Benefícios da fruta umbu – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 08/06/2021

A fruta umbu, também conhecida como imbu, é fruto do umbuzeiro. Tem alto potencial nutritivo e energético, além de poder auxiliar no emagrecimento. Então, conheça agora mais benefícios dessa fruta e saiba como usá-la.

  Continua Depois da Publicidade  

Sob o aspecto nutricional, ela é rica em componentes importantes para o organismo como fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Por isso, o umbu é um aliado importante para a sua saúde.

Além disso, um estudo realizado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão) e publicado em 2012, comprovou a presença de antioxidantes na fruta umbu, importante no combate aos radicais livres e prevenção de doenças, como o câncer.

Umbu verde

Para que serve a fruta umbu?

O mesmo estudo e a própria medicina popular têm sugerido os benefícios da fruta umbu. Confira agora para que serve o alimento:

  • Ajuda na perda de peso por ser fonte de fibras;
  • Rica em vitamina C, estimula o sistema imunológico, a cicatrização, a formação do colágeno e a absorção de ferro;
  • Fonte de vitaminas do complexo B, importantes no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas;
  • A alta concentração de vitamina A é fundamental na prevenção de doenças da córnea;
  • Ação vermífuga por conta das propriedades antiespasmódicas;
  • Efeito antidiarreico.

Como usar a fruta umbu?

Umbu na cesta e seus benefícios

Uma de suas utilizações mais populares é o suco de umbu. Outras opções incluem receitas de geléias, doces, picolés, vinhos, sorvetes e a famosa umbuzada – polpa da fruta fervida com leite e açúcar.

Dessa forma, além da fruta umbu, é possível aproveitar também as folhas e as raízes do umbuzeiro: as folhas podem ser ingeridas cruas, refogadas, cozidas ou aproveitadas no preparo de um chá e são uma ótima fonte de proteínas.

Enquanto isso, as suas raízes, capazes de produzir uma batata que é consumida em épocas de seca no sertão, possuem cores esverdeadas e uma polpa com sabor ácido, porém delicioso, e podem ser usadas no preparo de sucos.

Como fazer suco de umbu

Confira a seguir uma receita de suco de umbu:

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de umbu;
  • 1 xícara de água;
  • Adoçante a gosto;
  • Gelo picado.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Coloque todos os ingredientes e bata no liquidificador;
  • Sirva gelado.

Curiosidades a respeito da fruta

Umbu na tigela

O umbu é uma fruta pequena com formato arredondado, de casca lisa e pequenos pelos que a deixa com uma textura levemente aveludada. Seu cheiro é doce e agradável, o gosto é levemente azedo e sua coloração é verde amarelada.

Além disso, a própria casca da fruta contém bioativos como os fenóis totais, que possuem uma elevada atividade antioxidante. Por isso, o Instituto de Química da Unesp realizou um estudo que objetivava a utilização do umbu na área cosmética, mais precisamente no combate ao envelhecimento da pele, concluindo que ele pode ser eficaz.

A fruta umbu é nativa da Caatinga, mas também se encontra em estados brasileiros como Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco e no norte e nordeste de Minas Gerais. Além disso, o seu nome significa “a árvore que dá de beber”, pois é capaz de armazenar grandes quantidades de água. Assim, é consumida in natura pelos moradores locais, os quais aproveitam todo o potencial da fruta.

Conheça os benefícios de outras frutas exóticas brasileiras e aproveite para conhecer também as frutas exóticas que são classificadas como superalimentos.

Informações nutricionais

Valor nutricional por 100 g de umbu:

ComponenteValor por 100 g
Calorias156 kcal
Carboidratos9,44 g
Proteínas0,84 g
Colesterol0 mg
Cálcio11,6 g
Sódio0 mg
Potássio151 mg
Fósforo13,4 mg
Magnésio11,3 mg
Zinco0,42 mg
Cobre0,04 mg
Fibras1,98 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a fruta umbu e os seus benefícios para a saúde e boa forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média 4,47)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

20 comentários em “Benefícios da fruta umbu – Para que serve e como usar”

  1. Tenho mais de 50pes de umbú na fazenda,amoooooo!!!!e descobri o potencial do umbu em pesquisas,inclusive aqui, maravilhoso!!!!

    Responder
  2. Quem tem câncer de linfoma pode comer umbu e siriguela???
    Queria saber

    Meu Dr não me disse será se alguém poderia me dizer?

    Responder
  3. Eu já conhecia a fruta, mas essas propriedades magníficas não sabia. Agora vou ficar freguesa. Sem pre que eu ver o umbu vou comprar sem falta.

    Muito obrigada pela orientação.

    Responder
  4. Muitíssimo bom saber disso. Vim procurando um artigo pra faculdade, mas encontrei vários textos interessantes, vou seguir!

    Responder
  5. Amo umbuzada moro no RN e como desde garotinha . Na minha casa e na casa dos meus tios tinha pé. gosto de toda maneira mas a umbuzada é dos deuses

    Responder
  6. Eu amo umbuzada ! compro todos os dias, na safra; e faço uma jarra tomo o dia todo. Éuma delicia eu só gosto da umbuzada a fruta dá muito trabalho pra chupar e comer. Madurinho é uma delicia

    Responder
  7. Uma delícia a umbuzada feita com polpa de umbu verde cozido, leite, açúcar e um pouco de leite condensado, servida bem gelada. E ele bem maduro também, e o suco do umbu maduro geladinho… Adoro! Começo do ano é época que mais se encontra a fruta. Tudo dele é bom, picolé, sorvete, compota, geleia.

    Responder
  8. Gostaria de ter conhecido antes todos estes benefícios que são oferecidos pela a natureza, por plano divino, o Criador, vou divulgar para que possam ter conhecimento do que nos oferecido de graça, digo, na natureza, fui muito ajudado pela as informações que pude ter conhecidas, muitos podem ter ha suas mãos a solução daquilo que parecia impossível, quero que tudo isso só pode trazer uma solução em sua vida… Pastor Vicente de Lima

    Responder
  9. Experimente uma umbuzada antes de ir dormir. É uma delícia! Nesta época do ano faço as minhas polpas de umbú, congelo todas e tomo umbuzada por quase o ano inteiro. Gosto de tomá-la e me faz bem para a saúde. Já tomei muita umbuzada feita com leite de cabra lá no sertão de Anagé-Bahia.

    Responder
  10. Conheço o Umbu através do suco MARATÁ do estado de Sergipe. É uma delicia. Pena que é muito difícil de encontrar aqui em SP. Quando acho, compro um monte.

    Responder
  11. Maravilhoso com leite ou com água e como em compota sem palavras não deixe de provar

    Responder
  12. Também gosto muito de umbu. E não conhecia todos esses beneficios. Agora e que vou consumir mais. Moro no serido do RN.

    Responder
  13. eu acho uma fruta bem gostoso e no ceará também tem imbu, pois aqui chamamos assim,
    o suco é delicioso. abraços Shyko.

    Responder
  14. Olá. Estou c 60 anos, e fui criada visitando nas férias, os 4 pés de umbu, no quintal da minha avó. Sempre compro quando encontro no mercado. No norte de Minas é conhecido como imbu. Mas sei q imbu, ou umbu, sempre será uma delícia, no suco, na salada, ou mesmo a fruta. Abraços. Regina.

    Responder