sibutramina remédio para emagrecer

Sibutramina Emagrece Mesmo?

O ganho de peso vem na velocidade da luz e a perda de peso anda a passos bem lentos – quem está em briga com a balança sabe bem do que falamos. Mas a medicina tem sempre inúmeros recursos que ajudam em tratamentos de emagrecimento.

Os profissionais de saúde estão sempre prontos para indicar o melhor programa de redução de peso, por meio de dietas personalizadas – saudáveis e balanceadas e quando necessário, com medicamentos auxiliares.

O uso de qualquer medicamento em um programa de redução de peso deve ser sempre indicação do médico ou nutricionista, que são os profissionais indicados a avaliar a situação de cada paciente e determinar se há a real necessidade de uso de algum medicamento.

Uma das substâncias que são atualmente indicadas por esses profissionais como auxiliar no tratamento para perda de peso é a sibutramina (cloridato de sibutramina), princípio ativo de medicamentos como o Sigran, Biomag, Meridia, Reductil e Saciette. Mas será que a sibutramina emagrece mesmo?

O que é sibutramina

A subtramina foi criada no final dos anos 80 para atuar como antidepressivo, mas verificou-se a sua eficácia como inibidor de apetite. A partir de então começou a ser utilizada no controle da obesidade.

A substância atua diretamente no sistema nervoso central, inibindo a sensação de fome, por isso é indicada por médicos em alguns tratamentos para redução de peso.

A Anvisa proibiu a sibutramina no início de 2011, na época alegou que a droga não trazia resultados eficientes e que apresentava grandes riscos à saúde, principalmente problemas cardíacos e alterações no sistema nervoso.

Alguns meses depois, a agência liberou a substância, mas sob algumas condições: que os pacientes que a utilizem devem apresentar um sobrepeso significativo, paciente e médico devem assinar um termo de responsabilidade – pelos riscos à saúde que o uso da substância pode apresentar, e haver o controle da sua venda – através do receituário azul numerado e com a retenção da receita.

Em quais casos a substância é indicada?

A sibutramina é indicada para pacientes com alto índice de massa corporal (IMC), que é quando está acima de 30. Em alguns casos em que o paciente precisa emagrecer por motivos de saúde, pacientes com diabetes, por exemplo, o médico pode indicar o uso da substância mesmo com o IMC a partir de 27.

Sibutramina emagrece mesmo?

A sibutramina emagrece, mas ela deve ser vista como um apoio para que o paciente consiga começar e consiga adotar uma reeducação alimentar – ela não é principal ator no tratamento, apenas um coadjuvante.

A sibutramina emagrece pela sua ação no sistema nervoso central, como já dissemos – isso causa uma sensação de saciedade, o paciente perde a vontade de comer de forma compulsiva, e comendo menos, perde peso. Então esse é o momento em que a reeducação alimentar entra, através de uma dieta bem balanceada. Assim o organismo acostumará a comer quantidades pequenas, o que facilitará a manutenção do peso após o tratamento.

Uma coisa precisa ficar bem clara – a sibutramina não é para sempre, pois o tratamento acaba, mas os novos hábitos de alimentação sim, esses o acompanharão sempre.

Muitas pessoas falam sobre a volta do peso após o tratamento, mas por quê? Exatamente por causa da alimentação – se a pessoa volta a comer desenfreadamente ou em porções maiores após o tratamento, de nada adiantou todo o trabalho feito pelo médico até então. Energias, tempo e dinheiro gastos.

O uso de substâncias como a sibutramina em determinados tratamentos ajudam a preparar o corpo, a acostumá-lo aos novos hábitos alimentares, pois com a redução da fome, fica mais fácil incluir os cardápios com alimentos mais leves e saudáveis, nas porções ideais e com poucas calorias.

Neste caso, o processo de emagrecimento é uma aliança – entre a sibutramina, uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Em alguns casos, o emagrecimento simplesmente não acontece. Nesse caso, o médico deve ser avisado e o uso da substância deve ser cortado imediatamente – até que o médico descubra as causas pelas quais ele não atuou como era o esperado.

Pode emagrecer somente com o uso da subtramina?

Jamais um profissional irá indicar apenas o uso da substância sem a dieta e a recomendação para a prática de exercícios físicos. O que pode acontecer é o paciente não seguir corretamente as orientações e fazer somente o uso da sibutramina. Nesse caso, talvez até haja a perda de peso, mas tão logo pare com a medicação, o peso todo voltará – e ainda pior, com a frustração por ter engordado novamente pode entrar em depressão e ganhar ainda mais peso, além do que havia perdido. Por isso as orientações médicas devem ser seguidas à risca, para que tudo funcione como previsto.

Quem já fez o tratamento com sibutramina pode fazer de novo?

Que já fez o tratamento e parou, pode sim, fazer novamente. A diferença é que os efeitos podem não ser iguais à primeira vez. O organismo pode não responder da mesma forma – a perda de peso pode ser mais demorada do que na primeira vez, por exemplo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Algumas pessoas podem apresentar taquicardia, dores de cabeça, palpitações, insônia, náuseas, sudorese, boca seca, dismenorreia e dispepsia, entre outros sintomas.

Tão logo o paciente apresente qualquer um dos sintomas, deve avisar ao seu médico imediatamente.

É contraindicada:

  • À pessoas com histórico de hipertensão arterial ou doenças cardíacas
  • À pessoas com menos de 16 anos e mais de 60 anos
  • À pessoas com problemas de alcoolismo
  • Durante a gravidez
  • Para quem faz uso de antidepressivos

Isso será observado pelo médico, que certamente terá o histórico do paciente para consulta e análise.

Outras informações e  alguns avisos:

Os remédios que têm a substância subtramina como princípio ativo podem ser encontrados em farmácias e custam de R$ 30,00 a R$ 50,00 – a diferença de valores se deve ao fato de alguns serem medicamentos genéricos e da variação de preços entre os laboratórios.  Mas fique atento ao que explicamos logo no início: esses medicamentos só são vendidos com receita médica, são controlados. Estão disponíveis em comprimidos e a posologia – 1 ou 2 comprimidos diários – será indicada pelo médico, de acordo com o tratamento indicado ao paciente.

Há muitos perigos com relação ao uso indiscriminado da substância, por isso há todo esse controle e sempre a recomendação de que tenha acompanhamento médico.

Mas há o problema da venda ilegal – principalmente pela internet. Por isso, antes de cometer qualquer ato impensado, devemos pensar se vale a pena correr riscos tão graves que podem trazer danos tão sérios à nossa saúde.

Você acha que a sibutramina emagrece mesmo? Você já usou?  O que achou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (231 votos, média: 3,82 de 5)
Loading... 
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

87 comentários

  1. Olá pessoal que esta lendoo
    ( bom dia,boa tarde ,boa noite)
    Eu to tomando sibutramina a 3 dias, e já emagrece 1 kl…. ele realmente emagrece,
    Porque tira o apetite msm.nao sinto fome….
    Ele não da fome,mais msm sem fome tem que alimentar de 3 em 3 hrs, ou pelo menos 5 x ao dia,
    Pq teve um dia que , tomei um 1/2 xicará de café 100 açucar,1 fatia de queijo ricota ,as 10 hrs tomei o sibutramina não quiz comer mais nada durante o dia, so q me deu tontera, visão embassada,dor de cabeça…
    Por mais que ele nao dê fomar, tem que fazer uma reeducação alimentar ,alimentar coisas saudaveis…..para que emagreca….
    Estou muito animada e a minha meta e perder 10 kl.

  2. Verdade ja tomei o sibutramina durante alguns meses mas tive q interromper o tratamento e agora q voltei a tomar o medicamento nao estou sentindo o mesmo efeito de antes. Mas emagreci bastante quando comecei a tomar ele pela primeira vez. Mas como nao segui a dieta engordei novamente

  3. Ei nunca tomei remédio algum ! Só que hoje com.41 anos engordei e não consigo perder peso! Estou tomando o sibutramina de 10 mg faz aliado aatividade física todos os dias 45 minutos de segunda a segunda faço redução alimentar bem rigorosa está dando resultados ! Mas importante é ter consciência que é imprescindível se reducar o Não é pata sempre e voltar com certeza os quilos viram . A prática de atividades físicas e a redução alimentar esses será para vida toda!

  4. Pessoal eu estou tomando sibutramina de 10 mg à 26 dias emagreci 5,300 kg mas, tem que ir ao médico fazer exames se for hipertenso cuidado, tem muita gente querendo emagrecer alguns quilos 4 a 10 kilos achando que remédio é milagroso. O meu médico só prescreveu porque estou a 23 kilos acima meu imc está dando 38 obesidade severa e tenho 41 anos, não é remédio sozinho que emagrece é conjunto de coisas, caminhadas todos os dias 45 minutos, muita salada comer de 3 em 3 horas e principal saber que remédio não será para sempre ! A cabeça tem que mudar ,alimentação será para sempre mesmo sem remédio ele só da impurraozinho . já ouvi tantas pessoas falando que parou e engordou, não pode parar de repente . É imprescindível tera companhamento
    de um médico, não tome remédio sem passar por médico, não resolverá o problema pode-se criar outro e com certeza a hora que parar vai engordar de novo! Não faça isso galera é muito sério! Leia a bula e veja que o remédio e para pessoas que está com Obesidade, não uns quilinhos!

  5. A sibutramina com o nome BIOMAG do laborátório – ACHE- funciona mesmo??? Algúem teve essa experiência? Obrigada. Beijos
    Meu email: [email protected]

  6. oi elisangela estou tomando o biomag a dois meses e ja perdi 13,200kg claro aliando com reeducaçao alimentar ,estou muito feliz com os resultados pretendo perder mais 5kg e o meu medico me passou mais duas caixas que com toda certeza vai ser o suficiente.Vale a pena tomar desde que seja prescrita pelo seu medico pois pra mim foi de grande ajuda.

  7. Oi,
    Lidiane,
    Achei muito legal seu depoimento, 13,2 me diga em quanto tempo perdeu, quantos tem de altura, sua idade, quantas calorias comia por dia? fazia exercício? me conte, eu to assim… meu medico me passou biomag, porque tenho 1,58 37 anos e 78kg, pense uma bolota.
    Então meu medico me passou Biomag 15 tomei 4 dias fiquei muito mal a pressão baixou, náuseas, tontura, fraqueza, ai parei, engordei 2kg, voltei a tomar em horário diferente depois de conversar com meu medico, deu certo mais nao tirava a fome terminei a cartela e não emagreci 1 grama, hoje começei a tomar 2 comprimidos, faço todo dia zumba 1hs- tem dias que faço 1h e meia. essa semana por desespero estou substituindo almoço e jantar por sopa. Vamos ver preciso baixar pelomenos 5kg com urgência. depois voltarei para a dieta de 1000 calorias. Menina não tenho mais roupa para vestir.

  8. Olá Michelle! Caso ainda tenha sibutramina favor entrar em contato, pois tenho grande interesse… [email protected]

  9. Oi Michelle ! se ainda tem , entra em contato comigo [email protected]

  10. oi michele vc ainda tem sibutramina? eu usei algum tempo atras, mas hj estou sem condiçoes de ir ao medico p pagar consulta e comprar o remedio se vc tiver pode me [email protected]
    we

  11. Michele entre em contado comigo preciso muito desse sibutramina comprei muito c um amigo mais perdi o contado dele então PF me responda

  12. Olá, estou tomando Biomag 15mg e já fazem doze dias que comecei o tratamento. Tenho 1,65 e estava com 93,5Kg. Meu peso reduziu para 88,2. Estou bem feliz e determinada ( nem estava acreditando, me pesei 3 vezes só pra ter certeza ). Como em torno de 750 kcal por dia,tenho ingerido muito liquido (sucos, chás e água) não pratico atividade física regularmente. Quanto a efeitos colaterais apenas boca seca e a sensação de nó na garganta.
    Tenho como meta chegar aos 70kg, mas vamos um quilo de cada vez.

  13. Alguem por favorpoderia me indicar alguém para comprar ?
    Sou de SP
    URGENTE

  14. Bom dia. Assim como todos que tem inúmeras dúvidas, eu tbm pesquisei muito antes de começar a tomar a sibutramina e vou contar minha experiência:com 40 anos tive uma filha e meu peso que sempre foi em média 55/56 kg passou para 65 após o nascimento dela e um ano depois ainda mantinha esse peso, comecei a tomar a sibutramina pra or conta Própria ( não digo p fazerem o mesmo) , enfim, 1 mês depois estava pesando 54, senti boca seca, insônia, as vzs tonturas, irritabilidade,mas não desisti. E hj 5 meses depois mantenhi meu peso. Detalhes: tomava muito cha de oliveira e centelha junto, era louca compulsiva por doces, ( e isso parou de acontecer) entao pra mim( na Minha opinião) não há nada melhor. Mas precisa se concientizar que pra manter precisa diminuir a quantidade de comida que se ingere por vez.
    No início achei que não funcionária ,pois após uma semana estava apenas 1 kilos a menos, o problema é que vc retém um pouco de líquido e isso pesa, depois isso passa e vc realmente vê os resultados.
    Mega aprovado . ..
    Bjs

  15. Bem… eu começei a tomar o cloridrato de sibutramina por conta própria pq sou compulsiva alimentar, depois que ganhei neném comecei a engordar sem parar ate criei uma segunda barriga, todos perguntavam se eu estava grávida e ate de bule minha cunhada me chamou, tenho 1,60 de altura e pesava 76,200 bem acima do peso hj faz 7dias que tomo este remédio e estou com 74,kg bebo muito cha e agua estou confiante e quero perder uns 7kg este mes se Deus quiser minha meta é chegar a 58kg

  16. Oi pessoal faço o uso do medicamento Bio mag (sibutramina). ja perdi 7 kilos em um mes de tratamento claro que não é apenas com o uso do remédio, mudei totalmente minha alimentação e comecei a fazer exercicios fisícos. O uso desse medicamento é apenas com prescrição médica, então caso se enteressem e só passar em consulta com medico endocrinologista que o mesmo ira indicar o tratamento adequando 🙂

  17. Comecei a tomar o biomag tem 2 dias, ainda n me pesei. Porém estou muito entusiasmada, e mais ainda com os relatos daqui. Minha médica passou pois estou muito acima do peso, cheguei a 98kg com 1,61 de altura. Hoje peso 94 e perdi esses 4 kg apenas com reeducação alimentar e exercícios. Quero chegar aos 65 pelo menos.

  18. Olá faço tratamento com sibutramina a um ano e ja eliminei 18kg,é um medicamento poderoso seus resultados aparecem bem rápido eu era uma pessoa muito anciosa e não conseguia ficar sem comer doces hoje posso passar meses sem chegar perto deles é com certeza o melhor!!!

  19. Tomei Sibutramina (BIOMAG) por 2 meses e consegui perder 10kg sem auxilio de atividades fisicas, apenas o de sempre, uma caminhada ate a escola, cerca de 30min por dia. Alimentação normal, nao cortei nada do que comia antes, apenas diminui(ja que nao sentia tanta fome) e esse foi o meu erro. O remédio não teve mais efeito pra mim dps de 2 meses (ele simplesmente parou de inibir o meu apetite) e eu ganhei 20kg em 8 meses depois disso. Na epoca eu estava com 82> Dps da sibutramina. 8 meses> 102kg e agora, 2 anos depois> 105kg com muitas dores nos ossos, estrias terriveis que nunca vao me abandonar, celulite, auto estima no chão e com acompanhamento de uma médica que me viu passar por tudo isso e muito mais em 6 anos de tratamento e ainda quer me enrolar mais 5 anos até aprovar a cirurgia bariatrica(redução de estomago).
    Tenho 16 anos e 6 meses e quero viver minha fase adulta bem mais livre de dores e peso do que foi a minha infância-Adolescência.

  20. Olá me tirem uma dúvida. Estou tomando bio mag 15 mg desde janeiro e faço 1 hora de caminhada todo dia e 30 minutos de exercícios localizado apos a caminhada e até agora não emagreci nada. Estou muito triste e frustrada. Ah e tbm faço o uso de glifage xr 500

  21. minha gravidez foi maravilhosa hoje volto a tomar sibutramina…..pra que eu doei entre em contato para trocarmos experiencias espero perder alguns klinhos kk me add [email protected]

  22. Bom dia
    Alguém sentiu o mesmo efeito positivo tomando o sibus da eurofarma?
    Obrigada

  23. Olá… tenho 23 anos e engordei 27 kg e cheguei aos 93kg na minha gravidez a 4 anos atrás.
    Perdi tudo na época, mas ao longo dos anos engordei tudo de novo e estou com 89 kg.
    Fiz minha avaliação médica na academia e preciso perder 20kg e 17% de gordura localizada.
    Comecei a usar Sibutramina de 10mg ontem, estou fazendo academia e não estou fazendo RA porém cortei besteiras como doces, frituras e refrigerantes.
    Espero perder um pouco, porque se não ficarei frustada e ira tudo por agua abaixo.
    Agora só uma dúvida… meu endócrino disse que não há problema tomar sibutramina (11h) e termogênico (19h)… o que acham?

  24. Alguem tomando topiramato junto com sibutramina???
    Meu medico me passou e estou c medo de tomar….
    Tenho 1,60 e 88 kl, o endocrino disse q preciso perder 25 kilos.

    • Tayana eu estou tomando com o topiramato junto….
      Fique tranquila…
      É uma associação comum e que segundo minha médica apresenta bons resultados…
      Eu tomo a fluoxetina ainda rs…
      Vc tem face?
      Tem um grupo do topiramato lá…
      Tem Whats tbm….

  25. Tomo sibutramina há dois meses e pedi 8kg, ainda falta mais 13kg pra chegar ao peso ideal. No início senti muita ansiedade chorava feito uma louca e num sabia o pq… Associei o remédio há exercicios fisicos.(corrida e mauy thai) mas a uma alimentação equilibrada com mais saladas e frutas cortei de vez frituras e refri… Mim sinto bem…tô adquirindo uma alto estima.

  26. Olá

    Comecei hoje, sib + fluox, meu medico pediu para tomar a tarde 15 pq a noite que tenho vontade de devorar tudo, tenho 1,63 e estou com 68kilos, quero ficar com 61, mas se até o fim de novembro chegar com 64 já fico feliz, o problema é que as festas de fim de ano e confraternizações nunca param por nós né, mas enfim força ai gente!

  27. Estou em disciplina alimentar estava com 86,700 tenho 1,64 e tenho 19 anos . No momento estou com 79,700 e começei a fazer o uso do biomag tamando todo dia as 10h da manhã faz 3 dias porém sinto muito fome ainda mais Muita é normal ??? Será que ele é assim mesmo até se adaptar ? Tenho que volta na médica em janeiro então ela me passou 60 comprimidos tenho que perde pelo menos 7 kilos até janeiro mais perde mais otimooo .

  28. Olá boa tarde eu já estou acostumado para é continuar com sibutramina com esse para é vouta tem 2 mês qui tô tomando só perdi 7 kilos pq o meu organismo acostema

  29. Comecei a tomar sibutramina a 6 dias, tinha 85.5kg e 1.64 cm 34 anos, com ajuda de reeducação alimentar, não comi doce, nem frituras, nem refrigerante perdi 4 kg. Porém estou sentindo muito mal enjoos, tonturas, boca seca, meu intestino não quer funcionar, não tive ânimo nem pra caminhar em volta do quarteirão. Estou até com um pouco de medo mas ainda não vou parar. Porque preciso muito perder 18kg.

  30. Posso consumir álcool com sibutramina?

  31. Meninas eurofarma e boa? Emagrecimento mesmo?

  32. Tenho 1.59 de altura e estou pesando 76 kilos. Por motivos pessoais, eu tive depressão e acabei engordando bastante. Graças a Deus hj eu estou curada da depressão, mas estou muito triste, minha auto estima está lá em baixo. Engordei muito com o tratamento pra depressão. Quem tiver a sibutramina e quiser me doar, por favor, estou precisando muito. Me manda msg no meu email [email protected]
    Serei muito grata.
    Obrigada

  33. Faz 15 dias que estou usando a sibutramina, perdi 3kg, de fato inibe a sensação de fome, mesmo assim me alimento em todas as refeições de forma saldável, tenho 1,60m e iniciei o tratamento com 79kg, hoje com 76kg e preciso chegar aos 60kg. O medicamento foi recomendado pelo meu endocrino que por sua vez liberou receita para 30 dias apenas, disse que era para dar um empurrãozinho, também passo com a nutri que não concorda com meu médico, por ela faria o tratamento só com a alimnetação, mas admito que não teria os mesmos resultados, adoro carboidratos e doces (que vira tudo a mesma coisa) e considero muito difícil eliminá-los, mas agora, sem muito apetite, por conta do remédio consigo ficar sem eles e escolher melhor o que devo comer. Emagrecer com auxílio da sibutramina é fácil sim, mas tenho muito medo de recuperar ou engordar ainda mais quando parar, por isso priorizo a reeducação alimentar, usando o remédio apenas como aliado, mas consciente que o foco é a alimentação não se enganem.

  34. Biomag faz o mesmo efeito da sibutramina? Também precisa de receita especial? Obrigado.

  35. Gente, bom dia. Achei por bem dar o meu depoimento aqui. Leio todos os comentários e faço uso do biomag desde 01/08/18. Ou seja,fazem 13 dias hoje. Tenho 1,57 e cheguei no consultório pesando 87 kg. Tenho 34 anos.IMC 32. Isso foi o que me levou a tomar biomag. Já perdi mais de 45 kg com dieta restritiva e exercícios aeróbicos. Porém foi há anos, eu era bem mais jovem e tudo funcionava melhor. Preciso dizer que a gente se apega muito a peso e esquece do principal. Leio meninas aqui dizendo que fazem aeróbicos e academia todos os dias e que não estão vendo resultados. Gente! Peso não significa nada. Eu tenho 87 kilos mas tenho muitos músculos. Claro que tenho gordura (e muita), mas meu corpo é firme,duro. Meu endócrino tirou as minhas medidas. Sabe porquê? Porque eu posso acabar perdendo medidas e não necessariamente peso. Não se atenham a peso. Tirem suas medidas. Às vezes não perder peso pode decepcionar. Mas vocês perderam medidas e nem perceberam. Beijos a todos.

  36. Eu estou tomando subitramina a seis dias hoje peso 94kl tenho 1.46 tenho que perder no mínimo 40kl ainda não me pesei mas não tenho fome como muito poço minha boca fica seca tenho muito sono mas vou continuar tomando até chegar na minha meta

  37. Estou usando subitramina a 15 dias e fiquei alguns dias sem ereção pensei que era devido a estar triste pelo fim do relacionamento. Perguntei ao médico e ele disse que o remédio causa esse efeito porém um dia de madrugada acordei exitado acendi a luz não acreditei no que vi meu penis normal tem 23 cm porém aconteceu algo estranho parece que ficou com uns 25 cm . Ainda não voltei ao médico porém gostaria de saber se alguém souber de aumento do pênis com o uso do remédio?
    E quanto ao peso comecei com 97 estou hj é com 93kg

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*