6 benefícios da fruta cambuci – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 21/05/2021

Em tupi-guarani a palavra cambuci quer dizer pote de água. Entretanto, este também é o nome dado a uma fruta exótica brasileira, originária da Mata Atlântica.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela apresenta uma casca fina verde-amarela, é dona de um cheiro cítrico e adocicado e tem um sabor descrito como “azedo, que lembra uma mistura de limão com jabuticaba”.

A saber, o cambuci vem da árvore Campomanesia phaea, que pode alcançar até 10 m de altura e vive aproximadamente 50 anos. Para você ter uma noção, um único pé de cambuci dá conta de produzir até 200 kg de frutos, por alto.

Dá para usar a fruta para fazer uma porção de coisas. Por exemplo, a fruta pode ser usada para fazer cachaças, sucos, geleias, iogurtes, sorvetes, biscoitos, molhos, bolos, recheios para pratos doces ou salgados e até xaropes.

Para que serve? 6 benefícios do cambuci

1. As propriedades nutricionais do cambuci

A fruta é fonte de fibras. Além disso, a pesquisadora da área de alimentação e mestranda em nutrição humana aplicada, Luciana Mastrorosa, afirmou que o cambuci é rico em antioxidantes e tem vitamina C, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e betacaroteno.

Aliás, pesquisas de alunos de graduação em química da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) confirmaram que a fruta é rica em vitamina C, que tem boas quantidades de magnésio e uma boa concentração de zinco.

2. Fonte de fibras

Fibras do cambuci

Ser fonte de fibras é algo importante porque elas auxiliam a digestão, contribuem com a prevenção da prisão de ventre e ajudam a promover a sensação de saciedade, o que pode ser útil para o controle do peso.

No entanto, é preciso ter calma. Caso você não esteja acostumado a consumir muitas fibras, adicione o nutriente aos poucos na sua alimentação. Isso porque aumentar a ingestão do nutriente muito rápido pode provocar gases, inchaço e cólica.

3. Fonte de antioxidantes

“Os antioxidantes presentes no cambuci ajudam a manter a saúde do organismo como um todo, protegendo principalmente das doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e a hipertensão”, descreveu a pesquisadora.

De maneira geral, os antioxidantes são substâncias que podem prevenir ou atrasar alguns tipos de danos celulares. Esses compostos bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres.

  Continua Depois da Publicidade  

A saber, os radicais livres podem estar associados ao envelhecimento e contribuir com o desenvolvimento de problemas como doença no coração, câncer e artrite.

4. Fonte de vitamina C

Uma vez que tanto os estudos da UMC quanto a pesquisadora da área de alimentação apresentaram o cambuci como um alimento rico em vitamina C, não podemos deixar de destacar isso como um dos benefícios da fruta.

Até porque o nutriente é necessário para o crescimento e a reparação de tecidos em todo o corpo e produz uma proteína empregada na produção dos tendões, ligamentos, pele e vasos sanguíneos.

Além disso, a vitamina C atua no processo de cura de feridas e formação de tecido de cicatrização, na absorção de ferro e na manutenção dos ossos, cartilagem e dentes. Ela também é classificada como um antioxidante.

5. Fonte de magnésio

Outro nutriente do cambuci é o magnésio, um mineral necessário para mais de 300 reações bioquímicas dentro do organismo. Aliás, o nutriente contribui com a manutenção de uma função nervosa e muscular normalizada.

Ao mesmo tempo, ele concede suporte à saúde do sistema imunológico, mantém os batimentos cardíacos estáveis, auxilia os ossos a permanecerem fortes, colabora com a regulação dos níveis de açúcar no sangue e apoia a produção de energia e de proteínas.

6. Fonte de zinco

Imunidade com nutrientes do cambuci

A pesquisa dos estudantes da UMC indicou que o cambuci é uma fruta com zinco. Embora o corpo precise dele em quantidades bem pequenas, devemos ingerir o mineral regularmente porque o organismo não armazena o seu excedente.

Presente nas células de todo o corpo, o nutriente é necessário para o funcionamento apropriado do sistema imunológico e atua na divisão celular, no crescimento celular, na cicatrização de feridas e na decomposição de carboidratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Ademais, o mineral é necessário para os sentidos do olfato e do paladar, reforça a ação da insulina e é importante para o crescimento e desenvolvimento adequado ao longo da gestação e infância.

Vídeo

Por fim, você precisa consumir mais fibras? Então, confira também o vídeo abaixo, em que a nossa nutricionista apresenta outras frutas que são fontes de fibras:

Fontes e referências adicionais

Você já comeu cambuci? Então, conte o que achou da fruta!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 4,50)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário