Testosterona Bioidêntica – Como Funciona, Efeitos Colaterais e Dosagem

A testosterona é um dos hormônios mais importantes do corpo humano, e sua deficiência pode causar desde perda de massa muscular até uma diminuição da libido e alterações de humor.

Conhecida como o “hormônio masculino”, a testosterona atinge seu ápice no organismo por volta dos 18-20 anos, período em que se encerra a puberdade e o crescimento ósseo.

Como a partir dos 40 anos a produção do hormônio entra em acentuado declínio, muitos homens podem se beneficiar da reposição com testosterona bioidêntica. Saiba como funciona e quais são os efeitos colaterais da terapia hormonal.

Para que serve a testosterona?

testosterona bioidenticaA testosterona é um hormônio produzido pelos testículos nos homens e pelos ovários nas mulheres, e sua concentração no corpo masculino é cerca de 30 vezes maior do que aquela encontrada nas mulheres.

Principais funções da testosterona:

  • Desenvolvimento e fortalecimento ósseo
  • Aumento da massa muscular
  • Maturação dos órgãos sexuais
  • Crescimento dos pelos
  • Engrossamento da voz
  • Aumento do desejo sexual
  • Caracterização do comportamento masculino

Testosterona bioidêntica

Ao contrário da testosterona natural, o hormônio bioidêntico é sintetizado em laboratório, mas sua estrutura química é praticamente idêntica àquela da testosterona endógena.

Isso porque a síntese da testosterona bioidêntica é feita mediante a análise do sangue do próprio paciente, de maneira que o hormônio resultante é reconhecido pelo corpo como a testosterona natural (embora o hormônio seja sintético).

Segundo profissionais da área médica que prescrevem o hormônio, a testosterona bioidêntica tem a vantagem de ser produzida sob medida e apresentar menos efeitos colaterais que o hormônio sintético tradicional.

Como Funciona

Os hormônios são substâncias químicas que servem para transferir instruções e informações entre as muitas células do nosso corpo. A testosterona é um destes “mensageiros químicos” que trafegam pelo nosso sangue e ajudam a regular uma série de processos metabólicos.

Para que funcione corretamente, a testosterona deve ser reconhecida por uma proteína especializada nas células-alvo, também conhecida como receptor (imagine a proteína como uma fechadura e a testosterona como uma chave).

Quando a ligação é feita com sucesso uma série de mecanismos são acionados dentro da célula, resultando nos efeitos esperados pela ação do hormônio. Já no caso de serem utilizadas substâncias químicas com estruturas moleculares diferentes, a ligação fica prejudicada e as substâncias podem não produzir os resultados desejados.

Este é exatamente o que ocorre com o uso de testosterona bioidêntica: como possui a mesma estrutura química do hormônio produzido nos testículos, a substância tem atuação mais natural e eficiente no corpo.

Por que fazer reposição com testosterona bioidêntica?

A partir dos 30 anos de idade os homens começam a apresentar um declínio gradual nos níveis de testosterona na circulação (cerca de 1-2% ao ano). E além da própria idade, fatores como stress, determinadas doenças, trauma e alguns medicamentos (como os anabolizantes) podem acelerar esta diminuição.

Essa queda na concentração de testosterona no sangue pode causar:

  • Diminuição da libido
  • Ereções mais fracas
  • Perda da força muscular
  • Falta de energia
  • Alterações de humor e depressão
  • Perda da memória
  • Diminuição da resistência física
  • Dificuldade para dormir
  • Ganho de peso (sobretudo na região abdominal)

Como é possível ver pela lista de sintomas acima, a diminuição de testosterona deve ser encarada como uma questão séria de saúde, pois a falta do hormônio altera diretamente a qualidade de vida.

Além de fazer alterações na dieta e nos hábitos para elevar a testosterona naturalmente, a reposição hormonal pode ser indicada para os homens com níveis baixos do hormônio que apresentam os sintomas já mencionados.

A testosterona bioidêntica deverá ser prescrita pelo médico mediante exame de sangue e análise detalhada do histórico do paciente, e em hipótese alguma deverá ser utilizada como anabolizante para fins estéticos.

Benefícios da Reposição com testosterona bioidêntica

O reestabelecimento dos níveis ideais de testosterona na circulação podem trazer uma série de benefícios:

– Massa Magra

Com a diminuição natural da síntese de testosterona a partir dos 30 anos, o corpo tende a iniciar um acúmulo gradual de tecido adiposo, principalmente no abdômen. Além dos efeitos estéticos, esse excesso de gordura está associado a uma série de condições conhecidas como síndrome metabólica (pressão alta, diabetes, obesidade, níveis elevados de colesterol).

Já está comprovado que a modulação com testosterona bioidêntica pode auxiliar na melhora da composição corporal, uma vez que estimula a formação de tecido muscular e reduz as taxas de gordura.

– Função Sexual

Uma baixa concentração de testosterona no sangue pode provocar desde diminuição do interesse sexual até dificuldades para manutenção da ereção.

A reposição hormonal com testosterona bioidêntica funciona de maneira a reestabelecer o desejo sexual e melhorar a frequência e a qualidade das ereções.

– Proteção cardiovascular

Defensores do método afirmam que a reposição de testosterona pode ajudar a diminuir os níveis de LDL- o colesterol “ruim” – e ao mesmo tempo elevar as taxas de HDL no sangue. Esse efeito do hormônio pode prevenir o acúmulo de colesterol nas artérias e reduzir o risco de arteriosclerose e infarto.

Como a testosterona também tem ação vasodilatadora, o uso do hormônio bioidêntico melhora o fluxo sanguíneo em artérias já parcialmente obstruídas por placas ateroscleróticas.

– Melhor controle da glicemia

Estudos indicam que a testosterona contribui para um aumento da sensibilidade à insulina, o que por sua vez melhora o metabolismo dos carboidratos e pode evitar o diabetes do tipo 2.

– Sono

Uma pesquisa realizada na Universidade de Montreal demonstrou que a queda nas taxas de testosterona circulante é uma das causas da diminuição da qualidade do sono, sobretudo na fase de sono profundo.

Como este é exatamente o período onde ocorre boa parte da reparação da mente e do corpo (como o tecido muscular que é lesionado durante o treino), o déficit de testosterona pode não apenas causar insônia como também dificultar a renovação das energias e a reconstrução do tecido muscular.

A reposição hormonal bioidêntica pode melhorar a qualidade e a duração do sono, e também estimular a produção natural de testosterona, já que é durante o descanso noturno que o corpo produz boa parte do hormônio de que necessita para o seu metabolismo.

– Humor

Homens com diminuição da testosterona têm maior probabilidade de desenvolverem um quadro depressivo ou de alterações frequentes de humor.

Para os médicos, a explicação está no fato de que há uma associação direta entre níveis diminuídos de testosterona e uma redução na liberação de serotonina no cérebro.

O uso da testosterona bioidêntica funciona, portanto, como um regulador do humor, que ajuda a diminuir quadros de irritação, tristeza e ansiedade exacerbadas.

– Disposição

Um dos sintomas mais comuns da baixa produção de testosterona é a falta de energia e disposição para as atividades do dia a dia.

Como o hormônio atua sobre o metabolismo energético, a reposição com testosterona bioidêntica pode ajudar a afastar a sensação de cansaço e fadiga, melhorando a qualidade de vida e garantindo energia para a prática de exercícios.

– Funções cerebrais

Além da função sexual, a testosterona também tem atuação direta no sistema nervoso central, sobretudo nas áreas relacionadas à concentração e cognição. Por esse motivo, o uso do hormônio pode evitar a dificuldade de concentração e a diminuição na capacidade de aprendizado, além de melhorar a memória.

Contraindicações

A testosterona bioidêntica não deve ser utilizada sem orientação médica por homens com histórico de câncer de próstata, ou com valores elevados de PSA.

O hormônio também não deve ser utilizado por mulheres ou homens que tenham como único objetivo o ganho de massa muscular para fins estéticos.

Efeitos Colaterais

Apesar de muitos médicos defenderem o uso de testosterona bioidêntica manipulada como uma opção totalmente natural e segura para a reposição hormonal, é importante lembrar que os hormônios bioidênticos são manipulados em laboratório e sofrem alterações em sua estrutura química.

Por esse motivo, embora em tese sejam mais seguros que os hormônios tradicionais, os bioidênticos também estão associados a efeitos colaterais, uma vez que causam grande impacto fisiológico.

Principais efeitos colaterais da testosterona bioidêntica:

  • Próstata

    De acordo com médicos que recomendam a terapia de reposição hormonal com bioidênticos, a testosterona bioidêntica não provoca câncer de próstata, mas pode exacerbar um tumor já existente. A recomendação é fazer uma verificação dos níveis de PSA antes do início da reposição, e no caso de alterações nos valores da enzima pode ser necessário interromper o tratamento com a testosterona bioidêntica.

  • Colesterol

    O uso incorreto do hormônio pode provocar uma alteração das taxas de LDL, HDL e triglicérides, elevando o risco de complicações cardíacas. Aqui novamente o segredo está na dosagem, pois em quantidades moderadas o hormônio pode ser benéfico para o coração.

  • Fígado

    Em excesso, a testosterona causa toxicidade ao fígado e pode levar ao surgimento de tumores hepáticos (os mesmos que costumam aparecer em usuários habituais de esteroides anabolizantes).

  • Aromatização

    Parte da testosterona circulante se converte em estrógeno, hormônio que pode aumentar o tamanho das mamas masculinas e causar acne, calvície e aumento de pelos.

Apresentação

testosterona bioidentica gelÉ possível encontrar a testosterona bioidêntica manipulada na forma de injeção intramuscular, gel e adesivo cutâneo. As injeções podem ser aplicadas com intervalos de 20 dias ou três meses, de acordo com a orientação médica individual.

Já o gel e o adesivo devem ser utilizados diariamente, pois liberam uma quantidade menor de hormônio na circulação.

Mais recentemente foi lançado no mercado a testosterona na forma de um desodorante roll on, que pode ser aplicado sobre a pele das axilas. Cada aplicação do produto libera 30 mg em cada axila, totalizando 60 mg diárias- a dosagem inicial.

Uma correção da dose será feita mediante análise sanguínea do paciente, para verificar os níveis da testosterona no organismo.

Dosagem

De maneira geral, os médicos costumam determinar o quadro de baixa testosterona quando os níveis do hormônio estão abaixo de 300ng/dL (sendo que os valores ideais são de 300 a 900ng/dL).

Para o início do tratamento, a dosagem recomendada é de:

  • Gel

    5 g de gel testosterona a 1% aplicado uma única vez ao dia.

  • Adesivo

    1 unidade de 5 ou 10 mg (de acordo com a recomendação médica) ao dia.

  • Injeção

    De 50 a 250 mg a cada 2-4 semanas para a testosterona de ação curta (cipionato, propionato e associação de ésteres de testosterona) e 1.000 mg para a testosterona de longa duração (undecilato).

No caso do undecilato, recomenda-se um intervalo de aproximadamente 6 semanas entre a primeira e a segunda aplicação, e de 10-14 semanas entre as demais aplicações.

Preço

É possível encontrar a testosterona bioidêntica manipulada na forma de gel (Axeron) por aproximadamente R$ 290,00 a embalagem com 110 ml.

Já o preço da injeção é de aproximadamente R$470,00 (marca Nebido, ampola de 4ml). Esses valores se referem à venda online mediante receita médica.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que achou da testosterona bioidêntica? Já pensou em usar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (176 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

23 comentários

  1. Itamar da Silva Santos

    Preciso saber onde comprar testoterona bio identica axerom

    • Itamar, se o seu médico receitar vc pode encontrar na maioria das farmácias de manipulação ok.
      Espero ter ajudado.
      Abraço

    • Quero comprar Axeron em gel aquela da embalagem branca,laranja e a tampa vermelha já comprei 4 vezes mas no momento estou sem receita meu PSA esta a 2.0 tranquilo e a testosterona 290 tenho o controle frequente, Queria um frasco de Axeron Gel

  2. Já procurei em minha região médico para receitar, mas todos foram contra ou desconhecem.

    • oi tudo bem.
      procure um endocrinologista, e explane o que voce deseja obter com o uso dela. Na maioria receitam porem muitas farmacias de manipulaçao nao fazem o injetavel, que e o que eu aconcelho…. ja usei e minha endocrino que me receitou por conta dos meus exames.

      Acompanhando isso, faca uso de um bom treino e uma execelente alimentação, ambos iram lhe ajudar no processo ao uso da testo bioidentica.

    • cipionato de testosterona ou deosteron INJETÁVEL (está é bioidentica) 3 ampolas de 2 ml drogaria Onofre , Minas Brasil . panvel encontra or menos de 40,00 reais a cx c/ três ampolas

  3. estou usando testosterona 1% 1 pump a noite, perem estou tendo muita queda de cabelo,
    meu medico me receitou aromatase 60mg e espirolactona 100mg , para inativar o efeito da queda de cabelo. mas tenho medo de continuar a queda.
    você pode me ajudar com essa informação?
    obs: tenho 52 anos.

  4. Como usar a testosterona em gel em um só canto do corpo.

  5. Na compra de uma embalagem de tet.gel que vem com 110 ml como aplicar 5 mg diária ?

  6. Só funciona terapia de reposicao hormonal bioidêntica via transdérmica NANO estruturada. Outras não funcionam, gel, injeção…

    • Alexandra, sem dinheiro para reposição, no momento, 49 anos e sem doenças prévias…
      Acredita que a vitamina d pode me ajudar neste quesito?
      Grato.

  7. Qual o horário melhor para o uso de testosterona bioidêntica. Já pesquisei bastante e nada falam de horário. Obrigado

  8. Os sintomas de baixo nível de testosterona elencados no artigo, tem tudo a ver comigo. Estou com 60 anos e creio que a consulta a um endocronologista poderá me esclarecer se no meu caso a reposição seria indicada. Porém , lendo sobre contraindicacoes fiquei um tanto quanto apreensivo. Ha 4 anos atrás fui contamibado pelo virus da hepatite C, fiz o tratamento que teve como resultado final a negativacao da carga viral. Nunca mais senti nada e nem voltei a fazer novos exames para confirmação.
    Adiantando a pergunta que farei ao médico: Qual a possibilidade de no meu caso, ser contraindicado a reposição?
    Obrigado

  9. Para quem deseja usar testosterona sintética injetável tipo cipionato, propionato conselho não use eu usei foi uma alegria e uma tristeza aumentou minha força, meu peso, disposição, mas quando parei foi o fim de tudo inclusive da libido q não tinha mais foi um.pesadelo. hoje uso a bio idêntica 100mg transdermica muito boa.

  10. Olá, tenho 53 anos e estou usando testosterona bioidentica 10% penetravam ,1g pela manhã no abdômen e ombros, já faz 10 dias não tive nenhum progresso , ainda é cedo para fazer efeito ou não irá resolver ? Irei voltar ao médico em 60 dias de uso. Obrigado, meu nome é Carlos

  11. Gostaria de indicação de um médico muito bom, que pudesse avaliar se necessito de reposição hormonal bioidentica na cidade do Rio de Janeiro.

  12. Axeron tem que passar onde não tem pelos no pênis. Dr. Lair Ribeiro falou dessa testosterona Bio identica usei 4 ou 5 frasco e tranquilo fiquei muito cheio de energia mas agora terminou preciso comprar

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*