9 Frutas Exóticas Que São Super Alimentos

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

As frutas já são conhecidas por serem grande fonte de vitaminas e minerais, porém, algumas frutas podem ser ainda melhores do que as demais e, ainda assim, desconhecidas. Conheça 9 frutas exóticas que são super alimentos e que você talvez nunca tenha ouvido falar.

Quando se fala em incluir frutas na alimentação, por serem fonte de vitaminas e minerais, é normal que as pessoas pensem em exemplos comuns como maçã, melancia, banana, uva e laranja. E apesar de que estas realmente contribuem com uma dieta equilibrada e nutritiva, não custa nada ampliar os horizontes e dar uma chance a frutas exóticas, que não são tão conhecidas assim.

Além das frutas exóticas que você verá a seguir, você também deveria conhecer as frutas exóticas brasileiras que, além de aumentar a sua variedade de frutas exóticas, tem inúmeros benefícios para a sua saúde que valem muito a pena conferir.

E vale conferir também as 7 comidas exóticas que podem fazer bem a sua saúde. Você certamente irá se surpreender com o que irá encontrar nessa lista.

Estamos falando de frutas exóticas que são verdadeiros super alimentos, ajudam a diversificar as refeições, de modo que elas não caiam na monotonia, e também oferecem nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Vamos conhecer algumas delas abaixo?

1. Rambutão

1aboaforma

Debaixo da casca vermelha e espetada do rambutão, que vem lá do Sudeste da Ásia e é fruto da rambutaneira, existe um alimento rico em ferro e vitamina C. A fruta ainda possui alcaloides, que contribuem com a diminuição dos níveis de triglicerídeos no sangue, o que evita problemas cardiovasculares.

O rambutão também é conhecido por ser composto pelo polifenol elagitanino e pela catequina xantona. Essas substâncias de nomes esquisitos são benéficas ao corpo porque combatem infecções e mantêm a saúde das artérias.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Monash, na Malásia, que foi divulgada na publicação Carbohydrate Research (Pesquisa sobre Carboidratos, tradução livre), indicou que o extrato da fruta pode contribuir com o combate à obesidade.

Parente da lichia, o rambutão apresenta um sabor similar a uma junção da uva com a melancia.

2. Feijoa

1bboaforma

Ela é outro exemplo das frutas exóticas, rica em vitamina C, originária da América do Sul e conhecida como goiaba do mato na Serra Gaúcha no Brasil. A feijoa também possui propriedades anti-inflamatórias.

Popular na Nova Zelândia, o alimento foi estudado por um grupo da faculdade de Medicina e Ciências da Universidade de Auckland. A nutricionista Lynette Ferguson afirmou que se trata de uma das melhores frutas que eles já testaram: uma superfruta brasileira.

3. Melão pepino

1cboaforma

Outra fruta que vem aqui da América do Sul, o melão pepino é uma excelente fonte de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e combate a prisão de ventre.

Também conhecido pelo nome de pepino doce, o alimento apresenta vitamina A, nutriente associado à melhoria da visão, ao fortalecimento dos dentes e da densidade óssea, a manutenção da pele saudável e à prevenção de cálculos renais. Ele ainda é dotado de vitamina C e cálcio.

4. Pitaya (dragon fruit)

1dboaforma

Rica em antioxidantes, é uma das principais frutas exóticas, vem da América Central e também é plantada no Brasil e localidades como Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Paraná. Pouco calórica, ela possui somente 50 calorias a cada porção de 100 g.

Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificou que a pitaya é um alimento termogênico. Isso significa que o alimento atua na elevação da temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que melhora o processo de gasto de gorduras e calorias. 

5. Anona

1eboaforma

Acredita-se que seja nativa do Equador, do Peru, da Bolívia e da Colômbia. Seu sabor mistura os gostos da banana e do abacaxi. Cada unidade da fruta apresenta 176 calorias, além de nutrientes como fibras, potássio, cobre e vitamina C.

Esses nutrientes atuam no auxílio à digestão, na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2, na produção de energia, na função cerebral, no envio de sinais por parte dos nervos, no combate à danificação de tecidos do corpo, no metabolismo do colesterol e no auxílio à produção de substâncias químicas necessárias para a comunicação cerebral.

6. Rollinia (biriba)

1fboaforma

É mais uma das frutas exóticas encontrada no Brasil, além de também na Costa Rica. Ela é composta por nutrientes como proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco, selênio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6, vitamina B9 e vitamina C.

Cada porção de 100 g da rollinia/biriba é composta por 74 calorias, conforme informou o site tabelacalorias.com.

7. Durião

1gboaforma

Trata-se de uma fruta exótica encontrada em países como Tailândia e Indonésia. O durião é conhecido no Sudeste Asiático como o rei das frutas, ainda que apresente um cheiro desagradável. Cada 100 g da fruta possui 147 calorias. O alimento é composto por nutrientes como fibras, proteínas, potássio, cálcio, ferro, magnésio, cobre, vitamina B6, vitamina B12 e vitamina C.

Entre os benefícios associados ao durião estão: o auxílio à digestão, graças ao seu teor de fibras, a melhoria da fluidez do sangue, a diminuição dos níveis de colesterol, combate aos radicais livres, contribuição com a saúde da pele e com a formação de glóbulos vermelhos saudáveis.

8. Sapoti (sapodilla)

1hboaforma

Com um sabor que mistura caramelo, xarope de ácer e açúcar mascavo, o alimento é nativo da América Central, do Caribe e da região sul do México. Além disso, ele cresce em grandes quantidades em localidades como Índia, Tailândia, Malásia, Indonésia, Bangladesh e Camboja.

A fruta exótica serve como fonte de nutrientes como fibras, proteínas, potássio, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio e cálcio.

9. Mangostão

1iboaforma

A nona das nossas frutas exóticas que também são super alimentos é o mangostão, encontrado principalmente no Sudeste Asiático, apesar de crescer também em países da América do Sul como é o caso da Colômbia.

O alimento é fonte de potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial, e de vitamina C, que atua na melhoria da imunidade e é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

A fruta ainda é composta pelos minerais manganês e magnésio. Uma pesquisa identificou ainda a presença xantonas na composição da fruta. Trata-se de um antioxidante potente, dotado de propriedades que combatem dores, alergias, infecções, distúrbios na pele e fadiga e oferece auxílio à saúde intestinal.

Por fim, você também pode conferir as 13 frutas com menos carboidratos e açúcar que, assim como muitas das frutas exóticas que você viu acima, são frutas que você poderá comer com menos preocupação dentro da sua dieta.

Você já conhecia uma ou mais frutas exóticas desta lista de super alimentos? Consome alguma delas com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “9 Frutas Exóticas Que São Super Alimentos”

  1. Aqui onde moro na Bahia da muito sapoti
    Muito gostosa e é uma árvore linda
    Já comi tbm mangostão
    Muito saborosa
    E goiaba do mato