14 Benefícios da Lichia – Para Que Serve e Propriedades

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atualizado em 18/12/2019

A lichia é um fruto avermelhado com casca áspera e quebradiça por fora e esbranquiçado e gelatinoso por dentro, com textura semelhante à da uva. Ela é cheia de vitaminas do complexo B, além de rica em vitamina C, cobre e potássio. Abaixo você poderá acompanhar todos os benefícios da lichia e como tirar o melhor proveito deles.

Assim que o verão chega no Brasil, também acontece a safra das lichias. Esse fruto, aparentemente rústico por fora, revela uma delicadeza, doçura e perfume indescritíveis em seu interior.

A lichia é um grande alimento e com muitos benefícios. Se você buscou por ela por ter ouvido falar que a ela emagrece, saiba que essa afirmação é verdadeira. Não deixe de conferir como a lichia emagrece e certifique-se de estar consumindo-a da maneira certa para garantir os melhores resultados.

A lichia, originalmente chinesa, chegou ao nosso país e se adaptou facilmente por aqui, caindo no gosto popular, mas será que elas são somente deliciosas? Quais seriam os benefícios da lichia para a saúde? Vamos entender melhor para que serve esta fruta.

1. Baixas calorias

A lichia, além de deliciosa e refrescante, nos dará apenas 66 calorias em 100 gramas. O baixo teor calórico da lichia está diretamente relacionado a sua grande quantidade de água, que chega a representar até 82% da massa da fruta.

Mesmo sendo composta majoritariamente por água, a lichia é rica em nutrientes como a vitamina C, o potássio e o cobre.

2. Redução do colesterol ruim LDL

As proantocianidinas da lichia são antioxidantes que ajudam a reduzir o colesterol tipo LDL (colesterol ruim) e a aumentar o colesterol HDL (colesterol bom).

Isso ajuda não só a regular os níveis de colesterol no sangue como também a evitar o acúmulo de gordura no organismo e a promover uma boa saúde cardiovascular.

3. Beleza da pele

A vitamina C, em alta porcentagem, confere à lichia propriedades de rejuvenescimento e proteção, inclusive aos raios ultravioletas do sol. Além disso, a vitamina C tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a estimular a produção de colágeno, ajudando no tratamento de acnes e na suavização de manchas.

Uma pesquisa publicada em 2012 na revista científica Molecules sugere que os antioxidantes da lichia ajudam a combater a ação dos radicais livres que podem causar danos à pele. Ao reduzir o estresse oxidativo, a lichia ajuda a preservar a jovialidade e a beleza da pele.

Além disso, a vitamina E encontrada na lichia também é muito benéfica para hidratar a pele.

4. Saúde dos cabelos

A vitamina B ajuda os cabelos a crescerem, enquanto a vitamina C associada à tiamina e à niacina nutre e fortalece os folículos. A nutrição ajuda a promover uma melhor circulação sanguínea, o que permite que mais oxigênio alcance os folículos do couro cabeludo.

De acordo com um estudo de 2007 publicado no periódico Archives of Pharmacal Research, o cobre presente na lichia pode estimular o crescimento do cabelo.

Para que esse objetivo seja alcançado, é indicado usar o extrato ou o suco da lichia topicamente sobre o couro cabeludo. Assim, seu cabelo vai crescer e ficar brilhante e bonito.

5. Fortalecimento das unhas

Os nutrientes que ajudam a fortalecer o cabelo e a melhorar a pele também contribuem com a saúde das unhas.

A vitamina B, por exemplo, favorece o crescimento das unhas, bem como melhora sua aparência e viço.

6. Anti-inflamatória

Mais um dos benefícios da lichia é permitir a redução de processos inflamatórios. Conforme dados publicados em 2014 no periódico científico PLoS One, o extrato de lichia apresenta propriedades anti-inflamatórias por causa dos flavonóis.

Outros nutrientes como a vitamina E e a vitamina C encontradas na lichia, por exemplo, podem reduzir a dor, a irritação e a inflamação associada a queimaduras solares.

7. Redução de problemas cardíacos

O oligonol é um dos Os polifenois presentes na lichia estão diretamente ligados à redução de gordura visceral, que é altamente prejudicial à saúde. Nesse caso, o hábito de consumir lichias ajudará a reduzir as chances de se desenvolver problemas cardíacos.

Antioxidantes como a epicatequina e a rutina melhoram a saúde do coração e reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

Segundo estudo publicado em 2014 na revista científica Current Opinion in Lipidology, o potássio presente na lichia também pode melhorar a saúde do coração quando ingerido na quantidade diária recomendada.

A exemplo dessa frutinha tão simpática, outros alimentos tão gostosos quanto a lichia são ótimos amigos de quem tem algum tipo de problema no coração. É o caso do abacate e da laranja. Conheça 29 alimentos bons para o coração e mais 11 alimentos que baixam o colesterol.

8. Propriedades antioxidantes

O oligonol das lichias também tem propriedades antioxidantes, antigripais, que também melhora a circulação sanguínea, promove a eliminação do excesso de líquidos, consequentemente, ajudando a perda de peso.

Uma pesquisa publicada em 2006 no Journal of Nutrition indica que a lichia apresenta níveis mais altos de polifenóis antioxidantes do que vários outros tipos de frutas.

Segundo uma publicação de 2013 do periódico Food Chemistry, a epicatequina e a rutina são flavonoides com propriedades antioxidantes que reduzem o risco de desenvolver doenças como a diabetes, o câncer e doenças cardíacas.

Outro tipo de antioxidante muito citado quando se fala em lichia é o oligonol. No entanto, é importante saber que ele não é encontrado na lichia naturalmente. Trata-se na verdade de uma mistura patenteada de proantocianidinas derivada da pele da lichia.

9. Saúde intestinal

As fibras permitem uma melhor e mais frequente evacuação, o que por sua vez faz com que um dos benefícios da lichia seja eliminar agentes nocivos ao intestino.

A presença de fibras na lichia estimula os movimentos intestinais e contribui para uma digestão saudável.

10. Prevenir o aparecimento de tumores

Seus flavonoides ajudam a prevenir os tumores de mama e outros tipos de câncer, impedindo que essas células se multipliquem.

Os antioxidantes encontrados na lichia protegem as células dos danos oxidativos, o que ajuda na prevenção de doenças como o câncer e de doenças crônicas como os problemas cardíacos e as doenças autoimunes.

Um estudo de 2006 publicado no periódico Cancer Letters sugere que o extrato de lichia pode combater o câncer de fígado. Porém, o estudo foi conduzido com animais e mais pesquisas ainda precisam ser desenvolvidas para confirmar esse benefício.

11. Controlar pressão arterial

Elas são ricas em potássio, que atua contra os efeitos do sódio, o principal responsável pelos desajustes da pressão arterial. Seus nutrientes, entre eles a vitamina C e os folatos, ajudarão a diminuir a pressão e mantê-la sob controle.

12. Evitar câimbras

Os praticantes de atividade física constante costumam apresentar câimbras durante ou após os treinos. O potássio, em alta porcentagem encontrado na lichia, ajuda a armazenar as proteínas musculares, evitando esse estágio tão doloroso. Por esse motivo, seria bastante interessante comer algumas lichias antes de iniciar o treinamento.

13. Melhora o sistema imunológico

Novamente, a vitamina C entra em ação, fazendo com que entre os benefícios da lichia esteja o aumento da imunidade, evitando que doenças oportunistas se instalem em nosso organismo.

Além da vitamina C que fortalece o sistema imunológico, as outras vitaminas e minerais da lichia também estimulam o sistema imune e trazem benefícios para a saúde.

14. Emagrecimento

Seus polifenois agem na queima de gordura abdominal, reconhecidamente a mais prejudicial de todas. Em conjunto com as fibras que promovem saciedade, nos permitindo ingerir menos alimentos, as lichias são uma ótima opção para ajudar numa dieta para redução de peso. Outro componente importante é a cianidina. Falaremos sobre isso mais especificamente a seguir.

Emagrecendo com lichia e cianidina

A Universidade de Hokkaido, no Japão, realizou um estudo com voluntários, sendo que alguns receberam extrato de lichia, enquanto outros tomaram placebo, por dez semanas. Após esse período, concluiu-se que houve uma redução de 15% a mais de gordura abdominal nos indivíduos que tomaram o extrato de lichia.

A conclusão a que o estudo chegou é que a presença da cianidina foi responsável por essa saudável redução de gordura, por sua propriedade de regular essas células.

Obviamente, não adianta comer alimentos calóricos achando que os benefícios da lichia para a boa forma irão dar conta da queima dessas calorias. É preciso manter uma dieta equilibrada e exercícios, associados ao consumo da fruta, para se chegar ao resultado esperado.

Valores nutricionais da lichia em 100 gramas

Calorias 66 kcal
Carboidratos 16,53 g
Proteínas 0,83 g
Gorduras totais 0,44 g
Colesterol 0 mg
Fibras dietéticas 1,3 g
VITAMINAS
Niacina 0,603 mg
Colina 7,1 mg
Piridoxina 0,100 mg
Riboflavina 0,065 mg
Tiamina 0,011 mg
Vitamina A 0 mg
Vitamina C 71,5 mg
Vitamina E 0,07 mg
Vitamina K 0,4 mg
ELETRÓLITOS
Sódio 1 mg
Potássio 171 mg
MINERAIS
Cálcio 5 mg
Cobre 0,148 mg
Ferro 0,31 mg
Magnésio 10 mg
Manganês 0,055 mg
Fósforo 31 mg
Selênio 0,06 ug
Zinco 0,07 mg

Desvantagens

Os benefícios da lichia são muito importantes para a manutenção de nossa saúde, porém, temos duas desvantagens a considerar: o curto período de sua safra e os altos preços cobrados por quilo. Infelizmente, só encontramos o fruto no início do verão, e isso não permite que tenhamos a chance de desfrutar de suas propriedades durante o ano todo.

A única possibilidade de manter o consumo será através de cápsulas de lichia, que poderão ser tomadas duas vezes ao dia, ou conforme indicação médica.

Contraindicações

A princípio, não há restrições ao consumo de lichia para pessoas saudáveis, porém, devemos estar atentos aos seguintes quadros:

  • Reações alérgicas ao consumo de lichia surgidas anteriormente;
  • Doentes renais crônicos, devido ao alto teor de potássio;
  • Diabéticos, pela presença de açúcar.

Como escolher lichias?

  • Os frutos deverão apresentar coloração vermelha para estarem maduros. Os mais claros ainda não atingiram o ponto ideal;
  • Evite frutos amolecidos demais, pois já passaram do ponto;
  • Algumas vezes a casca apresenta-se perfeita, mas, em seu interior, a polpa pode estar manchada. Isso se deve a microfissuras da casca, possibilitando a entrada de ar, que começou a oxidar a fruta. Nesse caso, descarte-a.

Suco detox com lichia

Além de delicioso, esse suco que sugerimos é extremamente desintoxicante, hidratante e termogênico. Seguramente vai te ajudar a emagrecer, enquanto promoverá uma limpeza orgânica.

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco;
  • Polpa de 8 lichias;
  • 1 colher de sobremesa de folhinhas de hortelã;
  • Gelo picado.

Preparo:

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar imediatamente.

Considerações finais

Todas as frutas apresentam propriedades importantes para a nossa saúde, a lichia não poderia ser uma exceção. No início do verão, enquanto estiver na safra, aproveite e consuma bastante, preferencialmente frescas, acompanhando outras frutas, em saladas, sucos, para aproveitar todos estes benefícios da lichia.

E, antes de terminar, também é importante falar sobre uma questão que é muito falada sobre a lichia. De acordo com uma reportagem de fevereiro de 2017 da BBC News, cientistas dos Estados Unidos e da Índia disseram que uma doença misteriosa que matou mais de 100 crianças em um ano no norte da Índia foi provocada pela ingestão de lichias de estômago vazio. Confira essa história e descubra se a lichia matou mesmo essas crianças.

Ao terminar sua temporada, talvez a barriguinha esteja menos protuberante!

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já estava por dentro de todos esses benefícios da lichia para a boa forma e saúde? Tem o costume de consumir esta fruta, quando ela está na época? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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23 comentários em “14 Benefícios da Lichia – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Será que em calda e bom? Para falar a verdade nunca ouvi falar vi em calda por acaso no supermercado extra da região de Campos dos Goytacazes