5 Benefícios do Suco de Pinha – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista da área:
atualizado em 24/12/2019

A pinha, que também pode ser conhecida pelos nomes de ata ou fruta-do-conde, é uma fruta originária das Antilhas, que foi introduzida no Brasil no século XVII.

  Continua Depois da Publicidade  

A pinha é uma das espécies mais amplamente conhecidas no Brasil. Com ela, é possível preparar receitas como cremes, sorvetes e mousses. Entretanto, vamos falar a respeito dos benefícios do suco de pinha, uma bebida que pode ser feita à base da fruta.

5 benefícios do suco de pinha 

1. Fonte de nutrientes

Conforme pesquisamos, a pinha, utilizada no preparo do suco de pinha, é composta por carboidratos e é uma ótima fonte de vitaminas, já que contém vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C em sua composição.

A fruta é ainda rica em vitamina E. Além disso, o alimento também fornece minerais como cálcio, fósforo e ferro.

2. Anemia 

A fruta é fonte de ferro, além de fornecer vitamina C, um nutriente que é importante para a absorção do mineral. Portanto, o suco de pinha, preparado cuidadosamente para que seus nutrientes não sejam perdidos, pode auxiliar no combate da anemia causada pela deficiência de ferro, chamada de anemia ferropriva.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Efeito antioxidante

 A pinha possui compostos antioxidantes em sua composição – como a vitamina C e a vitamina E – que colaboram com o combate aos radicais livres, cujo acúmulo no organismo está associado ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas.

4. Saúde do coração

A fruta também é apontada como possuidora de taninos e flavonoides. Os taninos já foram associados à diminuição dos níveis de lipídios e da pressão arterial, fatores importantes para a saúde do coração, e os flavonoides são conhecidos por atuarem na diminuição dos riscos de desenvolvimento de doença no coração.

5. Saúde da pele e dos cabelos

O consumo regular da pinha auxilia a manutenção da pele e de cabelos mais saudáveis, graças à combinação entre os nutrientes vitamina A e vitamina C, que são encontrados na composição da fruta. 

  Continua Depois da Publicidade  

Receitas de suco de pinha 

Receita 1

Ingredientes: 

  • 200 g de polpa 100% natural de pinha;
  • 2 xícaras de água;
  • Açúcar mascavo ou adoçante a gosto (opcional);
  • 2 pedras de gelo picado.

Modo de preparo:

Levar todos os ingredientes ao liquidificador; Então, bater bem e servir-se imediatamente em copos. A receita rende duas porções.

Receita 2

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Polpa 100% natural de uma pinha;
  • 2 xícaras de chá de água gelada;
  • Suco de ½ limão;
  • Gelo a gosto;
  • Açúcar ou adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Colocar a polpa da pinha e a água no liquidificador. Bater durante aproximadamente um minuto; Adicionar o restante dos ingredientes ao liquidificador e bater novamente por mais alguns segundos. Servir-se imediatamente. 

Atenção  

É importante tomar o suco de pinha natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar esse processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.

Resumindo: É importante consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados com a pinha

Uma observação importante: as sementes da pinha não devem ser consumidas e a fruta deve ser ingerida sempre madura.

A fruta é rica em açúcar e, por tal motivo, deve ser ingerida de maneira moderada por pacientes que sofrem com a diabetes, porque ela pode elevar os níveis de glicose no sangue.

A quantidade máxima de consumo diário da pinha deve ser de 70 g, que correspondem a 70 calorias.

O que você achou dos benefícios do suco de pinha que separamos acima? Pretende aprender como fazer as receitas e incluir em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “5 Benefícios do Suco de Pinha – Como Fazer, Receitas e Dicas”