Publicidade

 

Kefir

Kefir Emagrece ou Engorda? Benefícios e Análise Completa

O kefir é tradicionalmente uma bebida espumante de leite, entretanto também é possível encontrar e fazer água kefir. Você pode preferir água kefir se você é intolerante a lactose ou vegano. Ela também pode adicionar variedade à sua dieta. Mas será que o kefir emagrece mesmo ou a perda de peso está fora da sua lista de benefícios?

Publicidade

O que é kefir?

Kefir é uma bebida espumante feita de leite e “grãos” de kefir, ou colônias de bactérias. Ele pode ser azedo, então o kefir geralmente é misturado com frutas, mel ou açúcar. O kefir é similar ao iogurte, já que é feito ao adicionar uma bactéria ao leite. Entretanto, você também pode fazer kefir com leite de coco, leite de soja, leite de arroz e água. A bactéria no kefir tem seus próprios benefícios, distintos dos do iogurte. Elas são melhores na colonização do seu trato digestivo e podem ajudar com a indigestão.

O kefir é um antioxidante, o que significa que ele pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer e sinais de envelhecimento ao proteger suas células de danos. Estudos também descobriram que o kefir pode diminuir níveis de colesterol, o que pode ajudar a diminuir suas chances de doença cardíaca. Se o kefir é fermentado por muito tempo, ele pode conter álcool, mas se preparado adequadamente, ele deve conter menos de 0,1%. Se você pode encontrar grãos de kefir, você pode fazer seu próprio leite ou água kefir em casa.

A Nutrição do Leite Kefir

Leite kefir é a forma tradicional de kefir, e é feito há centenas de anos. Ele contém muitos dos benefícios do leite, incluindo muitas proteínas , cálcio e outros minerais. O kefir também é uma fonte rica em vitaminas B, incluindo ácido fólico. O leite kefir geralmente tem pouca lactose, e se você tem intolerância a lactose você pode ser capaz de bebê-lo. Ele também contém fibras.

O leite kefir contém um pouco de gordura saturada, então você não deve beber mais do que algumas porções por dia. Ele também pode irritar seu estômago se você não é acostumado a ele, então geralmente é recomendado que você comece com pequenas quantidades. Ele contém um pouco de lactose, então se você é intolerante a lactose você também terá que beber em moderação, ou talvez ficar com a água.

A Nutrição da Água Kefir

A água kefir é feita de água, açúcar e grãos de kefir. Ela contém bactérias diferentes das do leite kefir. A água kefir é mais versátil que o leite, e você pode adicionar limão e diferentes tipos de frutas ou vegetais à mistura. Ela é uma alternativa nutritiva a bebidas como refrigerantes. Pelo fato da bactéria na água kefir quebrar o açúcar para produzir o gás da bebida, ela tem um IG relativamente baixo, o que quer dizer que provavelmente não elevará seus níveis de açúcar no sangue repentinamente. Entretanto, os níveis de açúcar podem variar, então tome cuidado se você é diabético ou resistente a insulina. A água kefir também contém vitaminas B que podem ajudar a digestão.

Os tipos diferentes de kefir têm benefícios e desvantagens diferentes. O leite kefir é uma excelente fonte de proteína e cálcio, mas contém gordura saturada e lactose. A água kefir pode ter mais açúcar, mas tem muitas das mesmas vitaminas e é mais versátil. Cada tipo tem diferentes tipos de bactérias e eles são fáceis de fazer em casa, então, se você puder, pode experimentar ambos.

Qual a diferença entre kefir e iogurte?

Kefir e iogurte podem parecer iguais, mas o que os diferencia é a forma como eles são feitos. O kefir é feito de cultura de kefir, que pode ser feito em temperatura ambiente, tem levedura e bactérias, enquanto a cultura de iogurte tem apenas bactérias e precisa de uma certa temperatura. O iogurte é feito misturando uma colher de iogurte pronto a leite fresco, enquanto o kefir é feito com os grãos que se multiplicam a cada vez que você faz.

Publicidade

O kefir tem o dobro da variedade de bactérias do iogurte e contém levedura, que não está presente no iogurte. Essa combinação de levedura e bactéria coloniza o trato intestinal, o que quer dizer que se você parar de beber kefir, essa combinação de levedura e bactéria continuará trabalhando dentro de você, ajudando com a digestão e mantendo bactérias prejudiciais longe. O mesmo não pode ser dito do iogurte, porque uma vez que você para de comer iogurte, os benefícios param.

Bom para pessoas com intolerância a lactose

Mesmo que o kefir seja feito com leite, ele é 99,99% livre de lactose. A razão para isso é que as bactérias e a levedura se alimentam da lactose no leite e a transformam em açúcares simples e na enzima lactase, o que ajuda ainda mais o processo de digestão e á fácil de ser digerida por pessoas intolerantes a lactose.

Por que seu corpo precisa de probióticos?

Nosso revestimento estomacal tem cerca de 400 espécies de bactérias probióticas. Essas bactérias são necessárias para a saúde digestiva e intestinal. Sem essas bactérias boas nós seríamos alvo de muitas doenças que vão de úlcera a várias infecções. Probióticos são os alimentos funcionais modernos. Alimentos funcionais são aqueles que trazem benefícios à saúde. Esses alimentos são bons para o sistema imune já que eles afastam infecções e constroem imunidade.

Quais são os benefícios do kefir?

  • O kefir tem bactérias boas que podem ser usadas como um suplemento probiótico.
  • Ajuda pessoas que têm síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, permeabilidade intestinal, úlceras, gastrite e prisão de ventre ao melhorar a flora intestinal.
  • É rico na enzima lactase, tornando fácil para pessoas com intolerância ou sensibilidade a lactose tomarem o kefir.
  • Rico em vitamina B12, B1, biotina, K, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo que ajudam a melhorar o sistema imune, alivia problemas de pele, como eczema e acne.
  • Kefir enriquecido reduz o colesterol LDL porque ele contém os compostos fitoesterol e stanol, que bloqueiam a absorção de colesterol na corrente sanguínea, o que ajuda a prevenir doença cardíaca.
  • Melhorar a flora intestinal com os probióticos no kefir também pode ajudar outras condições em crianças como transtorno de déficit de atenção, baixa imunidade e alergias. É especialmente útil para pessoas que estão tomando antibióticos.
  • Tem um aminoácido chamado triptofano, cálcio e magnésio, que têm um efeito calmante no sistema nervoso, para pessoas com problemas para dormir, ansiedade e depressão.
  • O cálcio no kefir é bom para pessoas com osteoporose, artrite e arteriosclerose.
  • Melhora o funcionamento dos rins e fígado.
  • Ele também tem propriedades antitumor e anti-carcinogênica .
  • Ajuda a curar infecções fungais como cândida.
  • E enfim, o kefir emagrece também. O probiótico no kefir acelera seu metabolismo, o que ajuda a queimar mais gordura e calorias. Para pessoas com o metabolismo lento, ele pode ser uma saída.

Como fazer kefir?

Kefir pode ser feito em casa se você comprar os grãos pela internet ou numa “loja verde” local. Adicione uma colher de sopa de grãos a duas xícaras de leite. Deixe ficar em temperatura ambiente de 12 a 36 horas. Quanto mais tempo ele ficar, mais picante o sabor. Escorra com um pano de queijo e seu kefir está pronto. Os grãos podem ser usados novamente para fazer o kefir.

Veja os benefícios que ele oferece e faça a escolha saudável, faça o kefir parte da sua dieta.

Como a Bactéria no Seu Intestino Afeta Seu Peso

Novas pesquisas indicam que fatores como bactérias e vírus têm um papel importante em como seu corpo metaboliza e armazena gordura. Vamos analisar aqui por que pode-se pensar erroneamente que kefir engorda, explicando ao mesmo tempo porque ele tem as bactérias certas para a perda de peso.

Bactéria e Obesidade

Médicos e pesquisadores estão trabalhando duro para identificar razões biológicas de por que algumas pessoas ganham peso com mais facilidade que outras, mesmo quando comem alimentos similares. A resposta pode estar no seu intestino!

Seu intestino é cheio de bactérias boas (microflora) assim como bactérias ruins e patógenos. Trilhões desses organismos contribuem para o funcionamento correto do seu corpo, te ajudam a metabolizar alimentos e te protegem contra doenças.

No mundo de hoje, as bactérias ruins estão fora de controle. Dieta ruim, estresse, falta de sono, ou mesmo antibióticos e outros medicamentos podem criar um ambiente que encoraja o crescimento de bactérias ruins – te deixando suscetível a doenças, ganho de peso e obesidade.

Um estudo recente mostrou que pessoas de peso normal têm mais bactérias Bacteroidetes no estômago e intestinos, enquanto pessoas obesas têm mais bactérias firmicutes.

Publicidade

Os pesquisadores não sabem se as bactérias Firmicutes causam obesidade ou se a obesidade faz com que as Firmicutes cresçam, mas as implicações são grandes: mude a bactéria no seu intestino, mude seu corpo!

Na verdade, os mesmos pesquisadores descobriram que o corpo de cada pessoa extrai quantidades diferentes de calorias dos mesmos alimentos, dependendo da combinação da sua microflora intestinal.

Por exemplo, você e seu amigo podem comer o mesmo jantar, mas dependendo da sua flora intestinal, você pode extrair mais calorias da mesma refeição.

Parece injusto, certo? Bem, continue lendo – parece que vírus podem causar obesidade também…

O Vírus da Gordura?

Outra ligação biológica com a obesidade pode ser os vírus e patógenos que te deixam doente. Uma nova pesquisa, chamada de infectobesidade, teoriza que certos vírus comuns podem te fazer engordar.

Os pesquisadores notaram esse fenômeno primeiro em animais. Eles descobriram que galinhas infectadas por um vírus eram obesas e a maior parte de sua gordura estava concentrada em volta do estômago!

Médicos consideraram a hipótese de que humanos poderiam reagir a infecções virais da mesma forma – armazenando excesso de gordura.

Para testar essa teoria, cientistas testaram humanos para a existência de anticorpos de um vírus comum. Seu corpo produz anticorpos em resposta a uma substância específica, como um vírus ou bactéria. Se anticorpos estão presentes, eles indicam que você foi infectada por esse vírus em algum momento, e os anticorpos nunca desaparecem.

Médicos testaram um grupo de pessoas obesas e de peso normal. Os dados mostraram que 30% dos obesos tinham anticorpos para o vírus, enquanto apenas 11% das pessoas com peso normal tinham os anticorpos. Essa diferença significante indica que certas infecções virais podem contribuir diretamente para a obesidade!

A Solução da obesidade, quer você esteja acima do peso ou não

Essas descobertas são tranquilizadoras e assustadoras: isso pode esclarecer porque fazer dieta não resulta automaticamente em perda de peso, mas agora você pode ficar seriamente preocupado (e com razão) que uma infecção viral passada ou futura possa levar a ganho de peso incontrolável. Claramente, ter bactérias saudáveis no seu intestino é crucial, e é por isso que podemos dizer que beber kefir emagrece. Com ele, você ingere as bactérias certas para a sua flora intestinal e para o seu metabolismo.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tinha ouvido falar que o kefir emagrece? Já experimentou tomá-lo como uma alternativa ao leite? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (94 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

88 comentários

  1. o kefir que me livrou de pedras nos rins faço uso do kefir todos os dias não tem nada melhor !

    • Como vc faz o Kefir, poderia dizer?

      • Você precisa ter uma colónia de grão para por a fermentar o leite..troca o leite todos dias cuando os grãos e o leite torna se espesso tipo yougurte liquido…uma delicia.

      • Aqui na USP tem uma faculdade que não me lembro qual, onde eles trocam com as pessoas os grãos… veja no facebook.
        Voce tendo os grãos, voce coloque em um pote de vidro de boca larga, coloque leite cobrindo-os deixe uns 3 dedos acima deles de um dia para o outro. Sempre bom trocar no mesmo horário pois senão fica muito forte (azedo).
        No dia seguinte mais ou menos no mesmo horário que colocou o leite no dia anterior voce pega aquele que fermentou e coa com uma peneirinha com cuidado em uma outra vasilha. Esse coado ja está pronto para beber. Os grãos devem ser colocados novamente no pote de vidro e novamente colocado leite cobrindo-os. Feche o vidro com um pano de prato ou parecido para eles respirarem e vede com elástico. Lave os grãos de preferência com leite uma vez por semana para eles não perderem a viscosidade.
        O iogurte depois de coado que está pronto para beber pode ser bebido puro ou com açúcar, mel, batido com fruta com gelatina… pois ele tem sabor azedinho tipo coalhada. Ganhei de uma amiga faz 2 semanas e não consigo mais ficar sem beber.

  2. tomo o kefir estou me sentindo muito bem

  3. Fiz bariátrica bypass com desvio no estomago, a seis meses ,quero saber qual proporção posso tomar todos os dias?

  4. Boa tarda,Joana por favor voçe poderia me dizer como eu posso conseguir ,o kefir de agua

  5. Vc sabe onde posso conseguir kefir. Eu moro
    no Rio de Janeiro.

  6. Muito do que aqui foi dito não foi ainda comprovado cientificamente, mas na realidade a bebida resultante desta fermentação é de extrema importância para o nosso sistema digestivo na medida em que vai limpar o nosso organismo da bactérias nocivas.
    O Kefir não deve ser comprado nem vendido. Desde há muitos anos que me ensinaram que o Kefir é uma dádiva de natureza, para o nosso bem, por isso o kefir quando o temos em excesso deve ser doado e NUNCA vendido. Eu vivo em Portugal por isso lamento não poder doar a nenhum de vocês.
    Sofro de obstipação e de problemas de estomago e na verdade sinto-me bem melhor desde que recomecei a tomar este precioso alimento.

  7. bom dia, esto tomando agua de deste bichinhos. e tenho para doar moro e POÇOS DE CALDAS MG. tenho prazer em pode ajuda quem quizer.

  8. Típico artigo que mais confunde o leitor desavisado do que ajuda.

    Quando comentam que o kefir tem o dobro de bactérias benéficas, a pessoa que não estuda, pesquisa, pode pensar que o iogurte possui algum benefício do ponto de vista de ajudar na microbiota intestinal. Pura enganação, o iogurte, todos eles, possui apenas 1 cepa, uma única cepa (cepa é a familia de bactéria benéfica), o kefir possui entre 40 e 50 cepas de bactérias benéficas, é infinitamente melhor, mais poderoso e cientificamente comprovado, não por revistas que digitais, mas por cientístas e pesquisadores, inclusive usado em combate a câncer.

    Sem falar, que, além do iogurte possuir uma única cepa, ainda trazem junto os acidulantes, corantes, acidulantes, estabilizantes, aromatizantes, além do processo industrial, que é danoso. Não da pra querer comparar iogurte com kefir.

    A obesidade está também, relacionado a uma bactéria patogenica chamada Firmicutis.

    Obviamente dietas, não resolvem nada da obesidade. Problemas de peso são dois fatores, Tireoide e microbiota intestinal, ajustando a tireoide, uma vez que mais de 90% da população possui um hipotireoidismo sub-clínico (não diagnosticado) e restabelecendo a microbiota intestinal, não com produtos industrializados como iogurte, joga fora, mas com otimização da tireoide e microbiota intestinal, se emagrece naturalmente.

    Não se emagrece pra ficar saudável, FICAMOS SAUDÁVEIS PARA EMAGRECER. É o contrário.

    Quem tiver curiosidade em conhecer a fundo esse processo de Microbiota Intestinal, Kefir, podem ler em:

    O Kefir e a Microbiota Intestinal
    a importância dos probióticos na microbiota intestinal e na prevenção de doenças e aumento da imunidade
    https://www.facebook.com/portaltelomero/posts/504165046398979

    Kefir como aliado no tratamento do câncer
    trabalhos científicos comprovando as propriedades anticâncer, antineoplásicas, antibacterianas e antifúngicas do Kefir
    https://www.facebook.com/portaltelomero/posts/509872155828268

    Abraços

    • Carlos Rogério, pura verdade, voce falou tudo agora porque as pessoas se esquecem mesmo dos conservantes que os iogurtes industrializados contém. Muito bom e útil seu comentário para instruir mais as pessoas.

      Boa tarde

  9. Tenho uma amiga k já a vários anos toma o Kefir e se sente muito bem. Comecei agora e vou ter bons resultados. Há k acreditar, por isso e k fazemos alguma coisa

  10. Boa noite. Doaram-me kefir de água e vocês dizem que é benéfico para saúde; se me poder responder agradecia. Sendo a água do kefir muito ácida; Pergunto como é benéfica para a saúde? Desde que medi o seu Ph fiquei com medo de beber a água.
    Comprimentos.

  11. misturo agua de kefir, 2 colheres de iogurte natural 10 amoras e mel
    fica bom demais , mas ta certo?

  12. Fiquei sabendo do Kefir e estou tentando achar um doador mas na minha região não encontrei nenhum. Moro no ES, alguém pode me informar como consigo ? já até vi sendo vendido no mercado livre, mas não sei a procedência… Obrigada.

  13. Preciso urgente de Kefir, pessoa doente, alguem pode doar, ou vender?

  14. Moro em Santarém e necessito urgente de ajuda, meu pai está com obesidade mórbida, necessita perder peso urgente, já chegou a fazer cirurgia bariátrica e voltou a engordar novamente, hoje está com aproximadamente 160 Kg.
    Meu sogro apresenta um quadro propricio a hemodiálise, não sei se podem me ajudar necessito sentindo.
    Eu por vez recebi um diagnóstico de intolerância alimentar a glúten ovo e lactose, luto contra a balança, tenho uma enorme facilidade de engordar.
    Por favor me ajudem.

  15. tenho kefir de leite para doar moro em guarapari es quanto aos beneficios posso garantir que sao muitos!

  16. tenho kefir de leite para doar,moro em gurapari ES .Quanto aos benefícios posso garantir que são muitos!

  17. RUTH LEAL DOS SANTOS

    Olá tenho kefir para doação, se vc tiver interesse eu mando pelo correio, cobro somente as despezas de correio e deslocamento e preparo. Entre em contato comigo na Whats 04197493830

  18. Olá, fiquei sabendo dos benefícios do Kefir e gostaria de encontrar um doador do Kefir do leite, moro na cidade de Nova Andradina – MS e pelo que pesquisei na minha cidade não tem nenhum doador. Vocês podem me ajudar??? Agradeço desde já a atenção.

  19. Eu não quero emagrecer bem pelo contrário mas adoro kefir, eu me alimentando normalmente comendo muita massa pães bolos arroz e etc… Como sempre como bastante será que comendo o kefir irei Emagrecer? A minha dificuldade é em engordar eu emagrecer o com muita facilidade, o kefir me fará emagrecer mais Ainda? 🙁

  20. Eu adquirir o KEFIR DE LEITE, REAL. O resultado me surpreendeu, pois estava com o intestino irritado e ia com frequencia para o banheiro, com colica intestinal, em menos de 24 horas o meu intestino já estava regulado e sem problemas das cólicas. É uma maravilha, devemos divulgar coisas boas e compartilhar com os amigos visto que a colonia cresce 5% diariamente, é logico é bom guarda uma porção no congelado como reservar,pois segundo o amigo que forneceu ele já deixou 01 ano na freezer e depois conseguiu reativa-lá, para caso ocorra algum imprevisto das colonias morrerem vc ter o estoque reserva para continuar o tratamento.

  21. Qual a diferença do kefir de água e de leite? Posso por água no de leite ou vice versa? Obrigada

  22. tenho kefir de água para doar,sou de são josé do rio preto.

  23. Simplesmente mudou a minha vida, sou outra pessoa. Antes tinha q ficar pensando no que comer pq depois era 1 semana sem ir ao banheiro e mesmo quando ia era com a ajuda de remédios. Me salvou!

  24. Ola
    Moro no RJ
    Acessei a pagina para receer doação e não existe.
    sera que encontro em lojas de produtos naturais?
    Não estou conseguindo doação no face, tenho complicações de hipotireoidismo.

    • Luciana, tbm moro no rio e consegui a doação através de um grupo fechado no face. Procure por doação de kefir e caspio, trocamos por leite RJ e peça autorização para entrar no grupo. Consegui a doação assim que entrei no grupi

  25. Maria de Fátima de Souza

    Olá moro em Castanhal no pará. Tenho gastrite cronica e outras complicações. Gostaria de receber kefir de água ou leite.Alguém me doa?

  26. Olá, alguem sabe onde encontrar kefir de leite em Guarapari-ES? ou cidades vizinhas? Obrigado

  27. MORO EM CONSELHEIRO LAFAIETE, MINAS GERAIS. TENHO KEFIR DE LEITE SE ALGUEM PRECISAR E MORA AQUI PERTO ME INFORME.
    SE QUIZEREM QUE COLOCO NO CORREIO PAGANDO AS DESPESAS É SÓ ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO MEU EMAIL.

  28. Gostaria que alguem que tem kefir oara doar AQUI EM SAO PAULO NA REGIAO DE BUTANTA ,tABOAO DA SERRA , PINHEIROS ,LAPA EU VOU BUSCAR DESDE KA AGRADEÇO ;;jA EM OUTRA REPORTAGEM UMA PESSOA DE SAO PAULO NA PRAÇA DA Republica disse que doava mandei email e ate hoje nao obtive resposta OBRIGADO

  29. Comprei o kefir no mercado livre. Muito bom os resultados e reduzi meu peso consieravelmente.

  30. Olá Gostaria de Receber Doação de Kerfir de Agua e Leite Moro na Cidade de Campo Grande MS.

  31. oi gente! eu vi que alguem comentou que tinha dificuldade para ir ao banheiro e ao fazer o uso do kefir de leite conseguiu resolver. eu tenhp mta dificuldade as vezes fico uma semana sem ir ao banheiro. eu tomo um pouco de manha e outro a noite.tambem tenho muita dificuldade pra dormir e temho enxaqueca.gostaria de saber se tem alguma forma diferente de tomar ou e em maior quantidade que darao essas resultados?estou tomando a quase um mes mas ainda nao notei direfenças.

  32. Moto em Guarabira-PB, e gostaria bastante que me doassem Kefir de Leite. Já procurei bastante em minha região porém n encontrei alguém que doasse.

  33. Moro em Cerquilho SP recebí de uma amiga a semente do Kefir, já faz duas semanas, estou usando e já passei para outros, dizem que faz muito bem, espero que sim, eu gostei.

  34. CARMEN MARIA RAMOS NASCIMENTO

    moro em colinas do tocantins gostaria de saber que faz doação de kefir de leite ou de agua

  35. O kefir feito com água filtrada ou mineral com açúcar mascavo tem os mesmos benefícios do kefir de leite. Estou tomando o kefir de água há mais ou menos um mês, mas a minha barriga fica inchada demais. Se eu paro de tomar por dois dias ela volta ao normal. Se alguém souber como faço para evitar esse inchaço me avisem. Obrigado.

  36. Pode dar para criança de qualquer idade

  37. Estou num grupo de doaçao para todo mundo.
    Chama no wats que peço p por.

    11966324958

  38. conheci o Kefir através de minha cunhada Regina que mora na Suíça e veio nos visitar esse mês e me doou estou amando. Mais queria saber se posso cultivar um pouco do kefir de leite na água para obter o kefir de água?

    • irimar, infelizmente não se pode usar o kefir de leite na água ou vice-versa pois as propriedades se perdem e eles também morrem . O Kefir de Leite se alimenta de leite e o de água se alimenta de água + açucar mascavo

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*