5 Alimentos que Previnem Câncer para Incluir em sua Dieta

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo ocidental; Em todo o mundo, é responsável por uma em cada seis mortes. Surpreendentemente, quase um terço de todas as mortes por câncer pode ser atribuído ao estilo de vida e aos riscos comportamentais, como o excesso de peso, o tabagismo, o consumo de álcool, a falta de exercício e a ingestão baixa de frutas e vegetais.

A Organização Mundial da Saúde estima que fatores de nutrição e estilo de vida podem ser responsáveis ​​por até 80% dos casos de câncer colorretal, mama e próstata e 1/3 de todos os casos de câncer.

Já na década de 1970, pesquisas demonstravam que muitos países ocidentais com dietas ricas em produtos animais e gorduras e estavam associados a altas taxas de câncer colorretal, mama, próstata, endométrio e pulmão. Por outro lado, os países em desenvolvimento tinham dietas baseadas em alimentos básicos fontes de amido e baixa ingestão de produtos de origem animal, gorduras e açúcar; eles também tinham taxas baixas desses tipos de câncer.

Em outras palavras, sabemos que nossos estilos de vida estão ligados ao câncer – e, até hoje, sofremos para mudar nossos comportamentos por isso. O excesso de peso também traz consigo enormes riscos para o desenvolvimento do câncer. Um estudo recente nos Estados Unidos descobriu que a obesidade e o excesso de peso representavam 14% de todas as mortes por câncer em homens e 20% em mulheres.

Então, dado que a dieta média ocidental é muitas vezes insalubre e pode promover o aumento do risco de câncer, como podemos mudar nossas dietas para diminuir esse risco? As dietas mais preventivas contra o câncer são aquelas baseadas em uma dieta mediterrânea ou japonesa.

Essas dietas são baseadas em uma proporção equilibrada de ácidos graxos ômega 6 e 3, juntamente com altos níveis de fibras e antioxidantes vindos de frutas, vegetais, azeite e vinho. A dieta japonesa em particular é pensada para conferir mecanismos preventivos do câncer, pois contém até cinco vezes a quantidade de vegetais crucíferos do que uma dieta americana, além de conter mais alimentos de soja não processados.

Existem várias diretrizes de prevenção do câncer com base em pesquisas coletadas pelo World Cancer Research Fund, o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer e a Organização Mundial da Saúde, entre outros.

Estes incluem comer uma dieta rica em uma variedade de frutas e vegetais, evitando a carne vermelha e processada e melhorando a saúde intestinal, comendo mais fibras e alimentos fermentados. Limitar o consumo de álcool também é óbvio e necessário.

Embora existam muitos alimentos que previnem o câncer, abaixo listamos alguns dos principais, que são realmente simples de incluir na sua dieta diária e são apoiados pela Ciência baseada em evidências.

1. Cebola e alho

Ambos podem ser adicionados a praticamente qualquer prato salgado para torná-lo mais saboroso e ainda prevenir o câncer.

Alicina e sulfatos de alilo são os compostos ativos do alho e da cebola que se ligam com produtos químicos tóxicos para que eles possam ser excretados do corpo, em vez de ficarem em seus órgãos causando estragos. Os compostos atuam como guarda-costas contra a oxidação e os radicais livres, que podem causar câncer.

2. Tomates

Os tomates são repletos de licopeno, o que demonstrou ajudar a prevenir o câncer de próstata, especificamente, evitando o desenvolvimento de radicais livres e danos ao DNA. Populações que comem muitos pratos com tomate têm um risco muito menor de câncer de próstata em homens.

Cozinhar tomates, particularmente no azeite, aumenta o teor de licopeno e permite uma maior absorção nas nossas células. Isso explica por que a dieta mediterrânea é tão eficaz na frente da prevenção do câncer.

3. Bagas

Todas as bagas (basicamente as frutas vermelhas) são repletas de moléculas anticancerígenas, como o ácido elágico (as framboesas e os morangos estão cheios dele) e antocianidinas (principalmente em mirtilos). Ambos os compostos bloqueiam a atividade de duas proteínas que são essenciais para espalhar câncer e formar novos vasos sanguíneos.

Do mesmo modo, as proantocianidinas (presentes em cranberries ou uva-do-monte) possuem alta atividade antioxidante, o que pode deter o desenvolvimento do tumor.

4. Cogumelos

Vários estudos epidemiológicos descobriram que o consumo regular de cogumelos reduz a taxa de mortalidade por câncer. Os cogumelos japoneses, como shiitake, maitake e shimeji, são repletos de lentinano, que estimula a atividade do sistema imunológico, retardando o crescimento do tumor e o progresso do câncer. Ele também ajuda a estimular a contagem e atividade de glóbulos brancos.

Salteie cogumelos com alho, cebola e manjericão e sirva em fermento ou torrada integral para um grande impulso anti-câncer.

5. Salsinha

Esta erva é rica em apigenina, um polifenol que inibe o crescimento de células cancerosas bloqueando a angiogênese (formação de vasos sanguíneos) e diminuindo processos inflamatórios.

A salsa pode ser adicionada crua ou cozida a uma variedade de pratos de diversas culinárias.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você costuma consumir esses alimentos com frequência em seu dia a dia? Quais deles pretende inserir mais em sua dieta para aproveitar e prevenir o câncer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

1 comentário em “5 Alimentos que Previnem Câncer para Incluir em sua Dieta”

  1. Quantos dentes de alho posso comer? para obter benefícios como devo fazer ou comer o alho e a cebola

Deixe um comentário