8 Benefícios da Folha de Laranjeira – Para Que Serve, Propriedades e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

A laranjeira é uma árvore que apresenta tamanho médio e uma copa densa e arredondada. Acredita-se que ela seja originária da Índia, da China ou do Vietnã. Sua fruta, a laranja, e sua flor, a flor de laranjeira, são bastante conhecidas. Entretanto, vamos falar mais abaixo sobre outra parte da árvore: a folha de laranjeira.

Propriedades da folha de laranjeira

As folhas da árvore laranjeira são conhecidas por apresentarem as seguintes propriedades:

  • Antiespasmódicas;
  • Relaxantes/calmantes;
  • Antigripais;
  • Expectorantes;
  • Digestivas;
  • Afrodisíacas;
  • Bactericidas – que destroem as bactérias;
  • Diuréticas;
  • Sedativas.

Para que serve? 8 benefícios da folha de laranjeira 

Finalmente chegou a hora de conhecermos alguns benefícios da folha de laranjeira. Descubra quais são eles na lista abaixo:

1. Efeito calmante e relaxante 

Por conta de suas propriedades calmantes e relaxantes, a folha de laranjeira é associada aos benefícios de proporcionar um alívio em relação ao estresse e ansiedade, além de auxiliar a melhorar a qualidade da noite de sono, tendo em vista que é conhecida por atuar como um sedativo natural.

Algumas mamães chegam a dar chá de laranjeira para os seus bebês como forma de ajudá-los a dormir. Entretanto, especialistas alertam que é aconselhável evitar dar chás, suplementos ou outros itens até os seis meses de idade, que não seja a amamentação.

Depois desse período, o ideal é consultar o pediatra que acompanha o desenvolvimento da criança para se certificar de qual chá é apropriado e indicado para o caso do bebê.

2. Vida sexual

Como vimos acima, as folhas de laranjeira também são conhecidas por serem afrodisíacas. Isso significam que elas estimulam a libido. Assim, quem está precisando animar a vida a dois como o marido ou a esposa pode se beneficiar ao utilizar o ingrediente.

3. Aumento da imunidade

O chá preparado a partir da folha de laranjeira é conhecido também por estimular o sistema imunológico, auxiliando assim o sistema de defesa do organismo humano.

4. Saúde do sistema digestivo

Com suas propriedades digestivas, o ingrediente é um aliado para combater a diarreia e a prisão de ventre, também conhecida como constipação.

As folhas de laranjeiras ainda contribuem com casos de digestão lenta e de gases intestinais.

5. Combate cólicas estomacais

Devido ao fato da folha de laranjeira ser dotadas de propriedades antiespasmódicas, acredita-se que o ingrediente seja capaz de contribuir com o combate a cólicas estomacais.

6. Alivia as dores de cabeça e a febre

Tem sentido dores de cabeça constantemente? Um remédio natural que pode ser utilizado para combater o problema é justamente a folha de laranjeira. Além disso, também é atribuído ao ingrediente o beneficio de contribuir com a diminuição da febre.

7. Combate a retenção de líquido

Quando acumulamos muita água no organismo, o que também é conhecido como a retenção de líquido, o nosso corpo tende a ficar inchado. As folhas de laranjeiras podem contribuir neste sentido graças ao fato de serem dotadas de propriedades diuréticas.

Em outras palavras, isso significa que as folhas de laranjeira trabalham no estímulo à eliminação de líquido por parte do corpo através da urina, fazendo com que o excesso de água seja perdido, assim como o inchaço.

Apenas é necessário tomar cuidado para não exagerar na maneira de usar a folha de laranjeira para não correr o risco de perder água demais e acabar sofrendo uma desidratação.

8. Auxílio ao tratamento de nevralgias

As nevralgias são descritas como uma dor aguda, intensa e que não cessa que pode ser experimentada em um ou mais nervos do corpo humano.

Além da dor, a pele localizada no caminho do nervo danificado pode apresentar sensibilidade ao toque, os músculos por onde o nervo em questão passa podem ser enfraquecidos ou sofrer paralisia completa e a região em que está localizado o nervo afetado pode experimentar uma sensação de queimação.

E as folhas de laranjeira também podem auxiliar a tratar as nevralgias. 

Receita de chá de folha de laranjeira

Agora, chegou a hora de aprendermos a preparar um chá com a folha de laranjeira:

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres de sopa de folhas de laranjeira limpas e picadas;
  • Água fervente;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de laranjeira dentro de uma xícara de chá;
  2. Adicionar a água fervente e cobrir a xícara;
  3. Aguardar até ficar morno na temperatura apropriada para o consumo;
  4. Coar, adicionar o mel a gosto e servir-se.

Cuidados com a folha de laranjeira

Recomenda-se que mulheres que estejam gestantes e pacientes que utilizam antidepressivos não façam uso da folha de laranjeira.

Outro cuidado importante consiste em informar ao médico antes de utilizar as folhas como forma de auxiliar o tratamento de qualquer condição. Também vale a pena ressaltar que elas não devem substituir o tratamento médico e a prescrição do médico para lidar com o problema de saúde em questão não deve ser deixada de lado.

Além disso, caso você faça uso de algum tipo de medicamento, consulte antes o médico para não existe o risco de interação entre o remédio em questão e a folha de laranjeira.

Você já tinha ouvido falar no chá de folha de laranjeira e seus benefícios para a saúde? Pretende fazer agora para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (157 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

46 comentários em “8 Benefícios da Folha de Laranjeira – Para Que Serve, Propriedades e Dicas”

  1. Sou adepto as soluções de origem natural, gostei da matéria e recomendo respeitando sempre as orientações médicas, acredito na continuidade para obtenção de resultados

  2. Oi gostei das dicas sobre o chá de folhas da laranjeira vou tomar pois tenho insônia valeu muito obrigado.

  3. Pensei que folha de laranja só servia para dar sabor ao arroz doce!fiquei feliz ao descobrir tantos benefícios que ela tem.

  4. Estou tomando chá de folhas de laranjeira a um mês. Estou dormindo muito bem, estou menos ansiosa, meu humor mudou drasticamente,acordo animada, estou muito bem, mais feliz. Tomo todas as noites uma hora antes de dormir. Agradeço a Deus por ter tomado conhecimento dos benefícios deste chá e por ter dado tão certo pra mim.

  5. É muito bom minha mãe fazia uso de chá de folha de laranjeira para curar febre, dor de garganta , tosse, calmante e muito maus

  6. Eu tenho usado pra aumentar a minha imunidade e tenho obtido resultados,faz tempo q não pego gripe,ou não fico gripado.

  7. Obrigada pela dica, afinal de conta esta folha de laranjeira tem muitos beneficios para a saude,gostaria de saber por quanto tempo devo tomar no caso de tratar a gripe

  8. Tenho muitas dores de cabeça devido a ansiedade,vou começar a tomar o chá pra ver se consigo diminuir os remédios.

    • ”Recomenda-se que mulheres que estejam gestantes e pacientes que utilizam antidepressivos não façam uso da folha de laranjeira.”