Especialista da Área:

Suco de Maracujá Emagrece?

O maracujá é uma fruta tropical de casca com aspecto enrugado. As sementes e a polpa interior são comestíveis, sendo a polpa de um sabor levemente adocicado e as sementes crocantes. Nos países tropicais, o maracujá é usado principalmente para a produção de sumo. Além de seu sabor agradável, a fruta é conhecida por seus vários benefícios de saúde.

Sabe-se, por exemplo, que o suco de maracujá é um excelente estimulante digestivo e ajuda no tratamento de outras doenças gástricas. Plantas de maracujazeiro contêm alta quantidade de fibras necessárias ao corpo para limpar o intestino, melhorar a digestão e ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames. Porém, pesquisas recentes revelaram que o suco de maracujá também pode ser poderoso para o emagrecimento. Como será que suco de maracujá emagrece? Leia o artigo abaixo e entenda.

Nutrientes e vitaminas

O maracujá é rico em vitamina A, que ajuda o organismo a remover os radicais livres que causam danos à pele e tecidos, e isso também ajuda a melhorar a visão. Também é rica em vitamina C, que ajuda a reparar tecidos, a prevenir doenças cardíacas e câncer e fortalece os ossos. Há também um composto no maracujá que bloqueia a histamina que causa alergias, prevenindo assim inflamações e reações alérgicas. Por conseguinte, maracujá tem o benefício de reduzir os sintomas da asma. Os antioxidantes encontrados no maracujá ainda inibem o crescimento de células cancerosas.

Calorias e valores nutricionais

Um maracujá de 100 gramas contém 98 calorias, 1 g de gordura, 2 g de proteína, 23 g de carboidratos, 10 g de fibra, 11 g de açúcar, 12 mg de cálcio, 1,6 mg de ferro e 30 mg de vitamina C. O maracujá é uma boa fonte de minerais. Ferro, cobre, fibra, potássio, magnésio e fósforo estão presentes em quantidades adequadas. O maracujá é rico em vitamina C e vitamina A, trazendo enormes benefícios para a saúde de uma forma geral.

Suco de maracujá emagrece?

A fruta, para começar, possui baixa caloria, sabe-se que uma unidade com 100 gramas possui apenas 98 calorias. Além disso, possui pouco sódio e gordura. Além disso, possui quantidades de carboidratos e açúcar natural, apesar daquele tradicional azedinho. Esses fatores contribuem para reduzir os níveis de colesterol no organismo. O alto teor de fibras presente na fruta tem efeito saciante, reduzindo a necessidade de consumo por compulsão de outros alimentos. Tudo isso faz com que o maracujá seja uma fruta ideal para a perda ou manutenção do peso.

A farinha da casca do maracujá é o ingrediente principal desse “remédio” caseiro. Essa parte da fruta é rica em pectina, uma fibra que bloqueia a gordura, diminui a absorção de carboidratos e ainda proporciona a sensação de saciedade, por isso se pode dizer que o suco de maracujá emagrece e, por este motivo, pode ser integrado aos programas alimentares.

O ideal é consumir o suco entre as refeições principais para inibir o apetite para os pratos principais. A farinha também ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, eliminando resíduos e toxinas com mais facilidade.

Um bom horário também para ingerir o suco é antes de se alimentar, pois a fibra pectina presente no maracujá pode bloquear as gorduras do organismo impedindo que se acumulem, gerando aqueles desconfortáveis pneuzinhos. O ideal é consumir com o mínimo de água, sem açúcar, porém como o sabor pode ser levemente azedo pense em colocar o mínimo de mel para adoçar. Beber suco de maracujá emagrece, mas para facilitar a perda de peso deve-se evitar os alimentos ricos em gordura e açúcar e praticar atividade física regularmente.

Benefícios do maracujá para a estética

  • Pele Saudável: Beber suco de maracujá todos os dias irá ajudar a melhorar a saúde da pele, pois a fruta é rica em vitamina A, que é essencial para a pele. Esta vitamina também é ótima para o crescimento celular adequado e a reprodução.
  • Crescimento do cabelo: Para manter um cabelo crescendo forte e saudável é necessário que ele tenha os nutrientes e oxigênio necessários para nutrir os folículos pilosos dos fios. Os nutrientes presentes no maracujá fornecem as quantidades necessárias para o cabelo crescer fortalecido e com brilho. Uma alimentação equilibrada é importante para um cabelo saudável de uma forma geral.
  • Cabelos sedosos e brilhantes: O maracujá é rico em vitamina A, vitamina B2, vitamina C, vitamina B6 e minerais como potássio, cobre, etc, que são essenciais para a saúde do cabelo. Então, consuma suco de maracujá para manter os cabelos sedosos sempre sem precisar apelar para produtos químicos.

Dica de receita de suco de maracujá para emagrecer

Ingredientes:

  • 1 maracujá grande;
  • 2 copos de água;
  • 1 colher de chá de farinha da casca do maracujá;
  • Mel ou stévia para adoçar.

Modo de Preparo:

Corte o maracujá ao meio, retire toda a polpa e bata no liquidificador com a água. Adoce a seu gosto e adicione a farinha da casca do maracujá depois que estiver finalizado.

Como preparar casca de maracujá em casa?

A farinha de casca de maracujá pode ser facilmente feita em casa e pode ser encontrada pronta em farmácias e em lojas de produtos naturais. A farinha pode ser acrescentada a qualquer suco, sopa, iogurte, vitamina, molhos, feijões ou até mesmo com um pouquinho de água para consumo.

Em casa basta reservar algumas cascas de maracujá e levar ao forno por determinado período de tempo até que fiquem secas, depois basta retirar, esperar esfriar e bater no liquidificador até que vire pó, podendo assim ser armazenado em recipiente apropriado para o consumo diário.

Recomenda-se ingerir 1 colher de sopa de farinha da casca do maracujá 3 vezes ao dia, antes do café da manhã, almoço e jantar.

E as sementes?

As sementes do maracujá são completamente comestíveis e possuem um sabor leve e textura crocante, sendo ideal para serem integrados em sobremesas ou saladas para criar contrastes e texturas diferentes. Estas sementes são altamente nutritivas, proporcionando vários benefícios para a saúde, como a proteção e manutenção dos sistemas cardiovascular e intestinal. São ricos em compostos fenólicos como piceatannol scirpusin e vitamina B, bem como a fibra dietética e de magnésio.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Alguém já tinha te falado que o suco de maracujá emagrece? Você já o tomou com intuito de perder peso, e percebeu bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...

6 comentários em “Suco de Maracujá Emagrece?”

  1. emagrecer é um processo lento que necessita de boa alimentação (pouca gordura, cortar açúcar, farinha branca) muita hidratação e exercícios físicos, sendo que os hábitos de alimentação são os mais difíceis de serem modificados. Sem isso, nada vai adiantar, não se iludam. Cuidar da saúde deve ser um compromisso.

  2. Com acompanhamento médico e muitos exercícios aprendi a se alimentar, ainda estou no começo com minha perca de peso, mais estou amando e cada semana tô conseguindo eliminar 2,5 quilos, acredito que alguns alimentos aJudá sim na perca de peso e tbm sirva muito pra acelerar o metabolismo, porém não basta simplesmente comer ou tomar uq dizem que emagreci, pra isso acontecer é necessário fechar a boca, aprender a comer na hr certa, muito exercícios e o principal, muita paciência pois cada organismo funciona de uma forma diferente.

  3. Vou começar hoje a incluir o maracujá na minha dieta. Daqui a um mês volto aqui para lhes contar se ajudou ou não. Também vou começar na academia e na aula de dança, se eu não me movimentar não tem suco de nada que faça milagre…

  4. Fui passear em Morretes – PR e na cidade os vendedores de produtos artesanais da região estavam vendendo belos maracujás, comprei 4 quilos e em casa tomamos suco dia e noite, é uma delícia! Mas com relação à emagrecer… sei lá, continuo uma bola! Essa história de emagrecer com certos tipos de alimentos é o mesmo que aquelas “famosas” pílulas para matar a sede, é só tomar uma com 5 copos de água… Kkkkk.

  5. Tudo mentira. Comi maracujá, tomei maracujá, andei com maracujá na bolsa, em baixo do travesseiro, sonhei com maracujá, dei maracujá pro meu marido, ele me bateu, fiquei com cara de maracujá de gaveta e engordei 6 kilos em uma semana. Céus! Socorro!

    • Vem Ka esmagrece sim agora vc tem que esta fazendo sempre exercícios.
      não é só tomar tudo que falou ai em cima e esperar o milagre acontece.
      De não sabe até o milagre de Deus vc tem que se esforçar para ter .
      Imagine emagrecer da noite pro dia e cada coisa viu

Deixe um comentário