9 Benefícios da Kiwano para Boa Forma e Saúde

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O kiwano, também conhecido pelo nome de pepino africano ou kino, é uma fruta exótica originária do deserto Kalahari, localizado na região sul do continente africano. Em seu estado maduro, o alimento traz um sabor que mistura os gostos do pepino, do kiwi e da banana.

Além de ser um item cultural na região onde nasce, o pepino africano também ajuda a solucionar problemas relacionados à escassez de alimentos na África subsariana, já que cresce mesmo em condições desfavoráveis e fornece uma gama de importantes nutrientes como potássio, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, cálcio, fósforo, zinco, cobre, ferro e magnésio.

Se pensarmos que quem tem acesso limitado a alimentos também pode sofrer com deficiências nutricionais, entendemos como o kiwano é importante para a região. 80% de sua composição corresponde à água, o que também pode ser bastante útil para a população em períodos de seca.

Vamos conhecer um pouco mais abaixo sobre essa fruta de origem africana e descobriremos alguns dos benefícios que ela fornece para boa forma e saúde.

Informações nutricionais do Kiwano

Porção de 100g (meia unidade da fruta).

  • Energia: 44 calorias
  • Gordura: 1,3 g
  • Carboidratos: 8 g
  • Proteína: 1,8 g 

9 benefícios do kiwano para boa forma e saúde

1. Auxílio ao emagrecimento

Justamente por ser absolutamente rico em água, como citado acima, aliado ao fato de ser dotado de uma boa quantidade de fibras, o kiwano pode ajudar na perder peso. Isso porque o alto teor de água e de fibras ajuda o organismo a se sentir saciado, tornando mais fácil o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias que são consumidas em um dia.

Outra vantagem é que a fruta não é muito calórica – são 88 calorias encontradas a cada 100 g – ao mesmo tempo em que é nutritiva.

Obviamente, para emagrecer é necessário seguir uma alimentação saudável, equilibrada e controlada e praticar atividades físicas com frequência. Comer somente o kiwano e não fazer nada disso não trará o emagrecimento, porém, incluir o alimento nesse contexto poderá auxiliar o processo de emagrecimento.

2. Ação antioxidante

A fruta também é dotada de alfatocoferol, que é uma forma de vitamina E que possui ação antioxidante. O composto é importante para a saúde dos nervos e dos vasos sanguíneos e combate a ação dos radicais livres, que causam problemas como doenças do coração e câncer e promovem o envelhecimento precoce.

3. Saúde dos olhos

Por ser fonte de vitamina A, o kiwano beneficia a saúde dos olhos. Isso porque o nutriente age como um antioxidante para os olhos e elimina os radicais livres que podem causar degeneração macular, enquanto previne ou retarda o desenvolvimento de cataratas.

4. Função cognitiva 

A vitamina E presente na fruta está associada ao retardo do surgimento de problemas como demência e a doença de Alzheimer. As variadas formas do nutriente encontradas no alimento ainda ajudam a manter a memória fresca.

5. Ajuda os processos de reparação

O alimento de origem africana também é fonte de zinco, um mineral que além de ser importante para o metabolismo, também atua na produção de proteínas, que são importantes para a cura de feridas e reparação de órgãos, tecidos, vasos sanguíneos e células.

Como se não bastasse, o kiwano também é rica em vitamina C, um nutriente que é um componente chave do colágeno, uma proteína que é essencial para os processos de crescimento e reparação.

6. Estresse

As pesquisas já apontaram a existência de compostos orgânicos no kiwano que atuam na regulação de hormônios do estresse. Assim, acredita-se que o consumo do alimento possa ser benéfico para quem sofre de estresse crônico.

7. Fonte de fibras 

Por ser rico em fibras, o kiwano dá uma forcinha para o processo digestivo do organismo. Isso porque elas estimulam os movimentos peristálticos de órgãos do sistema digestivo que são fundamentais para que a digestão aconteça adequadamente, garantindo que o bolo alimentar chegue ao estômago e que o bolo fecal seja eliminado pelo corpo.

As fibras também contribuem com a normalização dos movimentos intestinais, o que previne cólicas, inchaço, prisão de ventre, úlceras gástricas e até mesmo câncer de cólon. O nutriente ainda é importante para a saúde do coração, ajudando a regular os níveis de colesterol no organismo, e ajuda também na regulação dos receptores de insulina, o que é útil para combater ou controlar o diabetes.

8. Fortalecimento dos ossos

O kiwano também possui o mineral cálcio em sua composição, que é fundamental para a construção, fortalecimento e manutenção dos ossos do corpo. Ele também atua na prevenção do desenvolvimento de osteoporose.

9. Combate o envelhecimento precoce 

A vitamina C é outro componente do kiwano que combate a ação dos radicais livres nas células, além de protegê-las contra toxinas. Como vimos lá em acima, os radicais livres promovem o envelhecimento precoce, uma ação também executada pelas toxinas.

Assim, pelo fato de um kiwano ser composta por 11 mg de vitamina C, que corresponde a 18% da ingestão diária recomendada pela Food and Drug Administration (FDA, Administração de Alimentos e Drogas, órgão de saúde dos Estados Unidos), podemos concluir que a fruta é importante para combater o envelhecimento precoce.

Cuidados 

Recomenda-se não consumir o kiwano sem que a fruta esteja madura, em sua versão mais amarga. Antes de estarem maduraos, eles possuem altos níveis de substâncias químicas que somem quando amadurecem e trazem malefícios como problemas estomacais, dores e cabeça e febre.

A fruta não é conhecida como um alimento que causa alergia. Porém, caso você experimente alguma reação alérgica ao comê-la, busque ajuda médica para saber se o problema está relacionado ou não ao alimento.

Formas de usar o kiwano 

Você pode comer a fruta crua, adicioná-la a uma salada de frutas, espalhar suas sementes em pratos como carnes assadas e preparar sucos. Agora, vamos aprender a fazer um molho de kiwano que pode ser usado em vegetais grelhados e carnes, por exemplo.

Molho de kiwano 

Ingredientes: 

  • Sementes de kiwano;
  • Suco de uma lima;
  • 1 dente de alho;
  • 1 mão cheia de coentro fresco picado;
  • ¼ de colher de chá de cominho;
  • Óleo vegetal ou azeite de oliva a gosto.

Modo de preparo:

  1. Adicionar as sementes de kiwano em uma vasilha;
  2. Acrescentar o suco da lima, o dente de alho, o coentro e o chá de cominho. Misturar bem;
  3. Cobrir os ingredientes com o óleo vegetal ou o azeite de oliva. Adicionar o tempero ao prato desejado.

Fontes adicionais:

Você já conhecia o kiwano e seus benefícios e propriedades para nossa saúde? Agora que conhece, pretende encontrá-lo para incluí-lo em seu cotidiano? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário