8 benefícios do chá de alcachofra – Para que serve e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 02/08/2021

A alcachofra é um vegetal ainda pouco consumido no Brasil, assim como o seu chá, principalmente por conta de seus benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Seu nome científico é Cynara scolymus e atualmente existem aproximadamente 140 variedades, mas apenas 40 são cultivadas como um alimento. Uma planta de alcachofra pode crescer até 2 metros de altura, sua flor pode ter um tamanho aproximado de 8 a 15 centímetros de diâmetro e as folhas costumam ser mais longas com as bordas serrilhadas ao longo do caule.

Então, a seguir vamos conhecer melhor essa planta, seus benefícios e contraindicações, além de aprender a fazer o chá da alcachofra.

alcachofras

8 benefícios do chá de alcachofra

O chá de alcachofra é considerado uma bebida com muitos nutrientes para o corpo. Embora não seja o chá mais comum, seu uso foi iniciado há milhares de anos pelos antigos egípcios, gregos e romanos, principalmente para ajudar a tratar problemas digestivos e para proteger o fígado.

Esses são apenas alguns benefícios do chá de alcachofra, mas abaixo você verá que ele serve para auxiliar muitas outras condições.

1. Ajuda a manter a saúde do fígado

O fígado é um órgão essencial, responsável por centenas de funções para promover a saúde geral do corpo e esse é justamente o motivo pelo qual tantas doenças estão relacionadas a ele. Uma de suas principais funções é a de limpar o sangue e remover impurezas do corpo, e o chá de alcachofra pode ajudar a realizar esse processo tão importante.

Isso é possível porque os extratos presentes nas folhas da alcachofra são hepatoprotetores e coleréticos. Isso significa que são capazes de proteger as células hepáticas contra agentes tóxicos, estimular sua função e a produção de bílis, o que melhora a saúde do órgão.

Além de desintoxicar, há benefícios do chá de alcachofra também para tratar gordura no fígado, uma condição conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), ou esteatose hepática, que ocorre quando muita gordura se acumula nas células do fígado.

2. Tem efeito anti-inflamatório e antioxidante

O chá carrega também os antioxidantes, que podem proteger o corpo contra danos causados ​​por radicais livres e toxinas do meio ambiente. Isso ajuda a promover um metabolismo saudável e o fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de reações exageradas por parte do organismo.

Assim, consumir esse chá pode ajudar a prevenir e a tratar problemas inflamatórios. No fígado, por exemplo, a alcachofra diminui a inflamação e o efeito do estresse oxidativo no órgão.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse benefício é resultado dos polifenóis das folhas de alcachofra, que são transportados para o chá durante o preparo, possibilitando que suas propriedades antioxidantes sejam absorvidas por aqueles que tomam a bebida.

3. Promove uma pele jovem e saudável

mulher tomando chá

A pele é um órgão extremamente sensível à ação dos radicais livres, assim como a radiação solar, que causam a redução da produção de colágeno e o aparecimento de rugas e marcas de expressão. 

Por isso, o uso do chá de alcachofra, rico em antioxidantes como quercetina, vitamina C e rutina, contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele, e diminuir o estresse oxidativo, que tem impacto direto no surgimento de rugas e manchas.

4. Auxilia no controle do colesterol

O estilo de vida sedentário, associado a uma dieta rica em gorduras e alimentos processados, costuma interferir diretamente nos níveis de colesterol do corpo.

O seu acúmulo pode provocar placas nas paredes das artérias, que costumam se agravar com o tempo, bloqueando-as, e isso aumenta as chances de aterosclerose, derrame cerebral, entre outras doenças cardiovasculares.

Há benefícios do chá de alcachofra para diminuir os níveis de colesterol LDL, que é considerado ruim, e paralelamente aumentar os níveis de HDL, que é o bom.

5. Ajuda a reduzir a pressão arterial

A alcachofra é rica em potássio, um mineral que contribui para a redução da pressão arterial, uma vez que ele ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos. Assim, incluir o chá de alcachofra no dia a dia pode trazer benefícios para pessoas que sofrem com a hipertensão.

6. Pode contribuir para a prevenção de problemas congênitos

Por ser rica em ácido fólico, a alcachofra pode ajudar a fornecer boas quantidades do nutriente para mulheres grávidas, e assim a evitar alguns problemas de saúde no bebê em desenvolvimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante consultar um profissional de saúde para saber se o chá é indicado para o seu caso.

7. Pode ajudar o sistema digestivo

Tomar chá de alcachofra estimula a produção de bílis, que promove a boa digestão e ajuda a “quebrar” efetivamente os alimentos, principalmente as gorduras, possibilitando que os nutrientes sejam melhor absorvidos através da corrente sanguínea.

8. Pode ajudar a perder peso

Existem algumas indicações que o chá de alcachofra pode ajudar a emagrecer, devido a alguns efeitos no corpo, como:

  • Otimização da forma como a gordura é digerida pelo corpo, pois estimula o aumento da bílis e excreta o excesso de gordura;
  • Ação diurética, que torna a bebida capaz de eliminar o excesso de líquido organismo;
  • Melhora a inflamação do organismo, que pode contribuir para a melhora da sensibilidade à insulina.

Mas para usufruir desses benefícios, é necessário associar o uso do chá a uma rotina de exercícios físicos e a uma dieta balanceada.

Receita de chá de alcachofra

caneca de chá

Prepará-lo corretamente é o caminho para usufruir de todos os benefícios do chá de alcachofra para a saúde e boa forma. Veja abaixo como preparar:

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 50 ou 100 gramas de uma mistura contendo folhas de alcachofra, caule e raízes.

Modo de preparo:

  1. Coloque a água em uma chaleira e leve para ferver;
  2. Quando chegar ao ponto de fervura, desligue e acrescente a mistura de alcachofra;
  3. Depois abafe e deixe descansar por 5 minutos ou 10, se preferir um sabor mais intenso;
  4. Por fim, coe e beba.

Tome uma xícara de chá três vezes ao dia, de preferência antes das refeições.

Dicas e cuidados

gengibre
O gengibre potencializa os efeitos da alcachofra para evitar a sensação de inchaço após as refeições

Apesar de ser um alimento seguro, é importante procurar um médico antes de começar a usar o chá de alcachofra, para assim diminuir a chance de efeitos colaterais e interações com medicamentos.

Você pode ainda acrescentar outros ingredientes para diversificar e potencializar benefícios do chá de alcachofra, como:

  • Gengibre: essa raiz pode ajudar a reduzir o apetite, além de ser rica em antioxidantes poderosos;
  • Hibisco: Os benefícios do hibisco são muitos, e vão desde a melhora dos níveis de colesterol até a diminuição da retenção de líquidos. Por isso, misturar as duas plantas pode ser bastante benéfico para a saúde e a boa forma;
  • Limão: O limão pode trazer um sabor diferente ao chá de alcachofra e também uma dose extra de vitamina C.

Contraindicações

Apesar dos benefícios do chá de alcachofra, algumas pessoas devem evitar o seu uso ou fazê-lo com orientação de um profissional de saúde. São elas:

  • Pessoas com cálculos biliares ou qualquer doença renal;
  • Pessoas alérgicas à alcachofra ou sensíveis às plantas como crisântemo, malmequer e margaridas;
  • Mulheres que estão grávidas ou amamentando devem consultar um médico antes de iniciar o uso do chá. 
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar de todos esses benefícios do chá de alcachofra? Comente abaixo o que achou!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 4,10)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

33 comentários em “8 benefícios do chá de alcachofra – Para que serve e como tomar”

  1. Amo chás, já conhecia a importância da alcachofra, tomei durante muito tempo depois dei um tempo. Já fiz e tomei vários Detox. Nota 10 para vocês parabéns 👏

    Responder
    • Cha de artemisia para baixar a pressao. Deve ser usado com cuidado e moderacao, sem ser muito concentrado. Fazer em infusao, com as folhas secas a sombra.

      Responder