15 Benefícios da Longan – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 24/04/2020

Confira todos os benefícios da longan para a saúde e boa forma de acordo com as suas propriedades e veja mais para que serve essa fruta.

Há milhares de anos a fruta longan tem sido utilizada na medicina tradicional chinesa como remédio para muitas condições, entre elas insônia, cicatrização e até mesmo para tratar picadas de cobra.

Assim como outras frutas e vegetais, ela contém antioxidantes que podem melhorar a cognição, a saúde do cérebro e do coração e impulsionar o sistema imunológico.

Em países asiáticos como China e Vietnã, essa irmã mais velha da lichia (aproveite para conhecer os benefícios da lichia) é chamada de “Olho de Dragão” devido à sua cor branca em forma de olho com um caroço no meio, que dá a aparência de um globo ocular.

Assim como essa criatura mítica, a fruta longan foi apelidada de “mágica” devido a todas as suas propriedades e benefícios para a saúde.

O que é e para que serve a fruta longan

Longan (Dimocarpus Longan) é uma fruta que pertence à mesma família (sabugueiro) de frutas como a lichia. Ela é cultivada na China, Sri Lanka, Índia entre muitos outros países asiáticos.

Na Medicina Tradicional Chinesa é usada para auxiliar o sono, melhorar a digestão, como relaxante, para o alívio das dores nos nervos, redução da febre, para limpar os parasitas presentes no corpo e até como antídoto para o veneno de cobras.

Tanto suas flores como suas sementes são usadas como remédios.

As flores de longan são vendidas nos mercados de ervas, possuem um aroma frutado e em Taiwan são usadas para preparar uma infusão.

Já o pó das suas sementes secas é tradicionalmente usado para reduzir o sangramento, aliviar o eczema e para tratar as glândulas linfáticas inchadas.

A fruta longan é suculenta e ganhou popularidade como um refresco exótico, e graças a essa popularidade atualmente ela é produzida em grandes quantidades na China.

O vinho da fruta longan também é considerado um “alimento funcional” na Medicina Tradicional Chinesa.

Informações nutricionais

A fruta longan contém poucas calorias e carboidratos e têm zero de gordura.

30 gramas de longan fresca apresenta apenas 17 calorias e 4 gramas de carboidratos enquanto.

Quando consumida seca, ela é mais rica em calorias e carboidratos do que fresca. 30 gramas de longan seca contém 80 calorias e 21 carboidratos.

Propriedades, compostos e mecanismos ativos

As flores de longan, sementes, polpa e toda a fruta contêm uma combinação única de compostos bioativos.

As flores e sementes são ricas em polifenóis, potentes antioxidantes e contêm proantocianidinas, que também são os principais compostos ativos no extrato de semente de uva e podem proteger contra câncer e doenças cardíacas.

A fruta longan contém

  • Ácido clorogênico, que aumenta a perda de peso e protege o coração;
  • Antioxidantes, como quercetina, ácido elágico, e kaempferol;
  • Adenosina, que melhora o sono e o relaxamento. Também é produzida naturalmente pelo corpo e aumenta o sono profundo restaurador. É o oposto à cafeína;
  • Polissacarídeos que podem aumentar a imunidade e combater muitas doenças crônicas;
  • Corilagina, que pode reduzir os níveis de pressão sanguínea;
  • Uridina, que pode melhorar a o humor e a cognição;
  • GABA, o principal neurotransmissor calmante e relaxante;
  • Vitamina C.

O extrato de folhas de longan, embora menos pesquisado e usado, também é rico em flavonóides anti-inflamatórios.

Veja agora quais sãos os 15 benefícios da fruta longan.

Benefícios da fruta longan

1. Propriedades anti-inflamatórias

Os antioxidantes presentes nesta fruta são capazes de aumentar as enzimas antioxidantes e também afetam importantes vias inflamatórias.

Em um estudo, a longan reduziu o óxido nítrico e o TNF-alfa nas células imunes, os quais impulsionam a inflamação.

Também foi demonstrado que ela pode bloquear uma enzima inflamatória chave, a COX-2, que é semelhante aos analgésicos comuns de venda livre (AINEs).

Em um estudo celular, o extrato da flor desta fruta pode reduzir o óxido nítrico e a inflamação melhor do que a semente e a polpa. Foi demonstrado que ele também poderia bloquear as vias inflamatórias que aumentam as citocinas no nível do DNA.

2. Pode ajudar a proteger o cérebro

Em um estudo realizado com camundongos, as flores de longan impediram a doença de Parkinson protegendo os neurônios da dopamina presente no cérebro contra danos.

Ela também poderia aumentar os antioxidantes e reduzir a inflamação nas células cerebrais.

Os polissacarídeos presentes reduziram os danos cerebrais em camundongos com AVC e aumentaram as enzimas antioxidantes presentes no cérebro como glutationa e SOD.

Eles também aumentaram a atividade dos genes que protegem as células cerebrais.

Uma mistura de ervas da Medicina Tradicional Chinesa que contém longan também impediu danos cerebrais em camundongos com doença de Alzheimer.

Curiosamente, essa mistura de ervas pode ativar uma proteína antioxidante (HO-1) presente no hipocampo.

3. Pode reduzir os níveis de pressão sanguínea

Um componente presente nas sementes de longan chamado corilagina reduziu a pressão sanguínea (arterial) em camundongos com pressão alta.

Os cientistas acreditam que isso acontece devido às suas propriedades que relaxam os vasos sanguíneos, reduzindo a resposta de luta e fuga, diminuindo a noradrenalina.

4. Pode impulsionar o sistema imunológico

Em vários estudos celulares, a polpa de longan aumentou a atividade dos glóbulos brancos.

Os polissacarídeos presentes nesta fruta são seus compostos mais potentes para aumentar a imunidade, e de acordo com estudos, esse efeito foi mais forte em um ambiente menos ácido nas células.

Em um estudo celular, seus polissacarídeos aumentaram o número de células imunológicas do baço (esplenócitos) e também fizeram com que as células imunológicas ingerissem e degradassem materiais estranhos que são prejudiciais e ativaram as células que matam o linfoma.

Os polissacarídeos da polpa aumentaram a produção de anticorpos em camundongos com sistema imunológico fraco.

Todos os diferentes polissacarídeos da fruta longan podem aumentar a atividade das células B imunes que produzem anticorpos e fazem parte da resposta Th2.

5. Pode ajudar com a diabetes

Entre todas as suas propriedades e benefícios, o extrato de flor de longan pode melhorar a resistência à insulina.

Em um estudo realizado em camundongos que foram alimentados com uma dieta rica em açúcar, o consumo dessa polpa foi capaz de melhorar a resistência à insulina.

Ele também poderia aumentar a defesa antioxidante e prevenir a pressão alta. No total, esses efeitos podem ser bastante benéficos para pessoas com síndrome metabólica.

6. Pode ser um antioxidante

A longan é rica em ácido gálico e ácido elágico, que são excelentes antioxidantes.

O seu extrato neutralizou os radicais livres e reduziu a inflamação nas células imunológicas. Segundo pesquisas, isso poderia reduzir a inflamação em camundongos aumentando as enzimas antioxidantes, como glutationa e SOD.

Os extratos de sementes de longan contêm mais ácido elágico do que os extratos de manga.

7. Pode combater o câncer

Esse seu benefício para a saúde vem dos compostos fenólicos, flavonoides e polissacarídeos encontrados nas flores, frutos ou sementes de longan.

Em vários estudos celulares, os extratos de sementes de longan demonstraram poder combater os cânceres de linfoma, pulmão, cólon, útero, fígado e mama.

Destes cânceres o longan teve o efeito mais forte nas células do câncer de mama matando mais de 60% delas e interrompendo o crescimento das mesmas.

Em relação ao nível do DNA, essa fruta pode reduzir a atividade dos genes que ajudam as células cancerígenas a se dividirem e se espalharem.

É por isso que dizem que a fruta contém propriedades anticâncer, pois ela pode silenciar os genes causadores de câncer também conhecidos como “oncogenes” e ativar os genes de combate ao câncer, “antioncogenes” nas células.

Um dos genes ruins que ele poderia silenciar é especialmente importante (ciclina D1) porque desempenha um papel em todos os aspectos do câncer, desde seu crescimento inicial e disseminação até resistência a drogas e metástases.

O extrato de sementes de longan pode bloquear as metaloproteinases da matriz (MMPs) em tubos de ensaio e em células de câncer de cólon e como as MMPs ajudam o câncer a invadir tecidos e causar metástases, a longan pode potencialmente impedir esse processo.

8. Pode ser benéfica para insônia

Há muito tempo as sementes secas da fruta longan são usadas como um tratamento natural para a insônia.

Segundo a medicina tradicional chinesa, elas têm o poder de “revitalizar o coração e o baço, nutrir o sangue e acalmar a mente”. Apesar de ainda ser comumente usada para auxiliar o sono, nenhum estudo clínico pode atestar esse efeito da fruta.

Nos testes animais, as sementes de longan não melhoraram diretamente o sono, mas aumentaram os efeitos de um sedativo indutor do sono (pentobarbital), aumentando a atividade do GABA no cérebro.

A fruta longan também contém adenosina, que apresentou efeitos no alívio da ansiedade em camundongos.

A adenosina é uma ajuda natural para o sono e também atua bloqueando a cafeína. O conteúdo de adenosina na longan pode ajudar a explicar o seu uso tradicional para o sono e a ansiedade.

9. Benéfica para a saúde óssea

Devido a algumas das suas propriedades, outro benefício da longan é que ela pode melhorar a saúde óssea, mas esse efeito ainda é limitado apenas a estudos celulares.

Em um estudo celular, o extrato desta fruta aumentou a atividade das células de construção óssea.

10. Pode ajudar a queimar gordura

O seu extrato impediu o ganho de peso e o aumento de lipídios no sangue em camundongos alimentados com uma dieta hipercalórica.

Segundo os cientistas, os seus efeitos são bastante amplos, incluindo os seguintes:

  • Reduz a atividade dos genes que armazenam e produzem gorduras no corpo (SAF);
  • Reduz o peso corporal e gordura total;
  • Níveis reduzidos de triglicerídeos no sangue;
  • Aumento da atividade de genes que reduzem o colesterol LDL, popularmente conhecido como “colesterol ruim”;
  • Reduz as gorduras hepáticas;
  • Aumento do grupo de proteínas PPAR alfa, que aumenta o metabolismo e a queima de gordura;
  • Aprimora a eliminação de gordura pelas fezes.

Os extratos de frutas longan tambêm contêm bactérias probióticas Pediococcus pentosaceus, um tipo de bactéria do ácido lático.

Em um estudo, esse probiótico à base de plantas reduziu o ganho de peso, as gorduras totais e hepáticas em camundongos obesos alimentados com uma dieta rica em gordura.

11. Pode melhorar a anemia

Em um estudo realizado com 200 mulheres grávidas e com anemia, um preparo da Medicina Tradicional Chinesa que incluia longan em seus ingredientes aumentou a contagem de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Como remédio complementar, após duas semanas ela teve um efeito mais forte do que apenas o tratamento padrão (vitamina C, ácido fólico e fumarato ferroso).

A mesma combinação usada durante 2 semanas também pode aumentar os glóbulos vermelhos, a hemoglobina e melhorar a anemia em idosos e em mulheres com anemia.

Nos três estudos acima, a longan foi usada como parte da “dietoterapia”, uma abordagem da medicina tradicional chinesa que envolvia 6 gramas de polpa seca e 2 ovos por dia, juntamente com outras ervas específicas.

12. Pode ser benéfica para a memória

Em uma pesquisa, o extrato de frutas longan melhorou o aprendizado e a memória em camundongos.

O extrado da fruta aumentou o BDNF no hipocampo, região cerebral mais importante para a memória e a única onde sabemos que novas células cerebrais podem ser criadas. Estudos já comprovaram que a sua dieta pode impactar a sua memória.

Esse extrato também pode aumentar a sobrevivência de células cerebrais jovens.

Uma mistura de 4 ervas, incluindo longan, melhorou a memória em camundongos com a doença de Alzheimer e também demonstrou poder proteger o cérebro da oxidação, o que é importante para prevenir o declínio cognitivo.

13. Pode melhorar a artrite gotosa (gota)

Em tubos de ensaio, as folhas de longan puderam bloquear um pouco a enzima (XOD) que causa o acúmulo de ácido úrico na gota, o que é semelhante à ação de muitos medicamentos usados ​​para tratar a gota.

As folhas de longan apresentam algum efeito quando comparadas com o medicamento típico da gota (alopurinol), enquanto que as frutas não.

No entanto, esses efeitos foram muito mais fracos em comparação com o mamão, que superou até mesmo os efeitos do medicamento convencional.

Em outro estudo, as sementes de longan puderam bloquear esse caminho nas células e também reduziram os níveis de ácido úrico nos camundongos com gota.

14. Propriedades antienvelhecimento

Devido aos seus compostos antioxidantes, a fruta longan apresenta propriedades antienvelhecimento, pois esses compostos podem neutralizar os radicais livres, reduzir os níveis de glicose no sangue e a sensibilidade à insulina.

A longan pode reduzir a glicação nas células, processo em que as proteínas e DNA são alterados e suas atividades alteram um processo que contribui para o envelhecimento.

Devido ao alto nível de açúcar no sangue das pessoas com diabetes, elas são especialmente afetadas por esse processo.

As proantocianidinas presentes nas frutas de longan também puderam aumentar a resposta à insulina em animais, o que pode prevenir complicações e problemas de saúde relacionados ao envelhecimento em pessoas com diabetes.

Porém, esses dados ainda não foram comprovados por nenhum estudo clínico.

15. Pode aumentar os níveis de energia

Os polissacarídeos presentes no extrato das sementes puderam reduzir a fadiga e aumentar a energia.

Em camundongos, eles aumentaram a resistência e as reservas de energia e reduziram o ácido lático, que causa fadiga muscular e cãibras.

Cuidados

São necessários mais estudos clínicos que investiguem todos os benefícios da longan.

A maioria dos estudos foi realizada em camundongos ou células e apenas alguns examinaram os efeitos do longan como uma combinação de ervas na Medicina Tradicional Chinesa.

Vários estudos se concentraram em diferentes partes da planta, como as polpas, frutas, sementes ou extratos específicos e as variedades de frutas, suas partes e extratos diferem muito no número de compostos ativos que cada uma contêm.

Efeitos colaterais e segurança

Algumas pessoas podem ser alérgicas à longan.

Em um caso relatado, um homem alérgico a manga e com asma experimentou prurido, urticária e inchaço após consumir esta fruta.

Em estudos com animais, a longan não apresentou efeitos adversos.

Embora sejam necessários mais estudos para comprovar todos os seu benefícios e propriedades, esta fruta continua sendo uma excelente fonte de vitaminas e minerais, e assim como várias outras, não deixa de ser muito benéfica para a saúde.

Seu sabor é considerado delicioso e ela contém muitos ingredientes bioativos – ácido gálico, quercetina, epicatequina e outras saponinas.

Sendo assim, agora que você já sabe para que serve e todos os seus benefícios, quando tiver uma oportunidade, não deixe de saborear a deliciosa fruta longan.

Referências Adicionais:

Você já conhecia a fruta longan e seus possíveis benefícios? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário