Treino e Dieta de Vitor Belfort

Especialista:
atualizado em 11/07/2018

Vitor Belfort é um astro do MMA e já enfrentou grandes nomes no ringue, dentre eles o americano Jon Jones, campeão dos meio-pesados do UFC. Para cuidar da dieta de Vitor Belfort, um dos preferidos é Mike Dolce, um dos nutricionistas mais badalados do momento entre os lutadores de MMA. Dolce já foi um lutador, e por isso tem a experiência dos lutadores somada ao conhecimento teórico e técnico dos alimentos. A partir do seu know-how, ele criou uma específica dieta de Vitor Belfort, mas que muitos outros lutadores também estão aderindo. Trata-se da Dolce Diet, que leva o seu sobrenome.

Dieta de Vitor Belfort

Por onde quer que passe, Dolce ressalta as mudanças e crescimento profissional de Belfort advindos da dieta que ele inseriu no seu dia a dia. Muitos vêm dizendo que a Dolce Diet é verdadeiramente milagrosa, porém o nutricionista afirma que tudo depende da observação. Em inúmeras entrevistas que deu por aí, Dolce destacou que a dieta foi moldada ao atleta.

O nutricionista gosta de acompanhar a rotina de cada um de seus “clientes”, os hábitos alimentares, de vida, histórico relacionado a doenças, cultura, tudo, para assim imergir na vida do atleta e poder pensar em uma dieta específica para cada um. E a dieta de Vitor Belfort não foi diferente. Obviamente que o lutador se alimentava bem, evitando comidas gordurosas e todo tipo de junk food, porém, ele seguia a dieta da musculação com nutrientes desproporcionalmente balanceados para haver um crescimento muscular satisfatório.

Como tudo começou

Ao visitar a casa de Belfort e acompanhar sua rotina alimentar inclusive em família, Dolce começou a observar que o atleta se alimentava com muita proteína e isso costuma causar sérios problemas digestivos, uma vez que a quantidade de proteína era exagerada e ultrapassava o delimitado para as refeições diárias e ainda impedia que os nutrientes fossem absorvidos corretamente.

Uma das primeiras decisões do nutricionista foi reduzir a proteína excessiva (basicamente de carnes e ovos) e inserir nutrientes advindos de verduras e legumes. Assim, os pratos do lutador passaram a conter mais brócolis, espinafre, aspargos e outras saladas verdes escuras. Ao mesmo tempo, foi incrementando na sua dieta nozes, frutas variadas, sementes, quinoa, aveia, trigo sarraceno e grãos.

Alguns alimentos que eram muito consumidos e de gosto do lutador foram mantidos, como batata doce e inhame, mas as proporções foram reduzidas. Ao contrário de muitos nutricionistas de fisiculturistas que afirmam que frutas engordam, o nutricionista de Belfort acredita no contrário, afirmando que o consumo de fruta é essencial como fonte de vitaminas e nutrientes, assim como o de carboidratos. Segundo ele, o corpo necessita de carboidrato para trabalhar, tanto o cérebro quanto o coração.

vitor-belfort-comendo

Café da manhã e outras refeições

A dieta de Vitor Belfort começa com um café da manhã reforçado com uma tigela de trigo ou aveia, manteiga de amêndoa, semente de chia (pode ser substituída por linhaça), algumas gorduras que desaceleram a digestão e ao menos duas frutas, podendo ser morangos, uva passa, banana, etc. Esse café da manhã deve ser consumido todos os dias e é muito rico em nutrientes. Vitor geralmente pega suas fontes proteicas do frango e claras e ovo, e a escolha depende da refeição. Em todas as refeições existe uma fonte proteica. Em lanches, é comum ele utilizar whey protein, proteína do soro do leite.

Ao longo do dia, o lutador se alimenta com carboidratos e proteínas, o quanto precisar para satisfazer suas necessidades. A escolha por comer carboidratos após os treinos é importante para repor as reservas de glicogênio do organismo. Toda manhã pós treino e no final da tarde Vitor se alimenta com um shake preparado naturalmente com base em frutas frescas, verduras, óleo de cânhamo e outros ingredientes que renovam todas as energias e reparam os músculos, como whey protein.

Desde o início dessa nova dieta, Belfort já perdeu um alto índice de gordura. Além disso, Belfort consumia muitos suplementos diariamente como glutaminas, multi-vitaminas, resveratrol e outras e isso foi reduzido devido à nova dieta de Dolce, que inseriu alimentos que substituíssem os benefícios dos suplementos de forma natural. O objetivo da dieta é procurar ao máximo remover toxinas e exageros do corpo. Então, limita-se ao máximo o consumo de produtos industrializados.

Treino de Vitor Belfort

A dieta está diretamente relacionada ao treino de Vitor Belfort, isso porque, com a alimentação mais regrada e saudável, Belfort aumentou sua velocidade, potência e resistência nos treinos e lutas. Quando iniciou na carreira, com 19 anos em 1997, ele tinha um físico de fisiculturista; porém, nos últimos anos, com a dieta Dolce e o treino de Vitor Belfort, ele se transformou em um verdadeiro lutador de MMA. Grande parte do seu condicionamento físico se deve também a evolução das artes marciais mistas. A intensidade das lutas, assim como a velocidade, foram dois fatores imprescindíveis para alcançar esse resultado que costuma exigir mais foco dos lutadores e muito treino.

As pessoas elogiam as seguintes qualidades de Belfort: força, condicionamento, flexibilidade e um físico proporcional. Esses fatores contribuem para fazer de Belfort o fenômeno mundial que ele é hoje.

Etapas do treino de Vitor Belfort

No seu treino, ele realiza séries de warmup dinâmico que foca na dinâmica do aquecimento, menor movimento do corpo, amplitude de movimento, equilíbrio e estabilidade. A seguir, a etapa 2 consiste no Núcleo, Força e Explosividade em que o lutador realiza algum treinamento específico de força intensa com o objetivo de ativar uma resposta muscular rápida, semelhante à que ocorre nos ringues. Seu treinador Bonacci finaliza com a etapa 3, com exercícios isométricos que otimizam a estabilidade e o condicionamento de força do lutador.

Exemplos de vários tipos de treino de Vitor Belfort

https://youtu.be/-AkRzbn8p2I

Você já conhecia os detalhes do treino e da dieta de Vitor Belfort? Quais são suas opiniões sobre eles? Você tem Vitor como um ídolo do esporte? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário