3 Melhores Verduras para Diabéticos

Especialista:
atualizado em 12/06/2020

Veja quais são as melhores verduras para diabéticos, quais suas propriedades que podem trazer tais benefícios e entenda melhor a condição.

Diabetes mellitus é um grupo de doenças que faz com que as pessoas acumulem muito açúcar no sangue, ou seja, que elas tenham um alto nível de glicose no sangue.

Existem vários tipos de diabetes: a pré-diabetes, diabetes tipo 1, 2 e diabetes gestacional, e o que faz com que o controle de cada uma delas seja algo muito difícil para muitas pessoas é a falta de consciência e o diagnóstico tardio.

Porém, os nutricionistas asseguram que um estilo de vida e uma dieta saudável podem ajudar as pessoas a cuidar melhor desta condição – inclusive, pessoas relatam que depois de tomar todas as precauções necessárias foram capazes de reverter a diabetes.

Uma dieta ideal para pessoas com diabetes é aquela que combina vários elementos e na qual o açúcar deve ser evitado. Os carboidratos metabolizam muito rápido e fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem. As bebidas açucaradas também não são boas opções, enquanto que a falta de calorias líquidas e fibras faz com que gerenciar seus níveis de açúcar no sangue seja ainda pior.

O índice glicêmico, também conhecido pela abreviação IG, é uma classificação relativa de carboidratos presente nos alimentos de acordo com a maneira como eles afetam seus níveis de glicose no sangue.

Os carboidratos com baixo IG (igual ou menor que 55) são digeridos, absorvidos e metabolizados lentamente pelo organismo causando um aumento gradual da glicose. Já os carboidratos com um IG maior que 70 causam flutuações nos níveis de glicose no sangue, o que está correlacionado com o diabetes tipo 2.

É por isso que é importante saber quais são os melhores alimentos para manter em sua dieta quando se tem diabetes. Sendo assim, veja agora as 3 melhores verduras para diabéticos para que você possa tratar essa condição que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

1. Couve-flor

A couve-flor é basicamente um depósito de minerais e nutrientes vitais, além de ser carregada com magnésio, manganês, proteínas, potássio e fósforo e possuir um alto teor de fibras.

A inflamação desempenha um papel bastante importante no início da diabetes tipo 2, e quando crônica, resulta em resistência à insulina, que por sua vez, tem efeitos negativos na tolerância normal à glicose, o que leva ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine mostrou que as pessoas com níveis baixos de potássio no sangue tinham um risco 64% maior de diabetes tipo 2, já que o potássio é usado pelas células beta do pâncreas para identificar o aumento nos níveis de açúcar no sangue. São essas células que então secretam o hormônio insulina para regular o aumento da glicose.

As células beta têm a sensibilidade diminuída em pessoas com baixos níveis de potássio e consequentemente ocorre o aumento nos níveis de glicose no sangue. Como resultado, elas não identificam e não iniciam a medida corretiva para aumentar a produção de insulina, e com o tempo, isso prejudica a tolerância à glicose e aumenta o risco de diabetes.

Por ser uma rica fonte de potássio, a couve-flor pode te ajudar a regular o metabolismo da glicose, além do seu IG ser calculado entre 5 e 15, o que é ideal para pessoas que sofrem com essa condição.

A couve-flor também possui um alto teor de fibras, que a torna ainda mais uma dos melhores verduras para diabéticos. Aproveite para conhecer em detalhes todos os benefícios da couve-flor.

2. Brócolis

Essa verdura potencialmente nutricional tem inúmeras razões para ser considerada uma das melhores verduras para diabéticos. O nutricionista Dr. Rupali Datta diz que o brócolis tem um IG de 15, o que é muito baixo, além de ser uma ótima fonte de fibras.

Uma das principais preocupações entre as pessoas com diabetes é a respeito do dano causado aos vasos sanguíneos. Em um estudo publicado na revista científica “Diabetes” em 2008, uma equipe de pesquisadores descobriu que os sulforafanos presente no brócolis protegem as pessoas contra esse tipo de dano celular.

Em um outro estudo de laboratório, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram que os sulforafanos reduziram a produção de glicose nas células do fígado.

“É muito emocionante e abre novas possibilidades para o tratamento do diabetes tipo 2”, disse Anders RRosengren, professor assistente da Universidade de Gotemburgo na Suécia.

Conheça melhor todos os benefícios do brócolis para a saúde e boa forma.

3. Espinafre

A Associação Americana de Diabetes considera o espinafre um “superalimento” para diabéticos e recomenda que todas as pessoas incluam essa verdura em suas dietas.

Existem inúmeros benefícios do espinafre, pois além de ser rico em vitaminas, fitoquímicos e minerais, ele também possui um baixo índice glicêmico, o que significa que a sua ingestão ajuda a manter os níveis saudáveis e estáveis de glicose no sangue.

Esse alimento é uma ótima fonte de folato, vitaminas A, B, C, E, K e fibra dietética, que atrasa a digestão e garante que o açúcar não seja metabolizado rapidamente e cause o aumento nos níveis de açúcar no sangue.

O espinafre também é excepcionalmente pobre em calorias, sendo que uma xícara deste alimento cru contém apenas 7 calorias, e isso é muito benéfico para as pessoas com diabetes, já que um dos objetivos de uma dieta saudável para diabetes é promover o peso corporal saudável e melhorar os níveis de glicose no sangue, bem como o colesterol e pressão arterial.

Bem como todos os vegetais sem amido, ele também é pobre em carboidrato, contendo apenas cerca de 0,83 gramas por xícara. Isso o torna novamente uma excelente opção para diabéticos, já que restringir a sua ingestão de carboidratos ajuda a controlar sua glicose.

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, uma refeição saudável para uma pessoa com diabetes inclui cerca de 45 a 65 gramas de carboidratos.

Quando a diabetes está descontrolada, o risco de várias doenças graves aumenta, e ao consumir essas verduras, bem como outros alimentos que também são poderosos para a diabetes, irá manter a insulina, inflamação e açúcar no sangue sob controle, o que consequentemente irá reduzir drasticamente o risco de desenvolver complicações.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia as 3 melhores verduras para diabéticos? Pretende experimentar algum? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário