Cuidados com a pele

10 Benefícios da Vitamina E para a Pele

A vitamina E é conhecida por diversos benefícios à saúde, atuando no tratamento de diversas doenças cardiovasculares e tendo um papel importante na saúde dos olhos e do cabelo, por exemplo. Além disso, há ainda benefícios da vitamina E para a pele, influenciando na textura e aparência da mesma.

Vamos mostrar abaixo os principais benefícios da vitamina E para a pele e dar dicas de onde encontrar essa vitamina.

Vitamina E

A vitamina E é um nutriente e antioxidante presente em vários produtos para a pele. Ela é capaz de atuar contra os radicais livres que promovem o envelhecimento e evitar outros efeitos indesejados na pele.

Os National Institutes of Health Office of Dietary Supplements, nos Estados Unidos, explicam que a vitamina E é um antioxidante natural que ajuda a neutralizar os radicais livres que danificam as células e pode contribuir para o tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, envelhecimento precoce e diminuir os riscos associados à exposição à poluição e à radiação ultravioleta.

Assim, os benefícios da vitamina E para a pele se devem, principalmente, à sua ação antioxidante e ao seu papel em processos anti-inflamatórios e atuação na melhoria do sistema autoimune do organismo.

Onde encontrar

A vitamina E é um nutriente encontrado em diversas fontes de alimentos, como:

  • Óleos vegetais;
  • Frutas como o abacate;
  • Nozes e sementes;
  • Ovos;
  • Leite;
  • Frutos do mar.

Também é possível encontrar suplementos de vitamina E em cápsulas que podem ser ingeridas em casos de deficiência dessa vitamina ou abertas para aplicação tópica do líquido que as constituem diretamente sobre a pele. Outra forma de encontrar a vitamina E é na forma de um óleo, que consiste na forma mais pura da vitamina E, conhecido como alfa-tocoferol.

Em diversos cosméticos e produtos para a pele, a vitamina E já é um ingrediente essencial. Assim, encontramos vitamina E na forma de cremes, loções, em protetores solares e em cremes antienvelhecimento, por exemplo.

Especialistas indicam que os melhores suplementos de vitamina E são aqueles que indicam a presença de tocoferol e outros antioxidantes potentes como vitamina E e coenzima Q10.

Benefícios da Vitamina E para a Pele

1. Atua como um hidratante

A vitamina E tem propriedades hidratantes que ajudam a hidratar peles sensíveis e restaurar e rejuvenescer a pele desidratada. O ideal é aplicar o produto antes de dormir sobre a pele limpa. Ele age como um hidratante porque a vitamina E é um nutriente solúvel em óleos, por isso fica mais fácil de ser aplicada quando misturada com uma pequena colher de azeite, por exemplo. Ele age tratando a pele seca e danificada pois consegue restaurar a umidade perdida pela pele.

2. Diminui cicatrizes

Ao aplicar vitamina E topicamente em uma cicatriz como uma marca de acne, por exemplo, pode ser observada a redução da cicatriz ao longo do tempo segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos EUA.

Muitos dermatologistas indicam o uso de cremes que contêm vitamina E para a pele a fim de retirar manchas e cicatrizes devido ao seu poder antioxidante que acelera a recuperação da pele danificada e previne que cicatrizes se tornem permanentes.

É possível quebrar uma cápsula de vitamina E e aplicar o conteúdo diretamente na cicatriz. Neste último caso, como já mencionado, uma dica é adicionar uma colher de chá de azeite de oliva para diminuir a viscosidade do óleo e facilitar a aplicação.

3. Trata queimaduras

Outro benefício da vitamina E para a pele é sua ação de cura. Em casos de queimaduras solares ou outros tipos de queimaduras, quando a queimadura é tratada, nasce uma nova camada de pele na região afetada. A aplicação tópica de vitamina E durante e após o tratamento pode prevenir a aparição de uma cicatriz no local da queimadura além de tratar a inflamação desenvolvida no local.

Isso ocorre também devido ao estímulo à produção de colágeno, que ajuda a curar feridas mais rapidamente devido à ação cicatrizante da vitamina E, estimulando a produção de células novas e saudáveis na região danificada.

4. Evita envelhecimento precoce

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a aplicação tópica de vitamina E no rosto pode ajudar a reduzir a extensão e profundidade de linhas faciais e rugas. Um tipo especial da vitamina E que retarda o processo de envelhecimento são produtos que contém alfa-tocoferol que, como citado anteriormente, é a forma mais pura da vitamina E e tem alto poder antioxidante.

A vitamina E atua nesses casos prevenindo a formação de rugas através do bloqueio aos danos causados pelos radicais livres. Além disso, a vitamina E trata as rugas existentes através do estímulo à produção de colágeno, que ajuda a manter a pele flexível.

Outra ação da vitamina E neste aspecto é que ela ajuda a promover o crescimento de novas células epiteliais e a acelerar a regeneração celular.

5. Diminui manchas na pele

Algumas pessoas apresentam manchas marrons na pele que são causadas pelo envelhecimento, danos causados por radicais livres, exposição ao sol ou função inadequada do fígado.

A hiperpigmentação ocorre quando algumas partes da pele são mais escuras que outras. A vitamina E ajuda a reparar os danos dos radicais livres e a equilibrar os níveis hormonais. Assim, quando aplicada topicamente nas manchas, a vitamina ajuda a clarear a região mais escura e suavizar a pele através da lubrificação das membranas celulares e do incentivo à regeneração celular.

6. Trata estrias

Quem sofre com estrias no corpo devido a processos de emagrecimento ou após a gravidez pode usar a vitamina E para eliminar as estrias. Devido ao alto poder antioxidante da vitamina E, ela protege as fibras de colágeno presentes na pele do dano causado por radicais livres. Além disso, a vitamina estimula a produção de mais colágeno, o que melhora a elasticidade da pele, eliminando as estrias.

7. Melhora a pele áspera e lábios secos

A vitamina E possui propriedades hidratantes, assim como antioxidantes que ajudam a pele a prevenir a desidratação e acelerar o processo de cicatrização. Ao adicionar uma colher de chá de azeite ao óleo de vitamina E, a penetração dos nutrientes é facilitada, já que o azeite ajuda a solubilizar a vitamina E.

Além disso, o ácido oléico em sua composição torna a pele mais permeável e capaz de manter a umidade necessária para a saúde. Além da pele, essa mistura pode ser aplicada sobre os lábios para hidratá-los.

8. Limpa a pele

Além de tudo, a vitamina E para a pele ajuda a limpar a sujeira e impurezas acumuladas nesta e também ajuda a manter o equilíbrio de óleo na pele. Para isso, use algumas gotas de óleo de vitamina E em um pedaço de algodão e limpe o rosto duas vezes ao dia. A limpeza ocorre porque a vitamina E é um emoliente, ou seja, é capaz de amolecer a região, o que facilita a remoção de impurezas na pele.

9. Trata cutículas e unhas desidratadas

Assim como na pele e lábios secos, a vitamina E pode ser aplicada nas cutículas para hidratar a região e evitar rachaduras. Como benefício extra, as unhas também ficam mais fortes e menos quebradiças.

10. Trata estrias

Assim como no caso das rugas, a vitamina E pode ser aplicada para reduzir marcas de estrias. Isso porque as estrias são um sinal de perda de elasticidade da pele. Como a vitamina E é capaz de restaurar a flexibilidade da pele, as marcas das estrias podem ser reduzir, além de o surgimento de novas estrias ser evitado.

Dicas

– Cuidado com possíveis irritações e alergias

Em alguns casos, é possível que ao aplicar um produto que contém vitamina E para a pele, ocorra irritação ou inflamação na pele. Se qualquer tipo de vermelhidão ou indícios de irritação ou alergia forem detectados, interrompa o uso do produto e procure ajuda médica.

– Inclua vitamina E na dieta

Além da aplicação tópica diretamente na pele, incluir alimentos que contêm vitamina E na dieta ajuda a ter cabelos, unhas e pele naturalmente nutridos e saudáveis. A maioria dos adultos saudáveis precisam ingerir cerca de 15 mg de vitamina E por dia por meio da dieta, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Usar vitamina E no seu dia a dia é ótimo para evitar possíveis danos à pele, causados principalmente pela exposição à poluição e à radiação solar, já que a substância consegue filtrar a radiação UV e evitar danos causados pelos radicais livres.

– Use produtos ou coma alimentos que contêm vitamina E e C para potencializar os benefícios

Combinar o uso de vitamina E com vitamina C pode ajudar a pele, principalmente quanto à exposição a radiação solar. Ambas vitaminas são antioxidantes e juntas podem atuar como um protetor solar natural para a pele, já que as duas vão lutar contra os radicais livres da poluição e da exposição ao sol.

Referências adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios da vitamina E para a pele? Tem costume de ingerir alimentos ricos na vitamina ou usa produtos que a contêm? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*