Upcycling food: conheça essa incrível tendência sustentável

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Um machucadinho, aqui, um formato inusitado ali, um legume mirradinho acolá, enfim, alimentos que ainda podem ser utilizados, apesar de não obedecerem ao padrão estético exigido nos supermercados, estão ganhando status e virando tendência sustentável.

Assim, aquelas frutas e legumes que, via de regra, teriam a lata de lixo como destino, agora são reconsideradas, e essa tendência sustentável vem ganhando cada vez mais terreno e popularidade, o chamado upcycling food.

O não desperdício é a base dessa tendência, na contramão das regras dos grandes supermercados. 

Na verdade, as donas de casa, que sempre optaram por fazer suas compras no finalzinho das feiras livres, mesmo sem saber, já eram adeptas do upcycling food, comprando por um valor menor aquelas frutas e legumes que, provavelmente, iriam parar no lixo, só que o nome era bem mais simples: a xepa.

E quem diria que a boa e velha xepa iria ganhar nome chique, status e virar tendência? 

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Upcycling food
A regra do upcycling food é reduzir o desperdício de alimentos, incentivando sua utilização ao máximo e de maneira circular

Brincadeiras à parte, a regra do upcycling food é simples e tem tudo a ver com os dias atuais: reduzir o desperdício de alimentos, incentivando sua utilização ao máximo e de maneira circular.

E mais, o upcycling food  é um grande incentivo para as indústrias transformarem matérias-primas, aparentemente sem destino, em diferentes subprodutos, até mesmo cascas e sobras de polpas de sucos, os quais podem ser transformados em geleias, vitaminas, ingredientes para panificação ou, em último caso, ração ou material para compostagem. 

Veja também: Dieta planetária – o que é, benefícios e como seguir

A ordem é não desperdiçar.

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O fato é que essa tendência tem dado bons frutos, com perdão do trocadilho, tais como a companhia Mercado Diferente, que vem fazendo muito sucesso com assinaturas de cestas sustentáveis.

Pois é, só o céu parece ser o limite para as muitas possibilidades de assinaturas e, agora, mais essa modalidade, a de cestas compostas de frutas, legumes e verduras orgânicos.

E a novidade, nesse caso, nem é o fato de serem produtos orgânicos, mas por trabalharem com cestas sustentáveis, geralmente, composta por alimentos até 50% fora do padrão.

Mas, quando o assunto é upcycling food,  o Mercado Diferente não está sozinho. Lá na Califórnia, desde 2018, a The Ugly Company tem como matéria-prima aquelas frutas tidas como feias para o consumo, e com elas produz deliciosos snacks de frutas secas

Upcycling food
Empresas vêm fazendo sucesso com assinaturas de cestas sustentáveis e saudáveis

Ou seja, além de cada pacote evitar, em média, que 2,5 quilos de frutas acabem indo para o lixo, ainda permite que os agricultores lucrem, também, com as frutas fora dos padrões, geralmente descartadas.

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Detalhe, até o ano de 2017, Ben Moore, o fundador da The Ugly Company, trabalhava no transporte de frutas fora dos padrões para locais de descarte, e foi quando, vendo tanto desperdício, teve a ideia de montar seu negócio.

Por fim, outra companhia enxergou no desperdício uma oportunidade de negócio: a Fruta Imperfeita, em São Paulo que, em parceria com pequenos produtores, comercializa cestas, por meio de um plano de assinatura, com vegetais e frutas fora do padrão estético exigido nos mercados.

O fato é que desperdiçar está fora de moda e não combina em nada com sustentabilidade, que mais do que uma tendência, é uma necessidade do mundo atual. Nesse sentido, upcycling food se encaixa perfeitamente com a nossa nova realidade, que precisa, cada vez mais, apostar em soluções sustentáveis.

O que você achou das ideias da upcycling food? Pretende inserir esse estilo de vida na sua rotina? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

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