7 bebidas para perder barriga e emagrecer com saúde

Especialista:
atualizado em 07/12/2020

Para emagrecer, é fundamental ter cautela com aquilo que se come, mas dar atenção às bebidas para perder barriga com saúde também tem a sua importância no processo.

Afinal, ao mesmo tempo em que existe bebidas que engordam, como as cheias de açúcar e calorias, há aquelas que podem dar uma forcinha para o emagrecimento. São justamente as bebidas para perder barriga com saúde que vamos conhecer na lista a seguir:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Chá verde

Ele tem cafeína, uma substância que acelera o ritmo cardíaco e pode fazer com que o metabolismo aumente. Entenda melhor se a cafeína emagrece e conheça os efeitos da cafeína no seu organismo.

Além disso, o chá verde apresenta catequinas em sua composição, que são antioxidantes que podem contribuir com mobilização da queima de gorduras.

O gosto da bebida não te agrada? Dá para amenizar o sabor amargo do chá verde ao adicionar um rodela de limão ou espremer um pouco da fruta na bebida.

Mas não vale adoçar o chá verde com açúcar, pois comprometerá os seus potenciais benefícios para a perda de peso.

Outro cuidado crucial é o de jamais exagerar no consumo diário de chá verde na esperança de que ele promova o emagrecimento. Isso porque a bebida contém cafeína e cafeína em excesso faz mal.

2. Café

Café preto

Assim como o chá verde, o café é fonte de cafeína, substância que além do que citamos acima, também pode ajudar a mobilizar a gordura existente para ser queimada.

O café é uma fonte de cafeína bem mais famosa que o próprio chá verde. Geralmente, uma xícara (237 ml) de café apresenta mais cafeína do que uma xícara (237 ml) de chá verde.

Mas atenção: estamos falando do café preto, coado e sem açúcar. Adicionar açúcar e outros complementos cheios de açúcar na bebida como chantily, cremes, doce de leite, leite condensado e chocolate vai inviabilizar qualquer vantagem do café em relação à perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Até porque isso encherá a bebida de calorias e não custa lembrar que muito açúcar tem ligação com aumento de peso. Do mesmo modo, é preciso ser cauteloso para não exagerar no consumo de café.

Portnato, para quem sofre com intolerância à cafeína ou tem alguma doença que torne o consumo da substância contraindicado, o café e outras bebidas com cafeína não devem aparecer na dieta.

3. Água com vinagre de maçã

O ácido acético naturalmente presente no vinagre de maçã pode ajudar a secretar menos insulina e auxiliar a acessar reservas de gorduras já acumuladas. Aliás, vale destacar que o pico de insulina é algo que tem relação com o armazenamento de gorduras

Entretanto é preciso ter muita cautela porque o vinagre de maçã é muito ácido e pode ser corrosivo para os esmaltes dos dentes.

Portanto, é preciso diluir o vinagre de maçã na água antes de ingerir. Além disso, não pode consumi-lo de manhã em jejum, a não ser que haja alguma indicação médica muito clara neste sentido.

Além disso, há contraindicações: as pessoas que sofrem com refluxo ou gastrite não devem tomar a água com vinagre de maçã.

4. Chá de gengibre

Dá para fazer tanto chá de gengibre fresco quanto chá de gengibre em pó. No entanto, a segunda alternativa é mais concentrada e mais potente.

A bebida aparece nesta lista porque possui efeito termogênico (estimula um processo metabólico no qual o organismo queima calorias para produzir calor) e de mobilização da gordura já armazenada.

  Continua Depois da Publicidade  

Pode-se consumir chá de gengibre quente ou frio. Mas lembre-se: nada de adicionar açúcar de qualquer tipo. Isso porque o ingrediente colocará a perder os potenciais benefícios do gengibre em relação à perda de peso.

Lembre-se de que o açúcar tem relação com o ganho de peso e adicionará calorias ao chá.

5. Suco verde

Suco verde para perder barriga

O suco verde pode ajudar quando sua preparação é equilibrada em relação aos ingredientes. Isto é, sem exagerar na quantidade de frutas em detrimento dos vegetais.

Aprenda como fazer suco verde para emagrecer e conheça ideias de suco verde desintoxicante e receitas de suco verde detox verde para emagrecer.

Alguns estudos apontaram que pessoas que consomem o suco verde pelo menos uma vez por dia emagrecem mais do que as pessoas que não ingerem a bebida. Acredita-se que o suco verde pode contribuir com a saciedade.

6. Bebidas proteicas

São as bebidas ricas em proteínas, como os shakes à base de whey protein, albumina ou outro tipo de suplemento de proteínas. Estudos indicaram que a ingestão dessas bebidas proteicas eleva a saciedade, diminuindo a fome e aumentando o intervalo entre as refeições.

Essas bebidas para perder barriga as também auxiliam o crescimento de tecido muscular, mas desde que o seu consumo venha acompanhado de uma musculação com foco na construção muscular. O ganho de músculo tem relação com um aumento na queima de calorias.

Entretanto, é preciso salientar que os suplementos proteicos que se usa nas bebidas são próprios para quem pratica esses treinos.

Utilizá-los sem praticar exercícios físicos, mantendo uma vida sedentária, poderá resultar no efeito contrário do que se deseja e prejudicar a perda de peso.

Isso porque os suplementos em si já têm calorias e recebem mais calorias quando são batidos com leite e outros ingredientes no shake. Assim, haverá um aumento na ingestão calórica diária toda vez que consumi-los. Entenda melhor quando o whey protein engorda.

7. Água

A água é um líquido essencial para diversas reações metabólicas do organismo, inclusive de queima de gordura. Portanto é fundamental consumir uma boa quantidade de água todos os dias e fazer o máximo para evitar a desidratação.

Além disso, estudos apontaram que ingerir água antes do almoço e do jantar faz com que a pessoa comece a refeição mais saciada e consiga comer menos.

Manter-se bem hidratado também é crucial porque é possível confundir a sensação de fome com a sensação de sede.

Não consegue beber tanta água? Então, conheça outras dicas de como beber mais água na rotina. Saiba mais sobre como o consumo de água pode te ajudar a emagrecer.

Atenção: não existe bebida milagrosa para o emagrecimento!

Precisamos ressaltar que embora as bebidas acima possam dar uma forcinha em relação à perda de peso, elas não são mágicas. De nada adiantará tomar qualquer uma delas todo santo dia se não seguir uma dieta balanceada, saudável, controlada e nutritiva.

Tem dificuldades de passar por uma reeducação alimentar ou se manter firme em uma dieta saudável para a perda de peso?

Então, procure o auxílio de um nutricionista. O profissional é capacitado para indicar um programa alimentar que te ajude a alcançar os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo necessita para funcionar direitinho.

Aliás, saiba mais sobre as bebidas para perder barriga e emagrecer no vídeo da nossa nutricionista:

Fontes e Referências Adicionais

Você já consumia alguma dessas bebidas no seu dia a dia? Qual a sua preferida? Conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum Voto Ainda)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “7 bebidas para perder barriga e emagrecer com saúde”

  1. Você está certa, Maria de Fátima. Já dizia o ditado dos nossos avós: Quem come, vive. Quem não come, morre. Quem come bem, vive bem. Quem come mal, vive mal. (Vale lembrar que “comer bem” não é o mesmo que “comer muito”.)