Em tupi-guarani a palavra cambuci quer dizer pote de água. Entretanto, este também é o nome dado a uma fruta exótica brasileira, originária da Mata Atlântica.
Ela apresenta uma casca fina verde-amarela, é dona de um cheiro cítrico e adocicado e tem um sabor descrito como “azedo, que lembra uma mistura de limão com jabuticaba”.
A saber, o cambuci vem da árvore Campomanesia phaea, que pode alcançar até 10 m de altura e vive aproximadamente 50 anos. Para você ter uma noção, um único pé de cambuci dá conta de produzir até 200 kg de frutos, por alto.
Dá para usar a fruta para fazer uma porção de coisas. Por exemplo, a fruta pode ser usada para fazer cachaças, sucos, geleias, iogurtes, sorvetes, biscoitos, molhos, bolos, recheios para pratos doces ou salgados e até xaropes.
Para que serve? 6 benefícios do cambuci
1. As propriedades nutricionais do cambuci
A fruta é fonte de fibras. Além disso, a pesquisadora da área de alimentação e mestranda em nutrição humana aplicada, Luciana Mastrorosa, afirmou que o cambuci é rico em antioxidantes e tem vitamina C, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e betacaroteno.
Aliás, pesquisas de alunos de graduação em química da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) confirmaram que a fruta é rica em vitamina C, que tem boas quantidades de magnésio e uma boa concentração de zinco.
2. Fonte de fibras
Ser fonte de fibras é algo importante porque elas auxiliam a digestão, contribuem com a prevenção da prisão de ventre e ajudam a promover a sensação de saciedade, o que pode ser útil para o controle do peso.
No entanto, é preciso ter calma. Caso você não esteja acostumado a consumir muitas fibras, adicione o nutriente aos poucos na sua alimentação. Isso porque aumentar a ingestão do nutriente muito rápido pode provocar gases, inchaço e cólica.
3. Fonte de antioxidantes
“Os antioxidantes presentes no cambuci ajudam a manter a saúde do organismo como um todo, protegendo principalmente das doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e a hipertensão”, descreveu a pesquisadora.
De maneira geral, os antioxidantes são substâncias que podem prevenir ou atrasar alguns tipos de danos celulares. Esses compostos bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres.
A saber, os radicais livres podem estar associados ao envelhecimento e contribuir com o desenvolvimento de problemas como doença no coração, câncer e artrite.
4. Fonte de vitamina C
Uma vez que tanto os estudos da UMC quanto a pesquisadora da área de alimentação apresentaram o cambuci como um alimento rico em vitamina C, não podemos deixar de destacar isso como um dos benefícios da fruta.
Até porque o nutriente é necessário para o crescimento e a reparação de tecidos em todo o corpo e produz uma proteína empregada na produção dos tendões, ligamentos, pele e vasos sanguíneos.
Além disso, a vitamina C atua no processo de cura de feridas e formação de tecido de cicatrização, na absorção de ferro e na manutenção dos ossos, cartilagem e dentes. Ela também é classificada como um antioxidante.
5. Fonte de magnésio
Outro nutriente do cambuci é o magnésio, um mineral necessário para mais de 300 reações bioquímicas dentro do organismo. Aliás, o nutriente contribui com a manutenção de uma função nervosa e muscular normalizada.
Ao mesmo tempo, ele concede suporte à saúde do sistema imunológico, mantém os batimentos cardíacos estáveis, auxilia os ossos a permanecerem fortes, colabora com a regulação dos níveis de açúcar no sangue e apoia a produção de energia e de proteínas.
6. Fonte de zinco
A pesquisa dos estudantes da UMC indicou que o cambuci é uma fruta com zinco. Embora o corpo precise dele em quantidades bem pequenas, devemos ingerir o mineral regularmente porque o organismo não armazena o seu excedente.
Presente nas células de todo o corpo, o nutriente é necessário para o funcionamento apropriado do sistema imunológico e atua na divisão celular, no crescimento celular, na cicatrização de feridas e na decomposição de carboidratos.
Ademais, o mineral é necessário para os sentidos do olfato e do paladar, reforça a ação da insulina e é importante para o crescimento e desenvolvimento adequado ao longo da gestação e infância.
Vídeo
Por fim, você precisa consumir mais fibras? Então, confira também o vídeo abaixo, em que a nossa nutricionista apresenta outras frutas que são fontes de fibras:
Fontes e referências adicionais
- Instituto Auá – Rota do Cambuci, o Fruto
- MedlinePlus – Antioxidants
- Universia – Valor nutricional do cambuci é comprovado em projeto na UMC
- MedlinePlus – Vitamin C
- MedlinePlus – Zinc in diet
Fontes e referências adicionais
- Instituto Auá – Rota do Cambuci, o Fruto
- MedlinePlus – Antioxidants
- Universia – Valor nutricional do cambuci é comprovado em projeto na UMC
- MedlinePlus – Vitamin C
- MedlinePlus – Zinc in diet