6 Benefícios do Inhame – Para Que Serve e Propriedades

Inhame (Dioscorea spp. L.) é o nome dado a tubérculos nutritivos muito consumidos em todo o Brasil. Mas, antes de apresentarmos os benefícios do inhame, para que serve e propriedades medicinais, é preciso esclarecer algumas questões quanto à sua nomenclatura.

Inhame, taro ou cará?

O “I Congresso de inhame e taro” (2002) estabeleceu que a hortaliça conhecida como inhame no Sudeste, Centro e Sul do Brasil, trata-se na verdade do taro, um rizoma da planta Colocasia esculenta, família Araceae. Já os tubérculos do gênero Dioscorea, anteriormente chamados de carás nesses mesmos locais e inhames no Nordeste, passaram definitivamente a serem designados como inhame.

Em síntese, o inhame é o nome comum do tubérculo de mais de 600 espécies do gênero Dioscorea, família Dioscoriaceae. Vale destacar que dentre todos estes exemplares, apenas 14 são usados como alimento. As espécies de inhame cultivadas em nosso país são oriundas da Ásia e África.

Para que serve o inhame?

O inhame é cultivado em áreas tropicais. No Brasil, a região Nordeste é a maior produtora e também consumidora. Em geral, é um alimento muito consumido na América Latina, em ilhas banhadas pelo oceano Pacífico e no continente asiático. Na África Central, principalmente para os nigerianos, é considerado um item básico da dieta. Os tubérculos também são utilizados para fins medicinais: de algumas espécies, pode-se extrair a diosgenina, um fitoesterol de grande interesse da indústria farmacêutica. Através do método de Merker, a diosgenina é convertida em progesterona, que por sua vez é utilizada na produção de pílulas anticoncepcionais.

Propriedades do inhame

Cada 100 g de inhame cozido fornecem 118 calorias, na sua maioria proveniente de carboidratos, cerca de 28 g. Encontramos também 1,5 g de proteína, 3,9 g de fibras e uma quantidade insignificante de gordura (0,2g). Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Eles apresentam um pouco de vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico). Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Muitas das propriedades medicinais do inhame são decorrentes ação da diosgenina em nosso organismo. Os tubérculos também apresentam uma atividade antioxidante. Vejamos agora quais os benefícios do inhame para a saúde humana.

Veja também: Calorias do Inhame – Tipos, Porções e Dicas

Benefícios do inhame

Veremos agora como as propriedades do inhame são boas para sua saúde e boa forma:

1) O inhame é bom para a saúde feminina

No organismo humano, a diosgenina presente nos tubérculos é convertida a desidroepiandrosterona (ou DHEA), um hormônio que também é produzido pelas nossas próprias glândulas adrenais. O DHEA é uma molécula utilizada para a síntese de vários outros hormônios, como a progesterona, o estrogênio, a testosterona, o cortisol e a aldosterona.

Pesquisas relatam que o consumo de inhame é útil na menopausa, para a tensão pré-menstrual (TPM), endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina. Ademais, os tubérculos ajudam a aumentar a fertilidade. Foi observado que mulheres africanas que os consomem com frequência são mais férteis.

2) O inhame é bom contra o câncer

Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer. Estes nutrientes nos protegem da ação de radicais livres, agentes que podem provocar mutações no DNA que levam a uma proliferação celular desenfreada.

A diosgenina também tem se mostrado útil no combate ao câncer. Pesquisas têm mostrado que ela é capaz de impedir a proliferação de células cancerígenas da mama por estimular a p53, uma proteína pró-apoptótica, e de células de osteossarcoma por estimular a morte celular programada e interromper o ciclo celular. O fitoesterol ainda estimula a apoptose em células leucêmicas, especificamente na eritroleucemia, uma leucemia mielóide aguda, e de câncer de cólon, neste caso, também impede o crescimento celular.

3) O inhame é bom para o coração

O excesso de colesterol no sangue é associado à ocorrência de doenças cardíacas e, as fibras do inhame ajudam a reduzir os seus níveis.

Nos laboratórios de análise clínicas também são mensurados níveis de homocisteína. Estudos revelam que quantidades elevadas desse aminoácido, que possui ação inflamatória, ajudam a formar as chamadas placas ateroscleróticas. Se uma pessoa possuir um nível normal de colesterol, mas um excesso de homocisteína, os riscos de problemas cardiovasculares ainda são consideráveis, pois o aminoácido acelera o processo de oxidação de colesterol LDL. O inhame, por sua vez, é um alimento rico em vitamina B6 (piridoxina) e B9 (ácido fólico), que ajudam a controlar os níveis de homocisteína no organismo.

Além de tudo, o inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio em nosso corpo.

4) O inhame ajuda a combater o mal de Alzheimer

Conforme já foi dito, o acúmulo do aminoácido homocisteína traz prejuízos para a nossa saúde. Seu excesso alimenta a inflamação no cérebro de portadores da doença de Alzheimer. A doença também tem sido relacionada com a diminuição dos níveis do hormônio DHEA, o que acontece à medida que envelhecemos.

Logo, o inhame é um ótimo alimento para ajudar a prevenir e a controlar o Alzheimer, pois o tubérculo é fonte de vitaminas B6 e B9, e a diosgenina é convertida em DHEA em nosso organismo.

5) O inhame ajuda a emagrecer

O inhame é ótima opção de alimento para quem precisa emagrecer. Além de pouca gordura, o tubérculo apresenta carboidratos complexos, o que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, fazendo você sentir mais ativo para os treinos e ter menos fome ao longo do dia. É importante destacar que as fibras do inhame também promovem essa sensação de saciedade.

Uma dica é acrescentar o inhame como ingrediente de receitas, para que você consuma uma quantidade menor dos pratos que for preparar. Você pode incorporá-lo, por exemplo, em massas de bolo, nhoque e até mesmo em sopas.

Outro dentre os benefícios do inhame para o emagrecimento está associado com o DHEA. O hormônio consegue inibir a glucose-6-fosfato-desidrogenase, uma enzima que participa da síntese de gordura bem como do crescimento de células cancerígenas.

Estudo publicado no Annals of the New York revelou que o aumento da concentração de DHEA no organismo, através do uso de suplementos a base desse hormônio, aumentou a força e a massa muscular em homens e mulheres. O DHEA também reduziu a quantidade de gorduras nos homens, mas aumentou, de forma sutil, nas mulheres.

Veja mais: Inhame Engorda ou Emagrece?

6) O inhame ajuda a evitar a anemia

O inhame é um bom alimento para a prevenção da anemia. Ele é fonte de ferro, mineral que participa do processo de transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias. O tubérculo também apresenta cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado, para que ele possa ser utilizado na síntese de novas hemácias; vitamina C, que ajuda na absorção de ferro; vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.

Precauções

  • Converse com seu médico a respeito do uso do inhame. O funcionamento do sistema endócrino é bastante delicado e integrado, e a diosgenina do tubérculo pode alterá-lo, mesmo que discretamente.
  • Grávidas e lactantes devem evitar o consumo do inhame.
  • Coma sempre com moderação.

O que achou dos benefícios do inhame? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (140 votos, média: 4,28 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

44 comentários

  1. Excelente comentário sobre as propriedades do inhame. Já o consumia sem saber de suas propriedades medicinais. Agora serei um consumidor mais consciente.

  2. Denio de Oliveira Quadros

    Eu gosto só um pouco deste tuberculo, eu faço uso dele só todo dia….É BOM DEMAIS, MUITO GOSTOSO……

  3. Juracy Ferreira Campos

    Maravilhoso adorei, sempre que posso faço uso, agora vou consumir mais, obrigado pela excelente dica sobre este alimento delicioso!!!!!!! .Inhame!!!

  4. Tudo o que li foi muito proveitoso tem muita gente que nao da valor a essas coisas so mesmo indo ao medico,eu porem dou maior valor a esses sucos que sei que realmente serve demais pra nossa saude

  5. Faço tratamento com nutricionista com doutorado em nutrição funcional que me indicou o leite de inhame para substituir o leite de vaca . Se misturar uma colher de óleo de Coco extravirgem a um copo de leite de inhame ajuda a emagrecer com saúde . O leite e super facil: é só descasca-lo e lavar bem depois bater no liquidificador com água.. pronto já está feito o leite. Pode asset usado em vitaminas e receitas e gerais que levam leite.

  6. Maria Ribeiro Freitas

    Eu tenho 57 anos , tenha depressão, pressão alta e tor com o colesterol muito alto , tambem na menor pausa por conta de tirar o utero, entrei na menopausa ha muito tempo. Gostaria de saber se posso tomar leite de inhame?

  7. Maria Rosália D. Bernardes

    Agora sabendo dos benefícios do inhame, comerei com mais vontade, sem contar que o suco de laranja com inhame e mel é uma delicia, experimente, você vai gostar!

  8. Evandro de Jesus Nunes

    Comece ai fazer o suco de inhame me disseram que é bom para dores causada pelo o chicongunha ainda não posso afirmar nada a respeito mas, caso eu tenha algum benefício baseado nessas dores articulares causadas por essa maldita doença chicongunha, logo vou publicar.

    • Estava com dores nos ombros ou seja na musculatura do trapézio, provavelmente ou por virose ou chikungunha. Fiz um teste , cortei uma rodela do inhame e bati no liquidificador com 200ml de água filtrada, em poucas horas a dor aliviou muito e está quase sumindo…
      muito bom !

  9. Adorei este site e gostaria que publicassem artigos como diabetes ou alimentos que ajudama conbate-la

  10. estou tomando 1 copo de suco por 5 dias e paro isto para o meu sistema imunológico que é baixo, ainda não vi benefícios, mas estou no caminho correto?

  11. Fiquei em dúvida se suas propriedades são melhor aproveitadas quando consumimos cru ou cozido.

  12. Estou tomando há algum tempo o Leite de Inhame no café da manhã. É melhor tomar com o inhame cru ou cozido?

    Obrigada

  13. Sou um usuário antigo do inhame crú batido com limão com casca e tudo. Um inhame e um limão Taiti rendem um litro de suco, q pode ser adoçado com mel, se quiser. Normalmente tomo sem adoçar. Comecei a dar este suco aos meus filhos quando pequenos 2 , 3 anos de idade, quando ficavam resfriados/gripado. Sempre que no final de ano passavamos 2 semanas na praia, a partir da segunda semana, começavam as tosses e catarros. E quando chegávamos em casa, ambos, a menor de 1 ano e o maior de 6 anos, também apresentavam febre por inflamação na garganta. Iniciávamos o tratamento por orientação de nosso médico naturalista, com um copo de suco 2 ou 3 vezes ao dia. Em três dias, tudo voltava ao normal. Como isso acontecia todo ano, resolvi dar o suco uma vez por dia a todos da família, de forma preventiva, inclusive aos primos quando iam conosco. Nunca mais tivemos os problemas citados. Aí resolvemos adotar o suco mesmo em época fora de férias, e como melhorou a imunidade de todos na família. Enquanto observávamos problemas de gripes, dengue , etc, nós continuávam sãos. Dava a receita para os amigos que ficavam admirados com a rapidez com que o suco agia. Numa ocasião, um sobrinho pisou num ouriço e a quantidade de espinhos era tanta,que não consegui remove-los por causa da gritaria que fazia. Conclusão, segui as pessoas do lical, que recomendaram deixar os espinhos, que ia inflamar e sair naturalmente. Ele foi para casa, e continuou tomando o suco. Mais tarde soube que não houve inflamação. Os espinhos foram saindo e sua mãe os puxou com uma pinça sem dor. O suco se revelou um potente antiinflamatório natural. Furúnculos e eczemas cedem rapidamente pela ação do suco. Limão com inhame, um santo alimento.

  14. Tomava e dava para as crianças uma vez por dia, todas as manhãs, e isso aumentava bastante a imunidade de todos. Mais tarde quando os filhos cresceram e foram estudar em outra cidade, fazia o suco e tomava tudo, praticamente 4 copos, ou 3 quando a esposa tomava. O suco deve ser feito e tomado em seguida, para não oxidar as vitaminas. Mais tarde passei a bater primeiro o inhame crú e descascado, com um mínimo de água, apenas para cobrir o tubérculo, separava, depois batia o limão com casca e tudo, também com o mínimo de água.e após coar misturava com o inhame batido e água até completar cerca de 4 copos. Cuidado para não deixar muito concentrado, para evitar vômito dos que tenham sensibilidade estomacal. Um filho de uma amiga não quis mais tomar o suco por isso. Assegure-se também se a pessoa não é alérgica a algum dos ingredientes. Em caso gripe, febre, etc , pode tomar um ou dois copos até três vezes por dia. Comigo e com minha família sempre funcionou rápido. Um ótimo alcalizante do corpo. Adoçar com mel ajuda no gosto, principalmente quando for dado para as crianças.

    • Gostei muito sobre esse comentário, gostaria de saber Marcos se posso fazer o suco somente com o inhame, ou tem que estar em conjunto com o limão para obter os resultados?

  15. Sandra Aparecida Barbosa Silva

    Realmente são muitos os benefícios do inhame. Faço diariamente o suco, a aproximadamente três anos.
    Tomo pela manhã em jejum.
    Minha receita é uma rodela de inhame, suco de uma laranja, completa o copo com água e adoço com mel.
    Na minha cidade teve surto de dengue eu e meu filho fomos contaminados pelo mosquito e a recuperação foi rápida, devido ao suco que tomávamos todos os dias.

  16. ESTOU TOMANDO TODOS OS DIAS EM JEJUM ABACAXI,INHAME ,BABOSA,UMA PITADA DE CANELA E HORTELÃ,TEM DIA QUE COLOCO CENOURA ,E UM POUKINHO DE AGUA ,AXO QE ESTA OK NÉ .?????

  17. conheço o inhame, é um ótimo alimento. no café da manhã então! uhhhh… muito bom.

    **ha um vídeo circulando na Internet que o inhame é bom para curar a zika chicungunha. é verdade?

    • O zelador do meu prédio estava com Zica. Tinha se consultado no posto de saúde, mas não melhorava, continuava com febre e dor no corpo todo dia. Dei a receita do suco de inhame com limão a ele, fez por volta das 9:00h da manhã, e no mesmo dia já sentiu melhora e não voltou mais a sentir os sintomas. Eu e minha família, sempre tomamos esse suco, e, por coincidência ou não, nunca tivemos dengue, zica ou chicungunha.

    • Sim! É verdade. O inhame é um alimento que tem o poder de levantar muito rápido a imunidade, logo a pessoa fica curado questão de horas.

  18. Bato 1 inhame no liquidificador com 1 copo com água cou e com o sumo acrescento 2 colheres de leite em pó, 1 banana, 1 pedaço de maçã, açúcar e farinha lactea

  19. eu gosto muito do inhame com cafe eu sabia que ele era bom mas agora e que eu vou
    comer mais pois eu nao sabia que ele era tao bom para a saude

  20. Juliana Renata teodoro

    Meu filho das acompanhamento cm nutricionista só que ela não indicou inhame na dieta dele mas como eu sei que é muito bom faço todos os dias no almoço

  21. Juliana Renata teodoro

    Eu gosto muito de inhame ainda mas quando faz sopa e muito bom

  22. sempre gostei do inhame mas não conhecia suas propriedades,amei varias dicas principalmente do inhame com limão batido, ja tomo limão batido com casca mas agora vou tomar com inhame ,obrigado pelas dicas,gosto tbm de comer só cosido no café da manhã,melhor que comer pão .

  23. Alguém de vcs sentem coceira nas mãos quando descascam o inhame??? eu descasquei o inhame com o auxílio de uma luva descartável (pois eu sabia que iria pinicar minhas mãos) , mais ainda assim senti meus braços pinicarem, e assim que tomei o suco senti coceira na minha garganta. Agora estou com medo de continuar tomando e ter uma reação alérgica.

  24. Bom dia.
    Chamo-me Rui Bernardo.
    Gostaria de saber quais são as diferentes formas de preparo e
    consumo do inhame.

    • Minha dica é de suco, bata no liquidificador 1 inhame cru descascado, com a polpa do maracujá e adoce a gosto. É delicioso e ajuda a melhorar a imunidade, usei para levantar as plaquetas.
      Pode ser usado também inhame cozido em receitas de pão de queijo.

  25. Podes me explicar qual é a diferença do inhame e do Taia , principalmente na saúde feminina? Já sabia que o inhame era bom, mas não com tantas propriedades,mas o Taia se acha bem mais fácil vem mercado. Muito obrigada.

  26. Olá gostaria de saber se inhame pode alterar a glândula da tireoide?

  27. Gostaria de saber, onde posso encontrar inhame à venda, em Portugal?

  28. So um usuario de todos os dias do inhame. coloco uma cabeça de inhame descascado crú no litificador mais um pedaço de cenora uma banana uva passa um pedaço de melancia um pedaço de mamão bato e tomo 2 copos, me sinto bem disposto odia inteiro, almoço pouco e a noite tomo um copo de leite batido no litificador junto com uma gema de ovo de pata com mel e canela . me diga se estou certo e devo continuar neste mesmo ritimo obrigado. ja uso a muitos anos a mais de 10 anos.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*