8 sintomas de metabolismo acelerado e suas causas

Especialista da área:
atualizado em 21/01/2021

Você provavelmente já ouviu falar sobre os sintomas de metabolismo acelerado, como aquelas pessoas que comem muito, nem sempre fazem atividades físicas e que, mesmo assim, perdem peso rapidamente.

Então, a seguir você descobrirá o que exatamente é o metabolismo, como ele funciona, o efeito térmico das atividades físicas e quais são os sintomas de metabolismo acelerado.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é o metabolismo?

Chamamos de metabolismo o grupo de funções que ocorrem no organismo para atender às necessidades de energia, manutenção dos funcionamento do corpo e das atividades físicas.

Podemos dividir o metabolismo global em quatro conceitos principais:

1. Taxa metabólica basal

A taxa metabólica basal é o total de calorias que o corpo precisa para manter suas funções vitais, tais como o bombeamento do sangue, a respiração, as atividades do sistema nervoso, entre outras, durante o estado de repouso.

Esta taxa representa a maior parte da quantidade de energia gasta pelo organismo, consumindo em torno de 60% a 75% das necessidades diárias de calorias.

2. Efeito térmico dos alimentos

Esta taxa envolve o gasto energético do processo de digestão, da absorção e da utilização dos nutrientes, que são obtidos através dos alimentos. Ela representa entre 5 e 15% de toda a taxa metabólica diária.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Termogênese da atividade sem exercícios

Esta taxa envolve as atividades realizadas de forma espontânea, incluindo os movimentos espontâneos, como andar de um lado para outro, ficar em pé, conversar com alguém, entre outras coisas.

Estima-se que essas atividades podem chegar a consumir de 300 a 350 calorias a mais todos os dias.

4. Efeito térmico da atividade física

O efeito térmico das atividades físicas é determinado pelo total de calorias gastas durante os exercícios físicos, e pode ser proveniente de atividades aeróbicas, que estimulam o sistema cardiovascular, ou de treinos anaeróbicos, que estimulam os músculos.

E o gasto total de calorias será definido pela intensidade e duração dos exercícios, assim como pelas condições físicas do praticante.

Sintomas do metabolismo acelerado

garoto magro com metabolismo acelerado
A perda de peso e fraqueza muscular são sintomas do metabolismo acelerado

O metabolismo rápido, também chamado de hipermetabolismo, é definido pelo aumento da taxa metabólica, muitas vezes acompanhada de sintomas, que veremos a seguir.

1. Perda de peso sem motivo aparente

Este é um dos principais e mais característicos sintomas do metabolismo acelerado.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque quando o metabolismo se mantém ativo por longos períodos, o corpo precisa de uma maior quantidade de calorias para manter suas funções, o que leva a um maior gasto energético.

2. Cansaço e fadiga

O metabolismo acelerado precisa de maior quantidade de calorias e, muitas vezes, estas calorias não são supridas através da alimentação, causando um aumento do cansaço e da fadiga.

Além disso, quando o metabolismo está mais rápido, o corpo não consegue utilizar de forma adequada os nutrientes provenientes dos alimentos.

Assim, as células passam a trabalhar com baixa quantidade de nutrientes, causando danos aos processos metabólicos e às funções vitais do organismo.

3. Aumento dos batimentos cardíacos

Quando o metabolismo está mais ativo, o corpo tem maior necessidade de oxigênio, e por isso precisa aumentar os batimentos cardíacos.

E quando a frequência cardíaca aumenta, muitos outros sintomas irão surgir, causando insônia, sudorese, cansaço, entre outros.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Insônia

Outro sintoma do metabolismo acelerado é a insônia, ou a dificuldade para dormir.

Ela pode acontecer tanto pela dificuldade de pegar no sono, quanto pela impossibilidade de se manter dormindo, e se deve, muitas vezes, à aceleração dos batimentos cardíacos e ao aumento da temperatura corporal.

5. Suor excessivo

A hiperidrose é um sintoma caracterizado pelo suor excessivo e muitas vezes sem motivo aparente.

Isso acontece porque o metabolismo mais rápido leva a um aumento da temperatura corporal, e o consequente aumento da excreção de suor.

6. Anemia

Como visto anteriormente, o metabolismo acelerado pode levar a outros problemas de saúde, devido principalmente ao alto consumo de calorias e nutrientes.

A anemia é um destes problemas, e é bastante comum nos casos de metabolismo rápido, justamente pelo consumo maior de nutrientes.

7. Fraqueza muscular

Em função da perda de peso repentina, pode ocorrer um processo de catabolismo, com a perda tanto da massa gorda quanto da massa magra. Isso acontece porque o corpo passa a consumir tanto a gordura armazenada como a massa muscular.

E com a redução da massa muscular, ocorre uma redução na resistência física do indivíduo, causando fraqueza e dificuldade em realizar até mesmo as atividades básicas do dia a dia.

8. Intolerância ao calor

Por fim, o aumento do metabolismo causa um aumento da temperatura corporal, que, por sua vez, deixa a pessoa mais sensível ao calor.

Principais fatores que levam ao aumento do metabolismo

Um metabolismo mais acelerado pode ter diversas causas, que vão desde doenças até o uso de medicamentos e outras substâncias.

As principais causas são:

Além disso, algumas pessoas têm o metabolismo naturalmente acelerado, sem, no entanto, ser patológica.

Assista ao vídeo abaixo para saber outros sintomas do metabolismo acelerado e o que fazer.

Gostou das dicas?

Você já identificou alguns destes sintomas de metabolismo acelerado? Acredita que pode sofrer desta condição? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média 4,27)
Loading...

Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

37 comentários em “8 sintomas de metabolismo acelerado e suas causas”

  1. Oi bom dia eu tomei a vitamina b6 e magnésio, acho que acelerou meu metabolismo, perdi peso muito rápido .

    Responder
  2. Sim eu tenho ansiedade perda de peso sem motivo algum batimentos cardíacos acelerado cansaço físico e

    Responder
  3. Sofro do metabolismo acelerado…
    quando pratico atividade aeróbica, (ciclismo),não consigo realizar em plena energia distâncias longas(básicos 100km); Ou seja, passou de 1 horas de treino, já começa a cair o rendimento.
    Daí em diante já tenho que mudar para regenerativo…
    Ou a opção de ir mais devagar para atingir 2hs de treino.

    Responder
  4. Tenho 25 anos, duas filhas uma de 9 e outra de 4 anos.. a anos tenho o mesmo peso 44,00kg não consigo passar disso .. e quando percebo já perdi 1 ou 2 kg ..

    Responder