8 benefícios da folha de laranjeira – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 12/07/2021

A laranjeira é uma árvore que apresenta tamanho médio e uma copa densa e arredondada. Acredita-se que ela seja originária da Índia, da China ou do Vietnã. Sua fruta, a laranja, e sua flor, a flor de laranjeira, são bastante conhecidas. Entretanto, vamos falar mais abaixo sobre outra parte da árvore: a folha de laranjeira.

  Continua Depois da Publicidade  

laranjeiras

Propriedades da folha de laranjeira

As folhas da árvore laranjeira são conhecidas por apresentarem as seguintes propriedades:

  • Antiespasmódicas;
  • Relaxantes e calmantes;
  • Antigripais;
  • Expectorantes;
  • Digestivas;
  • Afrodisíacas;
  • Bactericidas;
  • Diuréticas;
  • Sedativas.

8 benefícios da folha de laranjeira 

Finalmente chegou a hora de conhecermos alguns benefícios da folha de laranjeira. Descubra quais são eles na lista abaixo:

1. Proporciona efeito calmante e relaxante 

Por conta de suas propriedades calmantes e relaxantes, a folha de laranjeira proporciona um alívio em relação ao estresse e ansiedade, além de auxiliar a melhorar a qualidade do sono à noite, tendo em vista que é conhecida por atuar como um sedativo natural.

Algumas mamães chegam a dar chá de laranjeira para os seus bebês como forma de ajudá-los a dormir. Entretanto, especialistas alertam que é aconselhável evitar dar chás, suplementos ou outros itens até os seis meses de idade, que não seja a amamentação.

Depois desse período, o ideal é consultar o pediatra que acompanha o desenvolvimento da criança para se certificar de qual chá é apropriado e indicado para o caso do bebê.

mulher relaxada

2. Efeito afrodisíaco

Como vimos acima, as folhas de laranjeira também são conhecidas por serem afrodisíacas. Isso porque acredita-se que elas estimulem a libido, embora não exista nenhuma comprovação científica neste sentido. Assim, quem está precisando animar a vida a dois pode se beneficiar ao utilizá-las.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Ajuda a aumentar a imunidade

O chá preparado a partir da folha de laranjeira é conhecido também por estimular o sistema imunológico, auxiliando assim o sistema de defesa do organismo humano.

4. Bom para a saúde do sistema digestivo

Com suas propriedades digestivas, o ingrediente é um aliado para combater a diarreia e a prisão de ventre, também conhecida como constipação. As folhas de laranjeiras ainda contribuem com casos de digestão lenta e de gases intestinais.

5. Combate cólicas estomacais

Devido ao fato da folha de laranjeira ser dotada de propriedades antiespasmódicas, acredita-se que o ingrediente seja capaz de contribuir com o combate a cólicas estomacais.

6. Pode aliviar dores de cabeça e febre

Tem sentido dores de cabeça constantemente? Um remédio natural que pode ser utilizado para combater o problema é justamente a folha de laranjeira. Além disso, também é atribuído ao ingrediente o benefício de contribuir com a diminuição da febre.

mulher com dor de cabeça

7. Ajuda a combater a retenção de líquido

Quando acumulamos muita água no organismo, o que também é conhecido como a retenção de líquido, o nosso corpo tende a ficar inchado. As folhas de laranjeiras podem contribuir neste sentido graças ao fato de serem dotadas de propriedades diuréticas.

Em outras palavras, isso significa que as folhas de laranjeira estimulam a eliminação de líquidos por parte do corpo através da urina, fazendo com que o excesso de água seja descartado, assim como o inchaço.

  Continua Depois da Publicidade  

Apenas é necessário tomar cuidado para não exagerar na maneira de usar a folha de laranjeira para não correr o risco de perder água demais e acabar sofrendo uma desidratação.

8. Auxilia no tratamento de nevralgias

As nevralgias são descritas como uma dor aguda, intensa e que não cessa, que pode ser experimentada em um ou mais nervos do corpo humano.

Além da dor, a pele localizada no caminho do nervo danificado pode apresentar sensibilidade ao toque, os músculos por onde o nervo em questão passa podem ser enfraquecidos ou sofrer paralisia completa e a região em que está localizado o nervo afetado pode experimentar uma sensação de queimação.

E nesse sentido, as folhas de laranjeira também podem ajudar a tratar as nevralgias. 

Receita de chá de folha de laranjeira

chá

Agora, chegou a hora de aprendermos a preparar um chá com a folha de laranjeira:

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres de sopa de folhas de laranjeira limpas e picadas;
  • Água fervente;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de laranjeira dentro de uma xícara de chá;
  2. Adicione a água fervente e cobrir a xícara;
  3. Aguardar até o líquido ficar morno, na temperatura apropriada para o consumo;
  4. Coe, adicione o mel a gosto e sirva-se.

Cuidados com a folha de laranjeira

Recomenda-se que gestantes e pacientes que utilizam antidepressivos não façam uso da folha de laranjeira.

Outro cuidado importante consiste em informar ao médico antes de utilizar folhas e ervas, como forma de auxiliar o tratamento de qualquer condição. Também vale a pena ressaltar que elas não devem substituir o tratamento médico.

Além disso, caso você faça uso de algum tipo de medicamento, consulte antes o seu médico para não haver o risco de interação entre o remédio em questão e a folha de laranjeira.

Você já ouviu falar no chá de folha de laranjeira e seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (166 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

53 comentários em “8 benefícios da folha de laranjeira – Para que serve e dicas”

  1. Depois de provar e ter como esperiençia só assim fui ter mais informaçoens sobre a chá da folha da laranjeira… E estou certa de q a reação que tive foi mesmo por fazer uso do chá. Apos beber o chá pouco antes de dormir senti um soninho muito bom. Dormi muito bem.

    Responder
  2. Estou tomando o chá da folha de laranjeira por indicação médica, como fitoterápico no combate dos sintomas do Covid.
    Além de diminuir a dor corporal, senti alívio na cotiza e na redução da febre.

    Responder
  3. Tenho problemas de insônia e ansiedade já faz muitos anos já havia tomado o chá de folha de laranja, não fez nenhum resultado. Mas hj lendo mas sobre os resultados do chá vou tomar com mas frequência. Obrigada.
    00:51

    Responder