Benefícios do Inhame – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Melhora da saúde do coração, promoção da saciedade e prevenção da anemia: conheça os benefícios do inhame e como usar!

O inhame (Dioscorea spp. L.) é um dos legumes mais versáteis, saborosos e nutritivos que você poderá utilizar na sua dieta. Cada 100 gramas de inhame cozido fornecem 118 calorias, na sua maioria proveniente de carboidratos, cerca de 28 g. Encontramos também 1,5 gramas de proteína, 3,9 g de fibras e uma quantidade insignificante de gordura (0,2 gramas).

Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Antes de conhecer todos os benefícios do inhame, vale a pena descobrir se o inhame engorda ou emagrece e se você está fazendo algum tipo de dieta que tenha restrições de carboidratos ou tem intolerância à glúten, também vai gostar de saber se o inhame tem carboidrato ou glúten.

Quer saber mais sobre os benefícios do inhame? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como ele pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Para que serve o inhame?

Estudos e análises têm indicado quais são os benefícios do inhame. Confira para que serve o vegetal:

  • Saúde da mulher: bom para menopausa, tensão pré-menstrual (TPM), endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina;
  • Auxílio à prevenção do câncer por ser rico em antioxidantes e diosgenina;
  • Bom para a saúde do coração;
  • Ajuda na prevenção da doença de Alzheimer;
  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Auxílio à prevenção da anemia.

Benefícios do inhame: saiba como usar!

O inhame pode ser preparado cozido, assado ou ao vapor. Também há receitas de sopa light de inhame que você pode preparar em dias mais frios e aproveitar seus nutrientes.

Um purê light de inhame também pode ser uma excelente acomapnhamento para as refeições principais da sua dieta. Até mesmo fazer um suco de inhame traz inúmeros benefícios. Conheça ainda outras receitas com inhame para emagrecer e aproveite esse tubérculo incrível na sua dieta!

Cuidados

  • Converse com seu médico a respeito do uso do inhame. O funcionamento do sistema endócrino é bastante delicado e integrado, e a diosgenina do tubérculo pode alterá-lo, mesmo que discretamente.
  • Grávidas e lactantes devem evitar o consumo do inhame.
  • Coma sempre com moderação;
  • Antes de conhecer todos os benefícios do inhame, vale a pena descobrir se o  inhame engorda ou emagrece, pois dependendo da dieta em que você esteja nesse momento, talvez o inhame não se enquadre nela, mesmo tendo muito benefícios.

Fontes e Referências Adicionais:

O que achou dos benefícios do inhame? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (386 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

92 comentários em “Benefícios do Inhame – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Faço uso do inhame cru pela manha é o meu café. Uso ele cru com maçã, cenoura, laranja e ainda coloco canela para adoçar. Gostaria de saber se é recomendável? Tem alguma restrição? Tbm faço uso dele cozido. Por gentileza me responda se o uso cru é ofensivo. Eu tomo 3 x por semana o suco cru e nao sinto nada.

    • Oi boa noite, vi uma receita que aumenta a imunidade , e ela foi usada na cura de uma senhora com cânce, foi usado uma sopa com 4 inhame cortado e cozido ,uma colher de misso e um sachê de hondashi .vou fazer pois estou com a imunidade baixa, e agora estou com artrite e artrose nos joelhos e cotovelos,.

  2. Fiz o suco com metade do inhame e uma folha de couve e metade de um limão é um copo de água me senti muito bem agora lendo esses posts fiquei com medo

  3. Me tornei consumidora de inhame depois que descobri que contém muito potássio, pois sofro com essa perda.
    Daí passei a comer inhame. Já comia banana. E agora os dois. Adoro inhame no café da manhã.

  4. Não conhecia os benefícios do inhame e já era usuário do mesmo e agora com tantos benefícios a saúde, não paro mais de comer inhame. Adoro!

  5. Eu, sou Edésio Joaquim dos Santos, no ano de 2013, fui diagnosticado com câncer de estomago, tive que ser retirado o estomago, vesícula 100% e uma parte do esôfago, tinha 93 kg e fui a 65 kg, hoje com 6 anos estou curado com a s graças divinas e ao tomar sucos e comer inhame cru, cozido, de qualquer jeito eu como inhame, todos os dias, no café, no almoço e no jantar. Nunca mais deixei de comer inhame. obrigado…

  6. Estou começando a dar o inhame ao meu pai que esta com problemas de coraçao e alzhaimer, junto com uma pasta de banana verde, uma colher dessa pasta, aveia, frutas. um pedaço de inhame cru e nutren com uma colher de mel para ele se recuperar.

  7. Estava tentando achar um tubérculo muito usado pela minha família,quando era criança,conhecido como mangarito.As informações obtidas até agora fala do inhame,que é totalmente diferente das minhas lembranças.Alguem teria conhecimento a respeito?

  8. É maravilhoso o inhame, uma pediatra indicou para uma filha de uma amiga minha a tomar o suco, pois ela estava com coceiras genitais e era imunidade baixa, começou a tomar e desapareceu.

  9. Então, eu percebi uma mudanca na minha producão hormonal, ai comecei a pesquisar e encontrei varias reportagens sobre o inhame e estou consumindo desesperadamente, pois quero aumentar minha producão de progesterona, uma vez que estou c 48 anos e ainda quero engravidar, por isso estou usando o inhame em grande quantidade, pois dizem nas pesquisas q ele aumenta a fertilidade. E sera que posso consumi- lo em grande quantidade? Por favor me responda! Grata!