Suco de inhame emagrece? Benefícios e como usar

Especialista da área:
atualizado em 24/07/2021

Popular nas regiões Norte e Nordeste do nosso país, onde também é chamado pelo nome de cará, o inhame é um vegetal que possui 118 calorias a cada porção de 100 g, apresenta baixos teores de gordura e fornece nutrientes como proteínas, fibras, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, B6 e C ao organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele pode ser aproveitado em receitas de sopa, salada, chips, purê, bolo salgado, nhoque, torta e também pode dar origem a um suco, que já foi apontado pela atriz Mariana Ximenes como um de seus segredos para manter a boa forma. Mas será que o suco de inhame emagrece realmente?

Boa fonte de carboidratos

inhame cortado em cubos

Um dos pontos que confirma a ideia de que o suco de inhame emagrece é que o vegetal é considerado uma boa fonte de carboidratos, classificado na categoria dos complexos, que são absorvidos de maneira mais lenta pelo organismo, oferecendo uma energia constante, ao mesmo tempo em que não são armazenados na forma de gordura no corpo.

Outra vantagem dos carboidratos complexos, é que pelo fato deles aumentarem o nível de glicose no sangue gradativamente e não de uma só vez, não estimula o aumento de apetite, como acontece com os carboidratos simples. É possível dizer que o inhame emagrece assim como a batata doce. Ambos têm um mecanismo de ação semelhante nesse sentido.

Respaldo científico do inhame para emagrecer

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e no Japão também já comprovaram que o suco de inhame ajuda no emagrecimento. De acordo com esses experimentos, o vegetal possui um composto ativo que recebe o nome de diosgenina, que inibe o processo de inflamação das células de gordura encontradas no corpo, o que pode contribuir com o controle do peso, além do fato de, como já mencionado, ser uma boa fonte de carboidratos complexos.

Teor de fibras

As fibras são um grupo de nutrientes que além de colaborar com o bom funcionamento do sistema digestivo, também promovem a sensação de saciedade no organismo. Com o corpo mais satisfeito, a tarefa de controlar o tamanho das porções e a quantidade de calorias consumidas fica mais fácil e a perda de peso ganha um estímulo extra.

A boa notícia em relação ao inhame é que ele é uma boa fonte de fibras, tendo em vista que em 100 g do tubérculo são encontrados aproximadamente 4,1 g do componente.

E se levarmos em consideração ainda a combinação entre a energia mais duradoura que ele oferece por conta de seus carboidratos complexos e a saciedade que as fibras trazem, dá para concluir que o suco de inhame emagrece mesmo.

O inhame não é uma solução mágica para emagrecer

É bem verdade que o suco de inhame emagrece, mas não podemos nos apoiar somente nele para perder peso. Além de incluir a bebida na alimentação, é preciso se dedicar a algum tipo de atividade física com frequência e seguir toda uma dieta saudável e equilibrada.

Até porque de que adianta tomar suco de inhame ao mesmo tempo que consome um pedaço de pizza ou um lanche de fast food? Assim será praticamente impossível perder peso e a culpa certamente não será do inhame.

  Continua Depois da Publicidade  

Receitas de suco de inhame

suco de inhame

Suco de inhame da atriz Mariana Ximenes

Aprenda a fazer o suco de inhame emagrecedor consumido pela atriz Mariana Ximenes:

Ingredientes:

  • 1 pedaço médio de inhame descascado;
  • 1 folha de couve;
  • 1 pedaço médio de cenoura;
  • 1 pedaço médio de maçã;
  • 1 pedaço médio de pepino.

Modo de preparo:

  1. Colocar o inhame e os demais ingredientes no liquidificador;
  2. Bater, coar e servir.

Entretanto, para aproveitar melhor os nutrientes dos ingredientes, recomenda-se não coar, pois assim o consumo de fibras é maior.

Suco de inhame tradicional

Agora, você verá como preparar um suco de inhame tradicional:

Ingredientes:

  • 1 xícara de inhame descascado e cortado em formato de cubinhos;
  • 500 ml de água ou água de coco;
  • Mel ou adoçante a gosto;
  • ½ suco de limão.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater;
  2. Passar o suco para uma jarra, sem coar, adoçar com o mel ou adoçante. Sirva-se e bom apetite!

Outros benefícios do suco de inhame

inhame em cubos

Auxílio ao cérebro

Estudos publicados no ano de 2009 no American Journal of Chinese Medicine (Jornal Americano de Medicina Chinesa, tradução livre) identificaram que o inhame pode melhorar o aprendizado e a memória no cérebro dos seres humanos.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de avaliar os efeitos do consumo de inhame entre os participantes do experimento ao longo de seis semanas. Para os estudiosos, o benefício de melhoria nas habilidades cognitivas ocorreu por conta de enzimas antioxidantes presentes no tubérculo.

Colabora com a digestão

Por conter uma boa dose de potássio – são 816 mg a cada 100 g – o inhame ajuda a saúde do sistema digestivo e é especialmente benéfico para quem foi diagnosticado com a síndrome do intestino irritável (SII). Esse nutriente estimula contrações musculares suaves no estômago e no intestino grosso, o que propicia uma boa digestão.

Com isso, é possível se prevenir contra a SII e ter o problema amenizado.

Faz bem à saúde dos olhos

Uma das vitaminas presentes no inhame é a vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos. Logo, tomar suco de inhame em suas refeições é uma forma de contribuir com o bom estado da visão.

Melhora o sistema imunológico

Do ponto de vista nutricional, o inhame é um alimento poderoso, que fortalece as defesas do nosso organismo e deixa o sistema imunológico mais eficiente.

Previne contra doenças cardiovasculares 

Outra vitamina presente na composição do inhame é a vitamina B6. Ela é utilizada pelo organismo para combater a homocisteína, uma substância que danifica as paredes dos vasos sanguíneos. Uma alta dose de homocisteína no organismo é considerada fator de risco para doenças cardiovasculares.

Pode ajudar a amenizar a TPM

O suco de inhame também pode ser um aliado no combate aos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Mantém glicemia estável sendo bom para a diabetes

Por não causar picos de glicose e insulina no sangue, o inhame contribui para o controle dessas taxas e ajuda na prevenção contra diabetes.

Você já tinha ouvido falar que o suco de inhame emagrece? Já experimentou o suco alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média 3,60)
Loading...

 

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Suco de inhame emagrece? Benefícios e como usar”

  1. Tomo o suco todos os dias com laranja e cara e experimentei com abacaxi ficou muito bom.
    Tenho notado uma melhora significativa na minha saúde e disposição.

    Responder
  2. suco de inhame e otimo para o emagrecimento eu e a minha esposa tomamos todos os dias ja consegui perde 6 quilos tomando suco de inhame

    Responder