Publicidade

 

Caseína

Caseína: O Que é, Benefícios, Como Tomar e Dicas

Que o leite é essencial para uma dieta completa e equilibrada, isso muita gente sabe. Além de ser uma das melhores fontes de cálcio, ainda ajuda o sistema imunológico, prevenindo doenças como a hipertensão, cárie dental, desidratação, problemas respiratórios, etc. Os nutrientes provenientes do leite são essenciais para evitar uma série de doenças crônicas.

Publicidade

A caseína está presente no leite e hoje em dia seu extrato é de grande utilidade para os que buscam a hipertrofia. Mas o que é a caseína? Qual sua função no corpo? Veremos tudo isso e mais um pouco a seguir.

O que é

A caseína é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco, principalmente no que é proveniente da vaca (compõe 80% da proteína encontrada nesse leite) e dos seres humanos (de 20% a 45%). É uma proteína pouco solúvel em água (hidrofóbica) que também é utilizada na produção de derivados do leite, como o queijo, e na fabricação de adesivos, plásticos e como aditivo de alimentos e produtos farmacêuticos.

Sua digestão pelo organismo costuma demorar mais que o dobro do tempo, comparando com outros suplementos ricos em proteína, para que ocorra a síntese proteica e a absorção dos aminoácidos essenciais que estão presentes em sua fórmula.

A caseína pode alcançar até 7 horas de ação no organismo, pois esta é sensível ao pH ácido presente no estômago e isso faz com que sua absorção pelas paredes do sistema digestório seja mais gradativa. O tempo de liberação dos aminoácidos de sua fórmula é mais prolongado do que demais suplementos ricos em proteína.

Em alguns casos, a absorção lenta dos aminoácidos promove melhores resultados para quem quer ganhar massa muscular. As proteínas de rápida absorção são bem aceitas antes a depois dos exercícios físicos; já as de lenta absorção, como é o caso da caseína, são melhores aceitas ao longo do dia, sendo mais benéficas se comparadas às demais, pois são liberadas de forma gradual de acordo com as necessidades do corpo.

Benefícios

Comparando a caseína aos demais suplementos ricos em proteína, pode-se observar que essa possui inúmeros benefícios que a tornam melhor avaliada pelos consumidores. Por ser de lenta absorção, a caseína é melhor aproveitada pelo organismo no decorrer do dia e, além disso, ela ajuda a diminuir a quebra proteica, fato que a caracteriza como anti-catabólica.

Outro benefício da caseína é o fato de que ela possui um teor de glutamina muito elevado, beirando os 20,5%, valor mais alto que o da soja e do ovo, por exemplo. Esse aminoácido encontrado na caseína pode ajudar o músculo durante os exercícios intensos e durante a dieta rígida. Além disso, a caseína ajuda a regular o transporte de proteínas no intestino, pois tende a formar uma espécie de gel. Isso reduz a velocidade do trânsito dos aminoácidos, ajudando na absorção dos mesmos, das proteínas e peptídeos pela parte do sistema digestório.

Publicidade

Podemos citar que a caseína possui um nível elevado de aminoácidos glucogênios, incluindo a treonina, glutamina e arginina. Estes aminoácidos são essenciais para a produção de glicose e energia durante o exercício físico, funcionando também como anticatabólicos dentro do músculo.

Por fim, outro benefício da caseína é que, de acordo com um estudo do Reino Unido, ela ajuda a prevenir cáries e outros problemas nos dentes. Isso explica-se pelo fato de que a caseína evita a erosão do esmalte e ela é altamente recomendada para pessoas cuja dieta (rica em refrigerantes, doces etc) pode prejudicar a saúde dos dentes.

Como Tomar

O uso da caseína é indicado para o período noturno, antes de dormir. Por ser uma proteína de lenta absorção, ela é indicada para essa hora do dia pois, durante o sono, ficamos horas sem ingerir alimentos e, para quem busca o aumento dos músculos, isso pode prejudicar seus objetivos. A caseína é um excelente anticatabólico que atua de 7 a 8 horas – perfeita para agir durante uma noite inteira de sono.

A quantidade a ser tomada varia de acordo com as necessidades de proteína diária de cada indivíduo, porém, é indicado na embalagem de cada marca de caseína qual a quantidade recomendada. 

Caseína emagrece?

Um estudo realizado na Holanda mostra que aumentar a quantidade de caseína consumida durante o dia faz com que seus pacientes acelerem seus metabolismos enquanto dormem, diminuindo, também, sua gordura total.

O principal objetivo da caseína, no entanto, é a manutenção de massa magra, indicada para quem quer evitar o estado de catabolismo. Porém, a caseína contém altas concentrações de glutamina (cerca de 20,5%), um aminoácido que ajuda o músculo durante o treino intenso e durante a dieta. Além disso, a caseína, por ser de digestão lenta, prolonga a saciedade, também ajudando na dieta.

Sendo assim, a caseína emagrece, mesmo este não sendo seu objetivo, sendo apenas uma possível consequência de seu consumo. Com os exercícios físicos certos, portanto, a caseína emagrece e ainda ajuda a construir massa muscular.

Dicas

Associar o Whey Protein à caseína gera resultados melhores e mais duradouros. Por ser uma proteína de digestão rápida e com uma elevada quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA, a proteína presente no Whey Protein é a principal escolha para quem busca o aumento da massa muscular. A caseína, como foi visto, é uma proteína de “manutenção muscular”, já que é de digestão lenta e que previne o catabolismo muscular.

Publicidade

A inclusão de 8g de caseína ao shake de 40g de Whey Protein, proporciona melhores resultados em ganhos de força e de massa muscular, recebendo os benefícios de ambas as proteínas: da rapidez de absorção e estímulo de síntese proteica do whey e da digestão lenta e liberação prolongada dos aminoácidos que a caseína oferece.

Referências adicionais:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tomou a suplementação de caseína? Como foram os resultados? Quais são seus suplementos proteicos preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×