3 lanches para matar a fome e ajudar a emagrecer!

Especialista:
atualizado em 25/08/2020

Quando planejamos a alimentação da nossa reeducação alimentar ou de uma dieta para emagrecer, não podemos pensar apenas nas refeições principais. É preciso planejar também os lanches para matar a fome que bate entre uma refeição e outra.

O ideal é que ele seja saudável, nutritivo, sacie com poucas calorias e ajude a perder peso. Ao mesmo tempo, prático, para que você leve para o trabalho ou faculdade e coma na hora.

Se não dedicamos um tempo para ter ideias de lanchinhos saudáveis, corremos o risco de só ter alimentos com baixa qualidade nutricional na hora que a fome apertar.

Como resultado, a opção poderá ser consumir um lanchinho rápido, mas que passa longe de ser saudável, é rico em calorias, açúcares, gorduras ruins e/ou sódio, como salgados fritos, guloseimas, salgadinhos e outros lanches industrializados.

Ideias de lanches para matar a fome

Está sem ideia de lanches para matar a fome? Então, dê uma conferida nas sugestões que separamos a seguir. Eles saciam a fome e ajudam a emagrecer, além disso você pode prepará-los antes e comer a qualquer hora:

1. Pudim de chia

Pudim de chia

O pudim de chia é uma boa opção para um lanchinho porque a chia é rica em fibras e gorduras saudáveis, que promovem saciedade no organismo.

Aprenda a preparar diversas opções de pudim de chia low-carb, de pudim de chia vegano e de pudim de chia light, que ficam uma delícia.

2. Sanduíche saudável

Receita de sanduíche low carb

Você pode montar o seu sanduíche com pão integral, maionese de linhaça, uma fonte saudável de proteína como atum, frango ou ovo cozido e completar com folhas e vegetais, como alface, agrião, rúcula, tomate, cenoura, cebola, pepino, espinafre, pimentão, entre outros.

A maionese de linhaça é uma ótima pedida para o sanduíche saudável porque a linhaça contém boa quantidade de fibras e gorduras saudáveis, importantes para a sensação de saciedade.

A saciedade é reforçada com a entrada de uma fonte saudável de proteínas no sanduíche. Por sua vez, as folhas e vegetais contribuem com mais fibras, vitaminas e minerais.

Você segue uma dieta low-carb? Então, pode substituir o pão integral por um pão de couve-flor low carb ou por um pão sem carboidrato nos seus lanches.

3. Abacate com ovo

Combinar as proteínas do ovo com as gorduras saudáveis e fibras do abacate resulta em um lanchinho que é bom para saciar, ao mesmo tempo em que é nutritivo, pois contém vitaminas, minerais e antioxidantes.

Existem várias maneiras de preparar abacate com ovo. Uma delas é o abacate assado com ovo. O caroço é removido do interior do abacate, o ovo é quebrado dentro do buraco do caroço, temperado com um pouco de sal e pimenta-do-reino e levado ao forno para assar.

Outra opção de lanche é fazer uma espécie de guacamole: basta amassar o abacate, adicionar tomate, cebola, pimentas da sua preferência e um pouco de sal para temperar. Em seguida misturar bem e acrescentar ovo cozido picadinho no meio.

Uma terceira alternativa é preparar uma receita de maionese de abacate (que não leva ovo cru). Depois, misturá-la como ovo cozido em cubinhos, e utilizá-la como molho ou acompanhamento de uma salada, sanduíche ou bolinhos salgados light, por exemplo.

Aproveite para conferir mais dicas de lanches para matar a fome da nossa nutricionista no vídeo a seguir:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas ideias de lanches para matar a fome e ajudar a emagrecer? Pretende experimentar e incluir na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário