Publicidade

 

Folha de rabanete

Folha de Rabanete – Para Que Serve, Salada, Refogada e Dicas

Parente dos nabos, das couves e da mostarda, o rabanete é conhecido como um tubérculo de sabor ardido e refrescante que é cultivado há alguns milhares de anos – alguns acreditam que seja há 4 mil anos.

Publicidade

Vamos conversar sobre uma parte em especial desse vegetal – a folha de rabanete – e saber para que serve, além de aprender a preparar algumas receitas com o ingrediente?

Para que serve a folha de rabanete?

As folhas de rabanete caem melhor em receitas de sopas e de refogados, entretanto, também é possível encontrá-las em receitas de saladas. Além disso, o ingrediente também pode ser utilizado em receitas de sopas, quiches e molhos.

Na lista a seguir, vamos conferir algumas vantagens que já foram associadas ao uso da folha de rabanete. Confira:

– Propriedades anticâncer

A quiroprática e bacharela em bioquímica nutricional, Tracey Roizman, explicou que ao lado do brócolis e da couve, as folhas de rabanete figuram na lista dos vegetais que contêm altas quantidades de compostos classificados como anticâncer e conhecidos pelo nome de indoles e sulforafanos (sulporaphane indoles).

De acordo com Roizman, a lista foi apresentada pelo livro Healthy Longevity Techniques: East-West Anti-Aging Strategies, de autoria do PhD Joseph P. Hou.

Publicidade

– Os nutrientes da folha de rabanete

Segundo Roizman, o ingrediente é composto por nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo como fibras, potássio, vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina C.

As folhas de rabanete também servem como fonte de outros nutrientes necessários para o corpo humano como cálcio, ferro e vitamina A.

– Combate aos radicais livres:

Ainda conforme o artigo da quiroprática, uma pesquisa publicada no ano de 2004 no International Journal of Food Sciense and Nutrition (Jornal Internacional de Ciência Alimentar e Nutrição, tradução livre) identificou que as folhas do rabanete selvagem mostraram ter uma habilidade considerável para auxiliar o combate aos radicais livres.

Publicidade

Segundo o que esclareceu o Centro Médico da Universidade de Maryland, os radicais livres são substâncias prejudiciais ao organismo, que danificam o DNA e cujo acúmulo pode contribuir com o processo de envelhecimento do corpo e com o desenvolvimento de problemas de saúde como doença no coração, artrite e câncer.

Os pesquisadores indicaram o consumo da folha de rabanetes e de outros vegetais como forma de promover o aumento da atividade antioxidante no organismo.

– Ajuda o processo digestivo

Por serem ricas em fibras, as folhas de rabanetes ajudam o processo digestivo. Condições como constipação e estômago inchado podem ser evitadas com a ajuda do consumo da folha de rabanete.

– Aumento da imunidade e redução do cansaço

Por serem ricas em ferro e fósforo, as folhas de rabanete ajudam a superar o cansaço e aumentar a imunidade. Contribuem também as vitaminas A, C e tiamina. Pessoas com anemia podem se beneficiar do consumo frequente de folha de rabanete.

– Fonte de vitamina C

Ainda conforme o artigo de Tracey Roizman, as folhas de rabanete carregam um teor de vitamina C seis vezes maior do que a quantidade do nutriente que é encontrada na raiz do vegetal.

O Centro Médico da Universidade de Maryland nos conta por quais razões essa vitamina é tão importante para nós: ela é necessária para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e colabora com a produção do colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, dos tendões, da cartilagem, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

Entretanto, isso não para por aí – o nutriente também é requerido para o processo de cura de feridas e para a manutenção e reparação dos ossos e dentes, além de auxiliar o organismo a absorver o mineral ferro ser um antioxidante, informou o órgão.

Conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland, é preciso que a gente consuma a vitamina C por meio dos alimentos graças ao fato do nutriente não poder ser armazenado dentro do nosso organismo.

– Efeito diurético e desintoxicante

Fazer um suco verde com a folha de rabanete pode ser muito positivo para quem deseja um efeito diurético. Você pode experimentar misturar pepino, limão e melancia para um ótimo sabor e efeito potencializado. As propriedades antimicrobianas e antibacterianas das folhas de rabanete ajudam também a desintoxicar o corpo e a eliminar as toxinas. 

Receitas com a folha de rabanete

1. Salada de folha de rabanete 

Ingredientes:

  • Folhas de rabanete;
  • 1 cebola ralada cortada em rodelas finas;
  • ½ pimentão cortado em rodelas finas;
  • 2 tomates cortados ao meio e fatiados;
  • Sal a gosto;
  • Azeite de oliva extravirgem a gosto.

Modo de preparo:

Selecionar rabanetes com folhas macias. Separar as folhas e lavá-las bem; Colocar as folhas lavadas dentro de uma solução com água e vinagre durante alguns minutos; Enquanto isso, lavar as rodelas de cebola na água e remover o excesso de água; Misturar as folhas de rabanete, as rodelas de cebola, o pimentão e o tomate dentro de uma tigela; Temperar a salada com o sal e o azeite de oliva extravirgem e servir-se.

2. Refogado de folhas com folha de rabanete

Ingredientes:

  • Folhas de 1 maço de rabanete, de beterraba, de cenoura, de couve-flor, de brócolis e/ou de nabo;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • ½ cebola picada;
  • 2 dentes de alho picadinhos;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Lavar as folhas, rasgar em pedaços pequenos e reservar; Aquecer o óleo dentro de uma frigideira no fogão, refogar a cebola e o alho. Acrescentar as folhas, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar em fogo brando, adicionando água, se assim achar necessário; Passar as folhas para uma travessa e servir-se.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já experimentou alguma vez a folha de rabanete? Pensa em incluí-la no cardápio da sua dieta, seja refogada, em uma salada ou sucos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×