Truques para usar a canela para ajudar a emagrecer

Especialista:
atualizado em 28/12/2020

Certamente você já sabe que não existem alimentos ou ingredientes que sozinhos ou de maneira milagrosa promovem o emagrecimento. Afinal, para perder peso é necessário que a dieta como um todo seja balanceada, saudável e nutritiva.

No entanto, ao incluir certos alimentos ou ingredientes nessa dieta, pode-se ganhar uma ajuda no processo de emagrecimento. Por exemplo, a canela: a especiaria ajuda na sensibilidade das células do organismo à insulina.

  Continua Depois da Publicidade  

O ingrediente não interfere na quantidade de insulina que o corpo secreta, algo que é papel do pâncreas. Mas a canela contribui para que o hormônio seja melhor enxergado ou percebido no organismo.

O oposto da sensibilidade à insulina é a resistência à insulina, condição que faz o pâncreas produzir mais do hormônio. Alguns dos possíveis sintomas da resistência à insulina são o aumento da fome e o ganho de peso na região da barriga.

Vale destacar aqui a canela não vai curar a resistência à insulina já desenvolvida, ou seja, tal problema deve ser tratado no consultório médico. Entretanto, o fato de ajudar em relação à sensibilização do hormônio a torna um ingrediente bastante útil para a dieta.

Mas como usar a canela nas refeições?

Para aproveitar os benefícios que a canela pode proporcionar, é fundamental saber como usá-la. Afinal, não dá para colocar a especiaria em uma receita de bolacha ou bolo cheio de açúcar e esperar emagrecer, não é mesmo?

Conheça na lista a seguir alguns truques saudáveis de como usar a canela no dia a dia para ter uma forcinha em seu processo de emagrecimento:

1. Chá de canela

Chá de canela

Dá para fazer o chá com a canela em pau ou em pó e tomar depois do almoço ou jantar. Como a canela já tem um sabor adocicado, não há a necessidade de adoçar a bebida. Aprenda como fazer chá de canela.

No entanto, se sentir que precisa de mais sabor, misture a especiaria com outros ingredientes. Por exemplo, você pode fazer um chá de casca de maçã com canela ou um chá de casca de laranja com canela.

2. Sucos e vitaminas

Outra opção é acrescentar um pouco de canela em receitas de sucos e vitaminas. Com seu gostinho que não passa sem ser notado, a canela pode auxiliar a melhorar o sabor dessas bebidas. Até porque sucos e vitaminas que fazem parte de uma dieta não costumam levar açúcar.

  Continua Depois da Publicidade  

A especiaria pode puxar mais o sabor de algum ingrediente ou disfarçar o gosto de outro alimento que você não aprecia tanto. Por exemplo, além da maçã e da laranja, a canela também combina muito bem com a aveia.

3. Café

Graças ao seu sabor naturalmente adocicado, a canela pode ajudar os amantes do café que estão tentando cortar o açúcar. Você pode adicionar um pouquinho de canela em pó após passar o café preto e misturar ou colocar a canela em pau na xícara quando for tomar o café.

Além disso, você pode usar a canela para adoçar o leite, usando uma pitadinha da especiaria no lugar de uma colherada de achocolatado em pó.

Uma vez que a canela é forte, adicionar uma colherada do ingrediente não funciona e pode até fazer mal. Entenda como muita canela faz mal.

4. Carnes

Carne vermelha

Sim, a canela vai bem em alguns tipos de carne! A especiaria combina tanto com carne de boi quanto com carne de cabrito, cordeiro ou carneiro. Até na carne moída na forma de quibe o ingrediente pode funcionar.

Aliás, combinar a canela com temperos como hortelã para usar nas carnes pode dar um toque mais oriental para a alimentação. É uma forma bacana de variar os pratos e não enjoar, mas sem sair da dieta.

Antes de ir embora, não perca o vídeo a seguir em que a nossa nutricionista também dá dicas de como emagrecer com a ajuda da canela:

Fontes e Referências Adicionais

  Continua Depois da Publicidade  

Você costuma usar a canela no seu dia a dia? Então, compartilhe suas receitas conosco nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário