15 Ideias de Suco Laxante

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Sucos de frutas frescas e vegetais podem fornecer enzimas muito necessárias que podem ajudar com a digestão e a eliminação de resíduos através dos intestinos devido ao seu efeito laxante natural.

Muitas pessoas experimentam a constipação, que é a incapacidade de ter um movimento normal do intestino. Esta condição pode ser causada por falta de fibras, inatividade física, doença ou medicamentos.

Independentemente da causa, a constipação pode causar desconforto significativo com cólicas, gases e inchaço à medida em que os resíduos alimentares ficam parados no cólon fechando a passagem do intestino. Medicamentos laxantes são geralmente eficazes, mas eles tendem a criar dependência, de modo que a pessoa não consegue ter movimentos intestinais normais se não for com a ajuda deles.

Trocar os medicamentos por um suco laxante pode ser a melhor ideia para ajudar a aliviar a constipação sem que haja dependência, sem efeitos colaterais e ainda obtendo muitos nutrientes essenciais que as frutas e os vegetais oferecem.

Como os sucos laxantes resolvem o problema da constipação

O cólon é a parte do intestino grosso que extrai água e nutrientes dos alimentos e envia-os para a corrente sanguínea. Os resíduos destes alimentos processados são enviados para o intestino delgado por onde serão encaminhados ao ânus para eliminação.

Quando o cólon não funciona corretamente, constipação, diarreia e outros problemas digestivos podem ocorrer.

Alguns sucos de frutos contêm substâncias que promovem o aumento da absorção de água na região do cólon e, com isso, aumentam o volume e a liquidez das fezes, tornando mais fácil a eliminação dos resíduos sólidos e produzindo um efeito de limpeza. 

Alguns alimentos podem ser transformados em sucos laxantes altamente eficazes

Alguns vegetais e algumas frutas são excelentes laxantes quando transformados em um suco laxante. Algumas misturas também representam ótimas ideias de suco laxante para manter a regularidade do intestino.

A combinação entre cenouras, maçã verde e espinafre, por exemplo, é uma das melhores receitas para ajudar a aliviar a constipação e regular os movimentos intestinais naturalmente. Certifique-se de usar somente maçãs verdes, pois elas têm diferentes enzimas que ajudam na digestão dos alimentos.

O espinafre é um excelente limpador e regenerador do trato intestinal, especialmente para quem sofre de prisão de ventre.

Outro exemplo é a melancia. Seu efeito alcalinizante ajuda a neutralizar o ambiente ácido e tóxico que pode se tornar o cólon de acordo com o alimento que está sendo processado. O suco de melancia é muito eficaz para ajudar na eliminação de resíduos.

O suco de batata ajuda a impedir o processo de fermentação no intestino e estimula o crescimento de bactérias amigas no trato digestivo.

A partir destas informações já é possível começar a ter algumas ideias de suco laxante para serem tomadas no dia a dia.

Algumas combinações sugeridas para fazer um suco laxante

*Medidas para bater com dois copos de água.

  1. 4 colheres de espinafre e 1 maçã verde;
  2. 2 maçãs verdes, 2 kiwis e 1 colher de suco de limão;
  3. 2 cenouras, 2 maçãs verdes, 6 talos de aipo e ¼ de cabeça de repolho pequena;
  4. 1 beterraba média, 1 colher de erva doce e ¼ de limão com casca;
  5. 2 cenouras, 1 batata-doce e 1 jicama;
  6. 2 maçãs verdes, 2 laranjas e 1 toranja;
  7. ½ melancia pequena e ¼ de limão.

Alguns nutrientes presentes nas frutas e vegetais responsáveis por sua ação laxante

Tomar sucos naturais é uma excelente maneira de adicionar nutrientes à dieta, ingerir fibras e aliviar a constipação. Veja a seguir os nutrientes responsáveis pela ação laxante de alguns alimentos:

  • Sorbitol: O Sorbitol é um açúcar natural de dissolução lenta. Por ser digerido devagar, ele permanece no intestino delgado por mais tempo, o que atrai mais água para as fezes, que as torna mais macias e fáceis de serem eliminadas. As ameixas e as peras são boas fontes de Sorbitol;
  • Serotonina: A serotonina é o neurotransmissor que nos proporciona a sensação de felicidade e bem estar. Alimentos como bananas e tomates estimulam a produção de serotonina que, ao invés de se destinar ao cérebro, vai para o trato digestivo, onde ajuda a regular as transmissões nervosas do intestino;
  • Pectina: A pectina é uma fibra solúvel. Ela aumenta o volume e a viscosidade das fezes, tornando-as mais fáceis de passar pelo intestino. Maçãs, peras, damascos, e cascas de frutas cítricas são ricas em pectina.

15 Ideias de Sucos Laxantes

1. Suco Verde Laxante

Este suco laxante é ideal para tratar a constipação e também pode fazer o papel de uma pequena refeição.

Para torná-lo ainda mais nutritivo, adicione uma banana (rica em serotonina) e algumas ameixas secas (ricas em sorbitol).

Ingredientes:

  • 1 pera;
  • 4 folhas grandes de couve;
  • 4 talos de aipo;
  • 1/2 pepino;
  • 1 pitada de gengibre;
  • 2 copos de água.

2. Suco Laxante de babosa

Beber água com suco de babosa diariamente ajuda a prevenir a constipação. De acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Michigan, a babosa contém substâncias conhecidas como glicosídeos de antraquinona, que têm forte efeito laxante.

A água também é benéfica para pessoas com prisão de ventre porque pode ajudar a movimentação dos resíduos alimentares através do sistema digestivo. O suco de babosa também pode ser adicionado a outros sucos.

3. Suco laxante de Melão, Maçã e vegetais

O melão é considerado um limpador na medicina natural e pode ajudar a acalmar distúrbios digestivos. Este suco laxante é suave e recomenda-se tomá-lo uma ou duas vezes por semana. Ele contém muitos nutrientes que dão suporte ao sistema imunológico devido ao seu alto conteúdo mineral e vitamínico.

Ingredientes:

  • 1 maçã cozida com casca e sem caroço;
  • 1/2 melão;
  • 1 colher de flores de brócolis sem as hastes;
  • 1 colher de agrião;
  • 2 copos de água.

4. Suco Laxante de Figos com banana

Esta mistura pode ajudar o intestino e o cólon a se recuperar da constipação. As fibras combinadas com água fazem as fezes passarem mais facilmente através do intestino.

Ingredientes:

  • 3 figos frescos ou desidratados;
  • 1 copo de água;
  • 1 banana descascada;
  • 2 colheres de sopa de melaço ou mel. 

5. Suco Laxante de Cenoura com Espinafre

O espinafre é uma excelente fonte de ferro, eficaz no aumento da motilidade intestinal. As cenouras, também ricas em fibras alimentares, são uma boa fonte de betacaroteno e vitamina C, que podem ajudar a curar o sistema digestivo afetado pela prisão de ventre.

Tome um copo de suco de cenoura batido com espinafre duas vezes por dia.

6. Suco de Maçã, Mamão Fresco e Banana

O suco feito com uma mistura de uma maçã, mamão fresco, uma banana e água, deve ser tomado toda manhã por quem tem problema recorrente de constipação. Esta bebida fornece fibras e açúcar natural que também proporcionam energia para fazer atividades físicas. Exercícios regulares ajudam a estimular o sistema digestivo, particularmente o intestino, e podem ajudar a aliviar a prisão de ventre.

7. Suco de Ameixas Secas

As ameixas são um dos laxantes naturais mais conhecidos. Uma porção de ameixas secas contém vitamina A, potássio, cobre e 12% das fibras que precisamos diariamente. As ameixas secas são mais eficazes como laxante do que as frescas.

Para preparar o suco basta mergulhar de 10 a 15 ameixas em três copos de água filtrada e deixar de molho por cerca de 5 horas.

O suco pode ser usado para bater com outras frutas como framboesas, maçãs e bananas. Você também pode bater as ameixas com a água no liquidificador e coar antes de tomar.

8. Suco de ameixa com maçã e pera

Um poderoso suco laxante para situações de constipação intensa. Ele contém uma grande quantidade de fibras solúveis da maçã e peras, que dão volume e suavizam as fezes. Este é um suco eficiente para a limpeza do sistema digestivo que atua como estimulante do mesmo.

Ingredientes:

  • 4 ameixas secas, sem caroço e demolhadas em água (utilizar a água do molho);
  • 2 peras com casca;
  • 1 maçã cozida com casca e sem caroço.

9. Suco de Maçã

O pediatra Dr. Jeffrey Hull relata que o suco de maçã contém compostos que fazem com que fezes no cólon retenham mais água. Isso adiciona volume às fezes e ajuda a mover o bolo fecal para fora do trato intestinal, o que previne a constipação ou alivia as situações em que a constipação já ocorreu.

O ideal é consumir o suco de maçã natural, logo no momento em que é extraído e sem adoçantes.

10. Suco Laxante de Damasco

Damascos contêm o sorbitol, substância com efeito laxante e que previne a constipação. Este fruto também contém fibras, o que aumenta os seus efeitos de limpeza do cólon. Tomar suco de damasco fresco ajuda a limpar o cólon e aumenta o aporte de potássio, vitamina A e vitamina C.

11. Suco de Pera

Outro fruto com muita fibra são as peras – uma pera contém seis gramas de fibras, ou 24% da ingestão diária recomendada. Elas ajudam a adicionar volume às fezes, tornando-as mais fáceis de serem eliminadas.

Faça suco usando peras frescas inteiras e tome imediatamente. Qualquer suco restante deve ser armazenado em recipiente fechado herméticamente para evitar a contaminação por bactérias e outros organismos.

12. Suco de laranja

Além de ser uma boa fonte de vitamina C, o suco de laranja proporciona um efeito de limpeza do cólon devido ao seu alto teor de fibras e por conter sorbitol. Um copo de suco de laranja feito a partir de polpa concentrada congelada ainda mantém 0,5 gramas de fibras. O ideal, no entanto, para obter efeito laxante, é tomar o suco de laranja fresco.

13. Suco Laxante de frutas e vegetais

Este suco, quando tomado como o primeiro alimento da manhã, pode resultar em uma ida imediata ao banheiro. O principal ingrediente responsável por esta ação aqui é a couve, um dos vegetais mais recomendados por nutricionistas para pessoas que sofrem de constipação.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve;
  • 1 1/2 limões;
  • 1 maçã inteira;
  • 4 talos de aipo;
  • 1 pepino persa;
  • 1/2 cabeça de alface;
  • Meio litro de água.

14. Suco limpador de maçã verde

Este suco é ótimo para manter o ritmo do sistema digestivo e também tem um efeito laxante suave que pode ajudar a aliviar os sintomas de constipação. Tome-o com o estômago vazio e espere por meia hora antes de ingerir outros alimentos, para dar ao suco o tempo natural para atuar no cólon. 

Ingredientes:

  • 6 folhas de azedinha (sorel);
  • 2 maçãs verdes inteiras;
  • 1 limão descascado;
  • 1 colher de folhas de hortelã;
  • 1 colher de salsinha;
  • Meio litro de água.

15. Suco de Laranja e hortelã

Use um espremedor manual para extrair o suco de quatro laranjas e, em seguida, misture-o com um punhado generoso de hortelã finamente picada.

A ingestão deste suco na parte da manhã oferece a combinação das fibras e nutrientes das laranjas com os óleos naturais da menta e funciona consideravelmente como digestivo e purificador.

As laranjas em particular são consideradas benéficas para o intestino porque dificultam a proliferação de bactérias ruins e ajudam a conter a constipação e a prisão de ventre.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você sofre muito com o problema da constipação? O que acha de substituir medicamentos por sucos laxantes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “15 Ideias de Suco Laxante”