Tomar Água Demais Faz Mal?

Conseguimos sobreviver vários dias sem nos alimentarmos, porém, a falta de água em nosso organismo não nos permitirá uma sobrevida longa.

A água está presente em 70% de nosso corpo, em média, sendo portanto, matéria prima fundamental para nossa saúde.

A indicação para tomarmos 2 litros de água diariamente é uma informação bastante conhecida. Há quem tome menos, há quem tome muito mais, mas, será que tomar água demais faz mal?

E, se beber água demais faz mal, quanto devemos tomar?

Um dos primeiros sinais de nosso organismo está diretamente ligado à cor da urina. Quando o indivíduo urina poucas vezes, em pouca quantidade, provavelmente, notará um tom amarelo-escuro e forte odor. Isso significa que é preciso ingerir mais água. Para os que tem dificuldade em beber mais água vale a pena ver essas 5 Dicas Para Beber Mais Água na Sua Dieta.

Na outra ponta dessa questão estão as pessoas que urinam demais, onde praticamente não há coloração dessa urina. Nesse caso, poderá estar havendo um excesso de água circulando.

A cor ideal da urina é amarela clara. Esse é o parâmetro a ser seguido, independente de termos bebido 2 litros de água ou não.

Outros fatores determinantes

Não podemos afirmar que 2 litros de água são necessários a todos os indivíduos. Esse valor vai depender de uma série de fatores adicionais, ligados à genética e ao modo de vida de cada um.

  • Fatores ambientais

Pessoas que vivem em locais mais quentes, obviamente, se desidratarão mais rapidamente, precisando repor o líquido perdido com mais frequência.

  • Tipo de alimentação

Quanto maior for o consumo de sal na dieta, tanto maior será a necessidade de água. A propósito, veja os 16 Alimentos Ricos em Sódio Para Tomar Cuidado e 10 Formas de Reduzir o Sal e Sódio da Dieta.

  • Tipo de atividade física

Os praticantes de atividade física se desidratam mais do que as pessoas sedentárias, de um modo geral. Quanto mais extenuante for o exercício praticado, mais água será exigida pelo organismo.

  • Metabolismo

Quanto mais acelerado for o metabolismo do indivíduo, mais água ele necessitará para desempenhar suas atividades normais.

  • Bebidas alcoólicas

O álcool desidrata, portanto, quem consome bebidas alcoólicas com frequência, precisará tomar mais água.

Por que devemos beber bastante água?

Porque ela é o combustível que mantém nossas funções vitais. Não eliminamos a água somente pela urina. Ela vai deixando nosso corpo pela transpiração, respiração, entre outras coisas. Ao longo de 24 horas, perdemos aproximadamente 2 litros de água, daí a necessidade de reposição ao longo do dia. Esse valor é o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por que beber água demais faz mal?

Vamos considerar o principal órgão que age como um filtro em nosso organismo: os rins. Ele tem a capacidade de filtrar entre 800 a 1000 ml de água por hora, em pessoas saudáveis. Supondo que haja uma ingestão muito superior a esse volume, obviamente, os rins não darão conta da filtragem, o que provocará uma queda acentuada nos níveis de sódio (hiponatremia), em decorrência disso, poderá haver estados de confusão mental, chegando a convulsões.

Outra complicação diretamente ligada ao excesso do consumo de água poderá ser a elevação da pressão arterial, o que irá comprometer as funções cardíacas, como também, sobrecarregar os rins, na tentativa de eliminar todo esse líquido em demasia.

Também há os casos de anorexia, onde pessoas estão substituindo os alimentos por água, levando aos problemas citados anteriormente.

Além do sódio, há também a perda de magnésio e potássio. Sem esses minerais haverá propensão ao aumento da pressão intracraniana, principal fator para o rompimento de vasos sanguíneos, e um passo para um AVC (acidente vascular cerebral).

Cientistas realizaram um estudo após a Maratona de Boston em 2002. Nele, 488 atletas fizeram um exame de sangue antes e após a corrida. Os resultados mostraram que 65% deles ingeriram água demais, e estavam com os níveis de sódio abaixo da média desejada, o que comprova que em alguns casos, beber água demais faz mal.

Intoxicação por água

Parece muito estranho, mas, pode acontecer. Temos uma concentração de sódio em nosso sangue considerada normal quando está entre 135 a 145 milimoles por litro. Água demais faz mal quando dilui tanto o sangue que esse valor fica abaixo disso. É o que já mencionamos: a hiponatremia, que significa “sal insuficiente no sangue”. Quando isso ocorrer, os sintomas de intoxicação por água incluem fadiga, náuseas, vômito, cefaleia, etc.

Há casos graves de hiponatremia, onde poderá ocorrer a entrada de água nos neurônios, levando ao edema cerebral, coma, falha respiratória e até a morte.

Beber muita água causa retenção hídrica?

Não. Exatamente o contrário disso. Provavelmente essa retenção esteja ligada a elevados níveis de sódio, portanto, não se deve diminuir a ingestão de água, mas, de sódio.

Devemos sentir sede antes de beber água?

Não. A sede é um aviso que os níveis de água no organismo já estão “no vermelho”. O ideal é beber pequenas porções, ao longo do dia, independentemente de sede.

Considerações finais

Evidentemente a água é uma fonte de benefícios dos quais não poderemos abrir mão. Sem ela nossa temperatura corporal não se manteria equilibrada, não conseguiríamos eliminar toxinas e resíduos, nossa pele e cabelos perderiam o viço e a beleza, entre tantas outras coisas. A palavra aqui é parcimônia, ou seja, trocar uma dieta por água é absurdo, como também seu excesso poderá prejudicar órgãos vitais, como os rins.

É claro que para se atingir um grau de intoxicação por água, irá se exigir o consumo de mais de 4 litros diários, tomado de forma intermitente, mas, sempre é bom ouvir os sinais do seu corpo.

Você toma água demais ou de menos? Tem dificuldade para conseguir se hidratar como deveria por dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. eu tomo água pra caramba

  2. tomo de 4 a 6 litros de agua por dia. sera que faz mal?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*