fato de eles geralmente substituírem uma ou mais refeições para promover o emagrecimento – o que pode trazer riscos à saúde, caso o shake escolhido não ofereça a quantidade adequada de nutrientes que o organismo precisa para o seu bom funcionamento.

Vamos falar então sobre um desses produtos, o Bioslim. Como ele funciona? Será que o shake Bioslim emagrece de verdade, sem trazer prejuízos à saúde do consumidor?

O que é e como o Bioslim funciona?

Disponível nos sabores morango, baunilha, chocolate e maçã e banana, Bioslim é uma linha de shakes diet que promete contribuir com a diminuição do peso corporal através da substituição de refeições pelo consumo de uma porção de um copo do produto, que possui 202 calorias.

O shake Bioslim funciona da seguinte maneira: o usuário deve deixar de se alimentar normalmente em uma ou duas refeições que costuma realizar em seu dia e tomar um copo do shake em seu lugar. A ideia é que com isso ocorra uma redução na quantidade de calorias consumidas e, por consequência, a diminuição no peso corporal seja experimentada.

E para suprir a retirada dos nutrientes fornecidos pela alimentação normal, o shake traz em sua composição elementos como fibra alimentar – que de acordo com informações do fabricante, aparece com uma taxa equivalente a 18% das necessidades diárias de uma pessoa -, vitamina A, vitamina B12, cálcio, ferro, selênio e proteínas.

Uma embalagem de Bioslim vem com 400 g, que rendem 11 porções de 300 ml da bebida. Para preparar o shake, basta misturar três colheres de sopa do pó – que correspondem a 35 g – com 300 ml de leite desnatado e bater no liquidificador.

Entre os sabores disponibilizados pela marca, o de maçã e banana traz a adição de outros ingredientes: colágeno e soja.

Shake Bioslim emagrece? 

De acordo com o que a nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Juliana Lopez afirma, o consumo médio de um adulto por almoço fica na casa das 600 a 700 calorias, valor que pode variar conforme a saúde, peso e frequência de atividades físicas que cada pessoa pratica.

Se pegarmos esse valor como base e imaginarmos que a pessoa trocará essa refeição por uma porção de 300 ml do shake, teremos uma economia de 398 a 498 calorias diariamente. E se levarmos em consideração que ao longo de determinado período de tempo esse deficit calórico será acumulado, podemos concluir que o shake Bioslim emagrece de verdade, já que uma das chaves para perder peso é reduzir o número de calorias ingeridas, de forma nua e crua.

Entretanto, vale ressaltar aqui que para que esse efeito seja verdadeiramente observado é necessário que essa diminuição na quantidade de calorias consumidas não seja compensada nas outras refeições. Por exemplo, se o consumidor deixa de almoçar para tomar o shake, mas come em excesso no seu lanche da tarde, dobrando ou até triplicando o valor calórico de suas porções, provavelmente ele terá muitas dificuldades para emagrecer.

E se ao substituir o seu almoço completo pelo shake, ele continua a sentir fome e seu organismo reclama que não está satisfeito, podemos ter aí um sinal que talvez esse método não seja o mais agradável ou saudável para o seu organismo.

Cuidado com os shakes

Mesma sabendo que através do cálculo de calorias apresentado acima o shake Bioslim emagrece, escolher tomar um shake no lugar de uma refeição pode ser uma decisão arriscada do ponto de vista nutricional. Como a nutricionista da Unifesp Eliana Cristina de Almeida alerta, mesmo que esses produtos tragam nutrientes importantes, eles não carregam a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais presentes em uma refeição balanceada e por isso a sua recomendação é que eles sejam utilizados com cuidado, como um complemento da dieta e não substituto de refeições.

Reforçando o que a especialista afirmou, um teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – a Proteste – em fevereiro do ano de 2013 mostrou que o uso contínuo dos shakes não é vantajoso para a saúde. O experimento feito pela organização analisou cinco marcas, entre as quais a Bioslim estava incluída, e uma de suas conclusões foi que elas não ofereciam um equilíbrio nutricional adequado.

Um dos pontos de preocupação sobre o shake Bioslim foi em relação à grande quantidade de carboidratos e proteínas e à pequena taxa de gorduras encontradas no produto, o que pode causar perda de músculos e água em vez da eliminação de gorduras. Ou seja, por mais que seja verdade que o shake Bioslim emagrece, a pessoa pode acabar fazendo isso de maneira incorreta.

A desvantagem da perda de músculos é que ela também causa uma redução na força do indivíduo, atrapalha os seus movimentos e ainda prejudica a perda de peso, já que quanto mais músculos uma pessoa tiver, mais calorias ela é capaz de eliminar diariamente pela alta do metabolismo.

Já o perigo da perda de água é que ocorra uma desidratação, algo que está associado a vários problemas de saúde.

Outro problema encontrado pelo Proteste foi o excesso de proteínas na composição dos shakes, algo que para a nutricionista Eliana Almeida pode comprometer o funcionamento dos rins ou do fígado. Portanto, ao comprar o seu shake, certifique-se que a sua taxa proteica não ultrapassa de 10 a 15% do valor energético.

Em contrapartida aos resultados apresentados pela associação, a representante da Bioslim disse que os valores nutricionais do shake da marca estão dentro do que foi estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial da Saúde (OMS) e que se ele causasse problemas à saúde esses órgãos não teriam autorizado a sua venda. Além disso, ela também afirma que é preciso conhecer os critérios adotados pela Proteste em sua análise.

Qualquer que seja a sua conclusão em relação à pesquisa, ao menos o alerta foi feito. E se você optar por usar o shake, o mais seguro é que converse com o médico de sua confiança para entender como o Bioslim funciona e ter certeza que o produto não prejudicará o fornecimento de nutrientes ao seu organismo.

Além disso, não custa nada lembrar que a maneira mais segura de emagrecer para o organismo é a velha combinação entre alimentação saudável e equilibrada e prática regular de exercícios físicos.

Você acredita que o shake Bioslim emagrece realmente? Tem vontade de utilizá-lo para perder peso, mesmo sabendo dos riscos nutricionais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Shake Bioslim Emagrece? Como Funciona?”

  1. Bioslim associado à atividade física e alimentação balanceada,emagrece sim e rápido!Toda vez q percebo q dei uma engordada,vou lá e tomo.Nunca me fez mal nenhum e meus exames de sangue sempre excelentes.Só não entendo pq tenho tido dificuldade para comprar,pois está sumido do mercado.

  2. Estou tomando o redubio shake a pouco mais de 9 dias, e tem feito um efeito estraordinario, tomo tds os dias no lugar de uma unica refeiçao, e tem feito tbm uma dieta regrada para auxiliar ainda mais no meu emagrecimento…. super recomendo o shake juntamento com uma boa dieta que é exatamente o q eu estou fazendo!!! Só nao abuse do sheke so use o recomendavél,ta meninas…