7 piores fontes de proteínas que você deve evitar

Especialista da área:
atualizado em 30/04/2021

Fundamentais para o corpo, as proteínas são necessárias para a reparação e a formação de novas células. Além disso, elas são importantes para o crescimento e desenvolvimento. Ao mesmo tempo, precisamos delas para a manutenção e construção de músculos, ossos e pele.

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Ou seja, as proteínas precisam fazer parte da dieta de qualquer pessoa todos os dias e quem treina para ganhar músculos não pode negligenciá-las na sua dieta. Mas, não é qualquer fonte de proteína que serve não, viu?

Afinal, devemos dar preferência a proteínas de qualidade, como as proteínas de alto valor biológico e as proteínas magras e completas. Por outro lado, é melhor evitar as proteínas de baixa qualidade, como:

1. Cachorro-quente

Cachorro-quente

A salsicha que vai no cachorro-quente tem uma série de problemas. Por exemplo, ela é rica em sódio e contém aditivos como o nitrito de sódio. Quando os nitritos são expostos a temperaturas altas, eles podem formar nitrosaminas, substâncias cancerígenas.

Aliás, entenda por que a salsicha é remosa (faz mal) e conheça do que é feita a salsicha.

2. Mortadela

“Eu não sei quanto a você, mas eu gosto que a minha proteína seja carne. Não um híbrido de várias carnes, sódio, gorduras e aditivos”, lembrou o nutricionista Jordan Mazur sobre a mortadela tipo bologna.

3. Sorvete

Sorvete

Mazur, que foi diretor de nutrição esportiva da Universidade de Califórnia, afirmou que com moderação, o sorvete pode fazer parte de uma dieta balanceada. Mas a guloseima não pode ser uma fonte frequente de proteínas na dieta.

Conforme o nutricionista, o alto teor de gorduras e açúcar do sorvete anulam a quantidade limitada de proteínas que ele traz por porção.

4. Linguiça

As linguiças são carnes altamente processadas, que apresentam muito sódio e gorduras saturadas. Conheça do que é feita a linguiça e saiba mais sobre os seus perigos.

Embora saiba disso, você gosta muito de linguiça? Então, aprenda a preparar uma receita de linguiça caseira de frango fit, que leva peito de frango, farinha de aveia, azeite de oliva e temperos.

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5. Bacon

Afinal, quem não ama o bacon? Entretanto, assim como a linguiça, essa delícia é uma carne altamente processada, rica em sódio e cheia de gorduras saturadas. Entenda melhor o que o bacon faz com o seu corpo.

6. Frango frito

Frango frito

Sozinho, o frango é uma das proteínas mais magras, disse Mazur. Por outro lado, se empanamos na farinha e mergulhamos na gordura para fritar, ele ganha carboidratos e se torna uma bomba de gorduras saturadas que vai fazer muito mal ao coração e à silhueta.

7. Hambúrguer de fast-food

“Ele até fornece uma quantia decente de proteínas. Mas, ao custo de fardos de gorduras extras – com a adição de coberturas, molhos e ingredientes – das quais a maioria é saturada”, advertiu o nutricionista.

Vídeo

Seu problema é dinheiro? Então, conheça fontes baratas de proteínas que a nossa nutricionista apresenta no vídeo abaixo:

Fontes e Referências Adicionais

Você conhece algumas outras fontes ruins de proteínas? Então, conte quais nos comentários!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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